Conte e reconte

Esta prática explora as características do gênero crônica. A partir da leitura da crônica O Cachorro e o coelho o professor explora as características desse gênero

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Grupo Escolar Eulina Suzart Santos

Tempo de duração: 4 aulas

Objetivos específicos

  • Identificar tema e finalidade de crônicas

  • Analisar a situação de comunicação de uma crônica

  • Identificar os elementos que caracterizam a situação de produção de crônicas

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica, ler com fluência e autonomia

  • Construindo significado e inferindo informações explícitas

  • Ouvir/contar considerando a voz, o olhar, a postura, o ritmo, a expressão facial, os gestos, falar e ouvir o outro com atenção

Estratégia / Desenvolvimento

  • Folhas impressas com a crônica “O cachorro e o coelho” (intencionalmente, coloque o desfecho na parte de trás da folha para que os alunos não tenham contato com o desfecho antes do término da leitura em voz alta).

  • Inicie a aula questionando os alunos a respeito dos temas das crônicas. Registre as conclusões.

  • Coloque o título da crônica no quadro e pergunte aos alunos qual é o gênero de texto que eles lerão. Provavelmente eles dirão que se trata de uma fábula. Questione quais seriam as diferenças e semelhanças entre a fábula e a crônica, desse modo você poderá avaliar como os alunos sabem sobre esse gênero jornalístico. Registre as conclusões.

  • Nesse momento, faça uma leitura em voz alta explorando a entonação, o ritmo, os desdobramentos das ações da crônica e perceba quais são as reações dos alunos. Antes de concluir a leitura do desfecho, pergunte aos alunos o que eles acreditam que virá depois? Qual será o desfecho? Indague-os a respeito do tema da crônica, o porquê da abordagem desse assunto, questione-os a respeito da finalidade da crônica. Anote as respostas e proceda ao término da leitura.

  • Após a leitura, discuta com os alunos o tema dessa crônica, a intergenericidade entre essa crônica e o gênero fábula. Questione se o autor deu esse título de forma intencional, se título é a mesma coisa que tema.

  • Ao final dessa etapa, faça um mapa conceitual do que foi desenvolvido. Esse mapa conceitual deve exploraras características da crônica

  • Após esse momento, é pertinente uma avaliação que verifique a aprendizagem dos alunos a respeito das habilidades que foram desenvolvidas. Para tanto, podem ser elaboradas perguntas. Um exercício muito relevante é formular questões que explorem habilidades menos e mais complexas.

  • Estimular os estudantes a formularem fichas de outras crônicas. Para isso, seria ideal que o professor selecionasse algumas crônicas, de preferência algumas publicadas em revistas impressas e distribuir para duplas de estudantes na sala, para que leiam, discutam e formulem os registros nas fichas.

Recursos necessários

Folhas impressas com a crônica “O cachorro e o coelho” (intencionalmente, coloque o desfecho na parte de trás da folha para que os alunos não tenham contato com o desfecho antes do término da leitura em voz alta), giz, lousa. Tapetes, almofadas, fantoches, EVA, TNT, bichos de pelúcia.
Cartazes e livros
Livros, vídeos
Livros, TNT e EVA

Autores

Grupo Escolar Eulina Suzart Santos
Equipe Cieds
Ver referências bibliográficas

Avaliação

O professor poderá utilizar o instrumento que julgar adequado para realizar a avaliação dos estudantes, mas o importante é avaliar cada estudante conforme sua própria evolução. Salutar também é pedir que ao término da sequência de atividades os estudantes possam se autoavaliar: o que eu sabia no início dessas aulas¿ o que eu aprendi¿ Como avalio o meu próprio conhecimento¿ É importante salientar que os estudantes não têm maturidade para realizar uma autoavaliação, então é importante que o professor tenha registros que possam ajudar os estudantes nessa tarefa. Por isso, o professor deve anotar quais foram os elementos que o estudante demonstrou maior habilidade, inclusive nas rodas de conversa. A depender de suas habilidades comunicativas o que demonstrou evolução.

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