, , , ,

Construindo juntos a Identidade do Autismo nos Anos Finais.

Desenvolver um projeto multidisciplinar voltado para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), favorecendo a construção de sua identidade, autonomia e interações socioculturais.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de Santa Luzia

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

E.M. Professor Trindade Verna

Componente Curricular

Linguagem e Suas Tecnologias - Português /Inglês /Arte Movimento -Ed. Física Ciências Humanas - Geografia / História Ciências da Natureza e Ciência da Matemática - Ciências /Matemática Música - Ensino Religioso

Prática de Linguagem

Oralidade - Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal. Leitura e Escuta - Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias e Gêneros Textuais;

Objeto do Conhecimento

Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; Identidade; Autocoenhecimento; Saúde, autocuidado e autonomia; Socialização; Linguagem verbal e não-verbal;

Tempo de duração: 2 anos

Introdução

O projeto tem como intuito promover e disseminar a inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista na esfera pedagógica e psicossocial, identificando e estimulando o avanço dos estudantes, favorecendo seu autoconhecimento, identidade e a autonomia. A proposta pedagógica do projeto tem um viés interdisciplinar sendo atravessado por todos os componentes curriculares e disciplinas do segundo segmento do ensino fundamental, mais especificamente o 7º ano. Para isso, sua metodologia conta com estudos e reflexões da equipe pedagógica e comunidade escolar para mobilizar e desenvolver as competências necessárias nos nossos estudantes respeitando suas especificidades e singularidades.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver o autoconhecimento;

  • Reconhecer-se no mundo e compreender sua identidade;

  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos.

  • Identificar os membros de sua família e as diversas constelações familiares;

  • Desenvolver a autonomia, autoconfiança e autoestima;

  • Reconhecer a organização da rotina diária;

  • Conhecer a história e o significado de seu nome;

  • Aquisição de novas formas de relações interpessoais;

  • Adquirir noções fundamentais sobre a higiene e autocuidado;

  • Explorar e conhecer os ambientes físicos ao qual está inserido cotidianamente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural;

  • Explorar objetos em suas diferentes características e escutar e brincar a partir de diferentes ritmos musicais;

Estratégia / Desenvolvimento

Como instrumentalizar os professores dos Anos Finais do ensino fundamental e os professores da Educação Especial para juntos estabelecer a inclusão social e construir a Identidade Social dos estudantes com TEA na escola? Para iniciar o desenvolvimento do projeto será realizado o levantamento do material para o estudo do tema, a definição do referencial teórico a ser seguido e a produção de textos sínteses ainda no segundo semestre de 2022.
O projeto será implementado na Escola Municipal Professor Trindade Verna do Ensino Fundamental Anos Finais – PR. Com os professores da escola Anos Finais, por meio de um grupo de estudos com 32 horas de duração.
O Projeto de Intervenção Pedagógica será apresentado aos professores do ensino fundamental nos Anos Finais da rede Municipal de Ensino, a Equipe Pedagógica e Direção da Escola. No início do ano letivo de 2022 será realizado uma reunião pedagógica com a finalidade de expor o projeto e a sua relevância. Com o trabalho de intervenção, pretende-se analisar as perspectivas de investigação dos professores, instrumentalizando-os para trabalhar a inclusão e a identidade dos estudantes Autistas nos Anos Finais.
Durante o 2° semestre e 3° semestre de 2022 os alunos da Escola Municipal Trindade Verna realizarão as atividades e ações do projeto em sala de aula, será utilizado um conjunto de instrumentos metodológicos e pedagógicos, tais como reuniões e encontros, elaboração de textos; coletar dados por meio de pesquisas e observações; Leitura compartilhada; Realizar atividades diárias de higiene bucal; organizar rotinas de práticas de conservação da saúde; observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; perceber, apreciar valorizar diversidade de formação familiar e social; montar painéis; construir cartazes; elaborar com os educandos autistas as regras de higiene; desenvolver atividades lúdicas; dramatizar histórias; organizar entrevistas e pesquisas; registrar experiências vividas pelo grupo ou educando; providenciar fotos do educando autista para as atividades de autorretrato; elaborar pesquisas sobre a história do nome dos estudantes; confecções de materiais para uso dos educandos referentes às diferentes características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.);incentivar a observação das igualdades e diferenças nas pessoas do contexto, onde está inserido (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.); propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.); preparar materiais necessários para desenvolver as sequências de atividades a serem trabalhadas durante o projeto como: autorretrato; história do nome; atividades com nomes; esquema corporal; Órgãos dos sentidos; número do sapato; animais de estimação; álbum Individual e mural coletivo; dobradura; releitura de obras de artes.
Realizar um passeio ciclístico com os estudantes na Avenida Principal da cidade chegando até o Centro para Apoio as pessoas com Autismo, promovendo a infomação e sua inclusão e convívio em sociedade;
Apresentação dos trabalhos em outras instituições de ensino e órgãos institucionais.

Cada professor desenvolve sua temática dentro do projeto da escola e suas ações pedagógicas

  • MOVIMENTO -Ed. Física

    Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
    Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
    Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc;

  • LINGUAGEM e Suas Tecnologias – Português /Inglês /Arte
    Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
    Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias e Gêneros Textuais;

     

  • Ciências Humanas – Geografia / História
    Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos.
    Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
    Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa);

     

  • Ciências da Natureza e Ciência da MATEMÁTICA – Ciências /Matemática
    Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, jogos, Caixa Matemática em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais:
    Textura Peso Consistência Cor Forma Altura Tamanho Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas Empilhar Rolar Transvasar Encaixar Lançar;
    Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos
    Corporais.

     

  • MÚSICA – Ensino Religioso
    Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
    Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical

Recursos necessários

Recursos Tecnológicos
Datashow, equipamentos de som, instrumentos, televisão, DVD e som.

Recursos Humanos
Gestão, corpo docente, corpo discente, funcionários da escola, comunidade escolar, pais.

Materiais Utilizados
Papel, tinta guache, tecido, colar, cordão, lápis de cor, garrafas plásticas, material de expediente, pneus.

Autores

Iana Carla Morais Gorgônio
Pedagoga Professora NEE - Nível III Supervisora Escolar
Ver referências bibliográficas

Avaliação

A escola apoiará o estudante autista a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimentos adquiridos. Assim, através desse trabalho, a intenção é oferecer aos estudantes a oportunidade educativa de se expressar e relatar suas experiências de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem centrados em textos para leitura de apoio, de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.

Resultados Esperados

Expressa-se oralmente suas experiencias e conhecimentos previos;

Realizar leituras de maneira interativas e prazerosas;

Fazer as atividades com mais segurança de forma individual e coletiva.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *