Consciência negra

Conscientizar o aluno e estimular o respeito pelas diferenças.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M.EF.Manoel Araújo dos Santos.

Componente Curricular

Português, História, Geografia e Artes.

Prática de Linguagem

Leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística.

Objeto do Conhecimento

O quilombo dos Palmares. O papel das máscaras na cultura africana. Os instrumentos musicais africanos. Livro Os cabelos de Lelê. A contribuição do negro na alimentação, na dança, na música e na religião. Localizando Espaços geográficos no mapa mundi.

Tempo de duração: Duas semanas.

Introdução

Na Prática trabalha foi escolhida a competência conhecimento porque valorizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender a realidade que o aluno vive .Repertório cultural é explicar a realidade e continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. Essa competência foi trabalhada porque trata do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de estratégias privilegiando o questionamento, a análise crítica e inovadora. A comunicação foi trabalhada porque é essencial para as crianças entenderem e analisarem criticamente e saber se expressar uma variedade de linguagem.

Objetivos de aprendizagem

  • Valorizar traços da cultura africana associando aos locais de vivências. Reconhecer que a cultura africana é parte da cultura brasileira.

Estratégia / Desenvolvimento

 

 

  • Ações: Levantamentos de informação: Através de aulas síncronas via Wathsapp foi feito um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema apresentado.

    Materiais: Celular

  • Ações: Exposição do tema: Foi enviado livros falando do assunto para que as crianças se aprofundasse melhor no tema.

    Materiais: Livro

     

  • Ações: Vídeos aulas: Através das vídeos aulas foi solicitado que os alunos interpretasse os textos enviados nas apostilas enviadas para casa.

    Materiais: papel

     

  • Ações: Leituras diversas;com a leitura de vários textos foi solicitado que escrevesse o que entendeu do tema.

    Materiais: Lápis

     

  • Ações: Socialização do tema: Foi feita um gincana de perguntas e respostas na aula síncrona finalizando as duas semanas de aulas trabalhadas.

     

     

Recursos necessários

Vídeos, textos, livros, lápis ,cola ,tesoura, fitas.

Autores

Maria Izabel
Ver referências bibliográficas

Avaliação

O aluno foi avaliado a todo momento, observando a sua participação, interesse nas atividades.

Resultados Esperados

Conscientização.

Avanço na leitura.

Respeito ao outro pelas diferenças.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *