Consumo, sustentabilidade e consciência ambiental.

Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam meio ambiente e consumo sustentável.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital, Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M.E.F. Manoel Rodrigues Pinto

Componente Curricular

Ciências da Natureza

Prática de Linguagem

Situações de interação social.

Objeto do Conhecimento

Consciência e Equilíbrio ambiental

Tempo de duração: 4 aulas de 45 minutos

Introdução

O consumo incontrolável e compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente. Este consumo em excesso tem levado a uma super exploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental. Ao Pesquisar e conhecer os diversos modos de consumismo o estudante conseguirá ser multiplicador, de como as atitudes humanas interfere no equilíbrio ambiental. A ONU propõe para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente. São assuntos de elevada importância para a humanidade a fim de transformar a vida no planeta.
Os alunos são terrenos férteis para se renovar a cultura e assim formar novos cidadãos com pensamentos altruístas diante do capitalismo exacerbado em que o bem estar do próximo e da natureza frequentemente são ignorados em virtude da busca por bens materiais e status.

Objetivos de aprendizagem

  • Pesquisar e conhecer os diversos modos de consumismo, e como isto interfere no equilíbrio ambiental.

  • Analisar o comportamento humano frente ao consumo.

  • Promover ações que gerem a responsabilidade ambiental, para refrear o consumismo desenfreado e permitir o equilíbrio ambiental e estimular o consumo sustentável e consciente.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Ações: Ambiente, Ser humano e saúde; Apresentação do professor sobre o tema, em seguida seleciona alguns estudantes para uma apresentação para os demais colegas da comunidade acadêmica.

    Materiais: Data show, notebook

     

  • Ações: Água, lixo, solo e saneamento básico, Captação e armazenamento da água, Destino das águas servidas.
    O aluno produzirá documentário, mostrando a realidade de comunidade onde reside.
    Produzira informes em cartolinas e deixará exposta para a comunidade.

    Materiais: Tv, cartolina, matérias para recorte.

     

  • Ações: Coleta e tratamento de lixo, Solo e atividades humanas, Poluição
    Produção de material para apresentação de uma feira cultural.

    Materiais: Data show, notebook, papel madeira, lápis, tinta guache.

     

Recursos necessários

Sob a perspectiva ecológica, é aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal.
Data show, notebook, Tv, cartolina, matérias para recorte, Data show, notebook, papel madeira, lápis, tinta guache.

Autores

Manoel Messias
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam. Assiduidade, apresentação, coleta de informações, confecções de cartazes, produção de vídeo entre outros.
Pedir que eles desenvolvam a pesquisa, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, a coerência textual, a autoria e a citação de outros autores e a referência bibliográfica.
Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades:
Atividade em interdisciplinaridade com o professor de português, de geografia e de sociologia, é interessante conversar com os colegas para estabelecer quais critérios serão analisados e se o trabalho dos alunos valerá como avaliação para ambas disciplinas.

Resultados Esperados

Capacidade de Interagir com outras pessoas a respeito do assunto.

Multiplicador de atitudes sustentáveis no âmbito familiar.

Apontar caminhos sustentáveis para as novos lugares.

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