, ,

Conhecendo a historia de nossas ruas.

Reconhecer as ruas como espaços públicos.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Cultura digital

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Grupo Escolar Anatalino Pina Medrado.

Componente Curricular

História/Língua Portuguesa.

Prática de Linguagem

Oralidade, leitura e produção de texto.

Tempo de duração: 4 aulas.

Introdução

Rua é um local público, isto é, todos têm direito de ir e vir por ela. A rua é o caminho utilizado pelas pessoas e por diferentes veículos. Elas possuem calçadas, que são os espaços utilizados para as pessoas andarem. Logo após as calçadas, são construídas as casas.
As ruas são diferentes uma das outras, por isso apresentam diversas formas: estreita, larga, comprida, curta e sem saída. Elas podem ser muito ou pouco movimentadas, com árvores ou sem árvores, com asfalto ou sem asfalto. Podem ter somente casas ou também comércios, como supermercados, lojas, bancos, entre outros.
É importante também saber que as ruas recebem nomes diferentes, pois isso ajuda na sua localização. Podem receber nomes de pedras, pessoas,árvores, países; estados; datas, entre outros.
Conhecer o lugar onde moramos é muito importante para valorizar nossa história e preservar a memoria, partindo do local para chegar ao global.
Essa atividade tem como objetivo principal conhecer a história das ruas do município de Mucugê-Ba e o porquê de cada nome, visto que grande parte dos alunos se quer sabem o nome das ruas onde moram. O produto final dessa atividade será a exibição com os videos feitos pelos alunos com a historia de cada rua, praça ou avenida em que moram em que buscaram informações através de pesquisa nos arquivos públicos, museu ou entrevistas com pessoas mais velhas aos colegas, direção, coordenação e pais.

 

Objetivos de aprendizagem

  • (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.),discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

Estratégia / Desenvolvimento

1ª Etapa: Introdução ao assunto levantando o conhecimento prévio dos alunos sobre o nome das ruas onde moram e a história dela. Em seguida trabalhei com o texto “Lugares de Memória”, no qual os estudantes conheceram o nomes de algumas ruas do Brasil e a história da mesma.
2ª Etapa: Pedir para que trouxessem uma conta de energia ou alguma correspondência que tivesse o endereço da rua onde moram e apresentar o nome aos colegas perguntando se conhecem-nas. Uso do livro didático de História para conhecer os nomes de ruas Maria Quitéria, Zumbi dos Palmares e Domingos Jorge Velho.. E vídeo “ As ruas da cidade”.

3ª Etapa: Foi proposto aos docentes pesquisarem a história da rua onde moram e produzirem um vídeo-minuto com a história da rua, falando o porquê que recebeu esse nome.
4ª Etapa: A culminância dos vídeos apresentado aos alunos em TV com o nome “Minha rua, meu espaço de convivência em que foi convidado a coordenação, direção e colegas de outra turma para prestigiarem.

Recursos necessários

Livri didático, TV, computador, celular, vídeo, folha de papel ofício, lápis de cor, borracha, etc.

Autores

Marcos Antonio Silva Vilarim
Professor
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Avaliar o empenho e desenvolvimento dos alunos durante a realização das atividades e os critérios para criação do vídeo-minuto.

Resultados Esperados

Despertar a curiosidade dos estudantes sobre a valorização do patrimônio histórico e cultural local.

Ampliar o repertório histórico dos estudantes;

Produção e apresentação dos vídeos desenvolvidos pelos estudantes, considerando a autonomia, protagonismo e senso crítico.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *