Contagem Sala Conexões

Esta prática possui como objetivo propiciar a interação entre os alunos do 1º  ao  4º ano.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEF Antonio Molinari

Tempo de duração: 2 aulas de 50 minutos

Objetivos específicos

  • Resolver uma situação problema de uma forma lúdica;

  • Resolver uma situação problema matemática utilizando a observação de quadro para resolução;

  • Desenvolver competências de cooperação entre os alunos por meio da partilha de texto explicativo e empatia entre os mesmos.

Estratégia / Desenvolvimento

Esta atividade nasceu através de uma formação com a equipe do “Valter Maestro” utilizando a sala conexões da EMEF Antônio Molinari (sala com quadros e pinturas diversificadas para o estudo da matemática, porém pode- se trabalhar a interdisciplinaridade) com a formadora Mércia. A atividade foi dividida entre os professores e em duplas teriam que desenvolver uma atividade com o quadro que a formadora escolheu para a dupla. Então as professoras: Ana Maria (1º ano) e Sandra ( 4º ano) resolveram escrever uma situação problema do quadro escolhido ( barco estilo Viking) a imaginação das professoras foram além e soltaram a criatividade. Ao apresentar o texto com a situação problema e apresentação do quadro a orientadora questionou as professoras se esta atividade poderia ser desenvolvida com os alunos de 1º e 4º anos e a resposta foi sim. A partir de então, nasceu a vontade de realizar a atividade entre diferentes salas, seria algo novo e inovador. Logo em seguida iniciou- se as formações do Balcão de Ideias e Prática Educativas que acrescentou ainda mais em nossa prática principalmente nas metodologias ativas. A parceria entre as professoras e gestão escolar foi exemplar tendo uma ótima aceitação. Segue abaixo a atividade desenvolvida com os aluno do 1º ano C e 4º ano C.

  • Inicialmente os alunos do 1° e 4° ano foram para a biblioteca e divididos em grupos, e através da técnica de metodologia ativa “galeria das produções”, ou seja as turmas foram mescladas entre si e divididas em grupos totalizando 5 grupos.

  • Em seguida uma das professoras explicou que em cada grupo deveria ter um mediador (que irá mediar a discussão e deixar o grupo engajado no tema) e o redator (que irá registrar as falas e entendimento do grupo), porém ao comando da professora os grupos deveriam ir para outro grupo e somente o mediador e o redator continuariam no mesmo grupo à espera do próximo. E assim entre eles escolheram o mediador e o redator.

  • Logo após a professora entregou uma folha com um texto pequeno e explicativo sobre o que seria estudado “Os Vikings” e explicou a comanda da atividade (em cada texto havia uma curiosidade sobre a vida dos vikings como: Como eram os instrumentos de caça; Qual o tipo de alimentação deste povo; Tipos de moradias; e o que utilizavam como meios de transporte). Cada grupo recebeu um texto.

  • No momento da partilha entre os grupos as professoras passaram entre os mesmos para verificar e observar as discussões sobre o texto lido pelo mediador e também realizando questionamentos como: Sobre o que retrata o texto? Qual ideia central dele? Qual parte até agora você achou mais interessante? O que o redator já escreveu? Fizeram o estudo dos textos para se aprofundarem seus conhecimentos.

  • Após socializarem nos grupos todas as informações, foi feito coletivamente a discussão do tema fazendo um fechamento dessa aula e até o momento os alunos estavam se apropriando do lado histórico da vida dos Vikings.

  • Para a socialização, os grupos retornaram ao seu grupo de origem para assim debater o que aprenderam. Todos os alunos perceberam que os textos apesar de serem diferentes tratavam do mesmo tema. No segundo momento (dia seguinte), os alunos foram encaminhados a sala de Conexões (sala destinada ao estudo da matemática com quadros e pinturas, porém abrange o estudo de outras disciplinas), onde teriam que identificar a placa (quadro) a ser trabalhada, referente ao que foi estudado no dia anterior.

  • Ao chegar na sala a professora deixou que os alunos observassem e explorassem a sala. Em seguida questionou aos alunos: O que veem? O que dizem esses quadros? O que podemos estudar nessa sala? E sobre o que estudamos ontem, conseguem relacionar alguma imagem? Nesta aula os alunos apresentavam- se muito mais inteirados com o tema, pois havia estudado no dia anterior e utilizaram os conhecimentos adquiridos. Ao avistar o quadro de um barco com as características do transporte utilizados pelos Viking logo indicaram que seria este o quadro de estudo.

  • Após os alunos foram divididos em dois grupos mesclados entre eles (1° e 4° ano) e receberam um texto onde teriam que fazer a leitura e interpretar a situação problema. Segue a situação problema desenvolvida e escrita pela professora: “O remar do barco Viking” Caro amigo, fui num parque muito irado!!! Lá havia vários brinquedos, mas um especial me chamou a atenção, pois para a diversão ser garantida só dependia da participação efetiva de cada participante. Você deve estar me perguntando: _ Como assim!!! Que tipo de brinquedo é esse??? Então, agora vou explicar. O maravilhoso brinquedo é “O Remar Do Barco Viking”. Nele há 8 remos de cada lado. Sendo assim, iremos precisar de quantos participantes? Como todo barco, esse também precisa de um comandante. Quantos participantes temos agora? A regra é o seguinte! O primeiro a entrar é o comandante o qual dará o comando para os demais participantes. Em seguida os participantes que irão remar o barco. Ao comando do capitão os remadores irão começar a remar o barco. Quanto mais forte e rápido eles remarem, maior a velocidade o barco atinge. Bem irado, não é!!!! Ao visitar o parque não deixe de brincar no “O Remar Do Barco Viking”, você não vai se arrepender!!! Agora é com você! Como você e seu grupo resolveriam essa situação do texto? Use os recursos existentes na sala e resolva o problema. E assim logo os dois grupos começaram a resolver o problema utilizando os materiais existentes na sala sendo eles: mesas e cadeiras. Todos se empenharam muito, realmente foi um momento de empatia e diversão de ambos grupos principalmente a forma lúdica da resolução do problema.

  • Como fechamento os alunos explicaram quais as estratégias utilizaram para resolver a situação. E assim encerrou a aula com todos os alunos envolvidos e houve efetivamente a empatia, conhecimento e comunicação entre as turmas.

Recursos necessários

Cópia da atividade, Sala Conexões, cadeiras, quadros, lápis e borracha.

Autores

Ana Maria Alves Brandão Catarini
Professora

Aprendizado

Os alunos desenvolveram a cooperação, empatia, representatividade de forma lúdica e ampliação do conhecimento matemático.

Relato da experiência

Foi uma proposta maravilhosa, pois podemos ver a interação e cooperação entre as diferentes idades desenvolvendo a mesma atividade. E também, a troca de experiências entre os docentes foi muito positiva, ampliando as estratégias.

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