Desenvolver um projeto multidisciplinar voltado para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), favorecendo a construção de sua identidade, autonomia e interações socioculturais.
Ensino Fundamental - Anos finais
Gestão
Rede Municipal de Santa Luzia
Conhecimento, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania
Ideia
E.M. Professor Trindade Verna
Linguagem e Suas Tecnologias - Português /Inglês /Arte Movimento -Ed. Física Ciências Humanas - Geografia / História Ciências da Natureza e Ciência da Matemática - Ciências /Matemática Música - Ensino Religioso
Oralidade - Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal. Leitura e Escuta - Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias e Gêneros Textuais;
Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; Identidade; Autocoenhecimento; Saúde, autocuidado e autonomia; Socialização; Linguagem verbal e não-verbal;
Tempo de duração: 2 anos
O projeto tem como intuito promover e disseminar a inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista na esfera pedagógica e psicossocial, identificando e estimulando o avanço dos estudantes, favorecendo seu autoconhecimento, identidade e a autonomia. A proposta pedagógica do projeto tem um viés interdisciplinar sendo atravessado por todos os componentes curriculares e disciplinas do segundo segmento do ensino fundamental, mais especificamente o 7º ano. Para isso, sua metodologia conta com estudos e reflexões da equipe pedagógica e comunidade escolar para mobilizar e desenvolver as competências necessárias nos nossos estudantes respeitando suas especificidades e singularidades.
Desenvolver o autoconhecimento;
Reconhecer-se no mundo e compreender sua identidade;
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos.
Identificar os membros de sua família e as diversas constelações familiares;
Desenvolver a autonomia, autoconfiança e autoestima;
Reconhecer a organização da rotina diária;
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Aquisição de novas formas de relações interpessoais;
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene e autocuidado;
Explorar e conhecer os ambientes físicos ao qual está inserido cotidianamente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural;
Explorar objetos em suas diferentes características e escutar e brincar a partir de diferentes ritmos musicais;
Como instrumentalizar os professores dos Anos Finais do ensino fundamental e os professores da Educação Especial para juntos estabelecer a inclusão social e construir a Identidade Social dos estudantes com TEA na escola? Para iniciar o desenvolvimento do projeto será realizado o levantamento do material para o estudo do tema, a definição do referencial teórico a ser seguido e a produção de textos sínteses ainda no segundo semestre de 2022.
O projeto será implementado na Escola Municipal Professor Trindade Verna do Ensino Fundamental Anos Finais – PR. Com os professores da escola Anos Finais, por meio de um grupo de estudos com 32 horas de duração.
O Projeto de Intervenção Pedagógica será apresentado aos professores do ensino fundamental nos Anos Finais da rede Municipal de Ensino, a Equipe Pedagógica e Direção da Escola. No início do ano letivo de 2022 será realizado uma reunião pedagógica com a finalidade de expor o projeto e a sua relevância. Com o trabalho de intervenção, pretende-se analisar as perspectivas de investigação dos professores, instrumentalizando-os para trabalhar a inclusão e a identidade dos estudantes Autistas nos Anos Finais.
Durante o 2° semestre e 3° semestre de 2022 os alunos da Escola Municipal Trindade Verna realizarão as atividades e ações do projeto em sala de aula, será utilizado um conjunto de instrumentos metodológicos e pedagógicos, tais como reuniões e encontros, elaboração de textos; coletar dados por meio de pesquisas e observações; Leitura compartilhada; Realizar atividades diárias de higiene bucal; organizar rotinas de práticas de conservação da saúde; observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; perceber, apreciar valorizar diversidade de formação familiar e social; montar painéis; construir cartazes; elaborar com os educandos autistas as regras de higiene; desenvolver atividades lúdicas; dramatizar histórias; organizar entrevistas e pesquisas; registrar experiências vividas pelo grupo ou educando; providenciar fotos do educando autista para as atividades de autorretrato; elaborar pesquisas sobre a história do nome dos estudantes; confecções de materiais para uso dos educandos referentes às diferentes características físicas dos seres humanos. (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.);incentivar a observação das igualdades e diferenças nas pessoas do contexto, onde está inserido (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.); propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.); preparar materiais necessários para desenvolver as sequências de atividades a serem trabalhadas durante o projeto como: autorretrato; história do nome; atividades com nomes; esquema corporal; Órgãos dos sentidos; número do sapato; animais de estimação; álbum Individual e mural coletivo; dobradura; releitura de obras de artes.
Realizar um passeio ciclístico com os estudantes na Avenida Principal da cidade chegando até o Centro para Apoio as pessoas com Autismo, promovendo a infomação e sua inclusão e convívio em sociedade;
Apresentação dos trabalhos em outras instituições de ensino e órgãos institucionais.
Cada professor desenvolve sua temática dentro do projeto da escola e suas ações pedagógicas
MOVIMENTO -Ed. Física
Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc;
LINGUAGEM e Suas Tecnologias – Português /Inglês /Arte
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias e Gêneros Textuais;
Ciências Humanas – Geografia / História
Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa);
Ciências da Natureza e Ciência da MATEMÁTICA – Ciências /Matemática
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, jogos, Caixa Matemática em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais:
Textura Peso Consistência Cor Forma Altura Tamanho Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas Empilhar Rolar Transvasar Encaixar Lançar;
Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos
Corporais.
MÚSICA – Ensino Religioso
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical
Recursos Tecnológicos
Datashow, equipamentos de som, instrumentos, televisão, DVD e som.
Recursos Humanos
Gestão, corpo docente, corpo discente, funcionários da escola, comunidade escolar, pais.
Materiais Utilizados
Papel, tinta guache, tecido, colar, cordão, lápis de cor, garrafas plásticas, material de expediente, pneus.
A escola apoiará o estudante autista a descobrir sua identidade junto com o grupo, partilhando suas experiências e valorizando sua vivência e conhecimentos adquiridos. Assim, através desse trabalho, a intenção é oferecer aos estudantes a oportunidade educativa de se expressar e relatar suas experiências de vida, onde eles mesmos possam se descobrir e descobrir o outro com quem convivem centrados em textos para leitura de apoio, de maneira interativa e prazerosa, realizando atividades que vão de encontro com essas descobertas.
Expressa-se oralmente suas experiencias e conhecimentos previos;
Realizar leituras de maneira interativas e prazerosas;
Fazer as atividades com mais segurança de forma individual e coletiva.
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