Conhecer e valorizar a história da nossa Comunidade, sua cultura, suas crenças, seus costumes e suas festividades artisticas e religiosas.
Ensino Fundamental - Anos finais
Docente
Rede Municipal de Mucugê
Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural
Prática Implementada
Escola Municipal Augusto Landulfo Medrado
Matemática
Leitura; Produção de Texto; Oralidade; Análise Linguística /Semiótica.
Estatística: Interpretação e produção de gráficos e tabelas; Pesquisa e coleta de dados.
Tempo de duração: 15 aulas de 50 min.
O Projeto “Conhecendo Nossa História” visa pesquisar, analisar e catalogar documentos, fotografias, Biografias, videos, cartazes, dentre outros materiais que registrem os momentos da construção e do desenvolvimento de Fazenda Ibiquara. Durante as pesquisas, os alunos e professores percebem que a história da comunidade será registrada não somente por documentos, más também por fotografias, vídeos, cartazes, maquetes, objetos e até de fatos narrados oralmente pelos seus moradores mais antigos. O foco dessa prática é conheçer a cultura e costumes presentes na comunidade escolar e resgatar os valores presentes em cada família. Para isso em cada disciplina será trabalhado um pouco da cultura desse povo, por exemplo na matemática serão feitas pesquisas socioeconomicas com coletas de dados e a demonstração dos resultados encontrados serão representadas em forma de gráficos, tabelas, e fotografias. Visando mais a produção agricola do local, prncipais culturas, formas de trabalho e as características da renda familiar dessas pessoas.
Aperfeiçoar a leitura, a escrita e os conhecimentos matemáticos, históricos, geográficos, ambientais, sociais e religiosos;
Pesquisar e fazer Entrevistas para conhecer a história da comunidade;
Conhecer e valorizar a história da comunidade local;
Contemplar as festividades locais artisticas e religiosas (danças, festejos, Comidas tipicas, etc);
Discutir as mudanças sociais ocorridas na comunidade através dos tempos;
Conhecer e valorizar as atividades económicas locais de antigamente e dos tempos atuais;
Comparar e discutir sobre os modos de vida, alimentação, vegetação e linguagem da comunidade;
Comandas/ momentos/etapas/ciclos | Materiais |
Durante a abordagem do projeto os alunos tiveram algumas tarefas, que foram divididas em algumas etapas na disciplina de matemática, na primeira etapa deste projeto foram realizadas algumas entrevistas com moradores as comunidades de Fazenda Ibiquara, Fazenda Caraíbas, Passagem Funda e Umbaúba, nessa entrevista foram abordadas 12 perguntas socioeconômicas, como a renda familiar, o nível de escolaridade, a agricultura familiar, tipos de alimentos cultivados e a forma de trabalho das famílias. Dentre essas 12 questões apenas uma foi discursiva, que se tratava da maior dificuldade encontrada pelos produtores rurais para manter suas lavouras. Foram os alunos responsáveis por coletar esses dados nas comunidades com o auxilio de materias como caderno, caneta e material impresso foi necessário apenas uma aula de 50 minuto para explicar o que deveria ser feito pelos alunos.
Na segunda etapa, foi realizadada uma aula mais explicativa sobre o que é uma pesquisa, como coletamos dados e fazemos a demonstração dessess dados, onde foram necessárioas 4 aulas de 50 min para essas explicações detalhadas e tabém para apresentar os gráficos e tabelas que podemos usar para representar dados coletados. Após as explicações com os questionários já preenchidos os alunos tiveram um tempo livre de 2 aulas de 50 minutos para discutirem e compararem os dados que encontraram através das pesquisas e para se separarem em grupos e fazerem a demontração desses dados em cartazes. E com o material coletado nas comunidades eles montaram cartazes com gráficos e tabelas, para demonstrar e comparar as informações obtidas em um períodos de 4 aulas de 50 minutos. Esses cartazes foram expostos nas paredes da escola. Em algumas turmas também foi solicitado que retirassem fotografias das hortas e produções das famílias entrevistadas, os alunos também registraram imagens da paisagem das comunidades envolvidas e montaram cartazes com essas fotografias. Os alunos socializaram os resultados de suas pesquisas socioeconomicas em 2 aulas de 50 minutos onde também puderam comparar seus resultados com os dos outros grupos. Na quarta etapa do projeto foram eleitos alguns nomes de moradores das comunidades citadas anteriormente, para serem homenageados. Então os alunos foram em busca de informações, entrevistando familiares para montar as biografias dessas pessoas, eles também coletaram fotografias para incluir nas biografias. E utilizaram mais 2 aulas de 50 minutos para montar essas biografias e fotografias. Na última etapa do projeto foi realizada a Feira cultural, onde foi reunido todo material que os alunos conseguiram coletar, incluindo o que elaboraram em todas as disciplinas, sobre a comunidade escolar. Na matéria de matemática, os alunos ficaram responsáveis por decorar a sala de aula com materiais característicos da comunidade de Caraíbas, com fotografias, objetos antigos, produtos rurais, desenhos da origem do nome da comunidade, cartazes entre outras coisas, os alunos tiveram o dia exclusivo para organizarem sa salas e ensaiarem algumas apresentações. Além dessa decoração, alguns alunos também participaram de um desfile em homenagem a alguns moradores que foram e são importantes para cada comunidade, durante esse desfile, também foram lidas as biografias para que os visitantes que vieram acompanhar a feira cultural pudessem conhecer mais da história de vida dessas pessoas. Houve outras apresentações envolvendo a cultura dos residentes de cada lugar, e após as exposições todos puderam degustar dois pratos típicos, consumido por moradores dessas comunidades vizinhas, que foi o godó de banana e o arroz vermelho. E por fim foram distribuídas algumas lembrancinhas para aqueles que vieram apreciar as apresentações escolares.
|
Livro didático; Vídeos explicativos- Projetor de imagens; Fotografias; Material impresso- questionário socioeconômico; Cartolina, Caderno; Lápis, Quadro, piloto, aparelho celular, notebook. |
Aparelho celular, material impresso, lápis, caderno, piloto, noteboook, Projetor de imagens, Fotografias, cartazes, livro didático.
Avaliação diagnostica, avaliação formativa, avaliação comparativa, avaliação somativa e durante todo o decorrer das atividades desenvolvidas no projeto por todo o ciclo de aprendizagem.
1. Melhora na ortografia, pronuncia de palavras e escrita.
2. Compreensão sobre uma pesquisa, como coletar dados e producção de gráficos e tabelas.
3. Conhecimento quantos as culturas locais, costumes, comidas típicas e pessoas que foram e são importantes para o desenvolvimentos dessas comunidades.
Deixe o seu comentário!