Como desenvolver o empreendedorismo com brinquedos ecológicos.

Essa prática busca desenvolver o empreendedorismo, alinhado a necessidade de se preservar a natureza.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

EMEB Nahyr Mendes Winesky

Tempo de duração: Em torno de 20 aulas

Objetivos específicos

  • Formar alunos conscientes e capazes de transformar oportunidades em benefícios para vida cotidiana.

Estratégia / Desenvolvimento

Aos longo das aulas, são realizadas as seguintes atividades:

  • Levantamento de conhecimentos prévios sobre o traçar metas do que será feito com o valor da arrecadação;

  • Leitura de diferentes textos que informem tanto o que é e como ser empreendedor;

  • Levantamento de opiniões acerca do tema a ser trabalhado;

  • Análise de mapas, noticias com assuntos envolvendo a preservação ambiental e como ela pode ajudar as pessoas de forma financeira;

  • Levantamento dos tipos de matérias descartados pela comunidade;

  • Análise de dados referentes ao tempo de decomposição dos dejetos deixados na natureza;

  • Observação de imagens/vídeos sobre aterros sanitários;

  • Levantamento dos brinquedos populares: destes quais podem ser confeccionados;

  • Elaboração de marketing com cartazes para propaganda;

  • Coleta de sucata e preparação:

  • Realização em grupos de alunos para elaboração do croqui de como será o brinquedo e o que utilizarão para esta composição.

  • Confecção dos brinquedos;

  • Definição do publico alvo e propaganda;

  • Divulgação da venda dos brinquedos;

  • Realização da feira;

  • Execução da meta proposta inicialmente. Durante as etapas ficou acordado com os alunos que a inauguração da loja seria em um dia marcado no ambiente escolar, ou seja, através de uma feira para realização das vendas dos X3 ecológicos.

  • Os alunos se programaram para chamar atenção de sua clientela utilizando cartazes, convites e folders que foram expostos na unidade escolar como também na comunidade do bairro da Cálcarea, várias pessoas vieram prestigiar a inauguração da loja , pelo qual compraram e se interessaram pelos brinquedos; os alunos buscaram conquistar seus clientes, pois o objetivo de vender seus produtos para arrecadar dinheiro. Os familiares como a própria comunidade incentivaram na venda dos produtos. Na feira grupos de alunos ficaram responsáveis por cada parte do setor: gerente, caixa e vendedores. Além disso, houve a participação da família no investimento da loja, como também nos materiais recicláveis que os alunos traziam para confecção dos brinquedos ecológicos.

Recursos necessários

Sucatas, jornais, receitas, tintas, cartazes, computador

Autores

Davyla Teles de Jesus.
Professora
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Cooperação

Argumentação

Foco em metas

Relatos da experiência

A prática foi muito produtiva e contou com o empenho e participação de toda a turma. Houve apoio da gestão no desenvolvimento das etapas e também parceria na aquisição de matérias (poucos com o objetivo de dar acabamento).
Alguns pais se mostraram engajados na tarefa. Foi na feira que realmente colocaram em prática todos os saberes adquiridos, utilizando vários argumentos para conseguir realizar a venda. Foi possível perceber o avanço e aprimoramento dos alunos com relação ao sistema monetário, compreensão e sistematização de situações problemas. Os alunos se planejaram e se organizaram para montagem da loja, decidiram quais brinquedos iriam fazer no decorrer do projeto e consideraram o interesse da sua clientela. Com o dinheiro das vendas os alunos resolveram ir para o cinema e organizar uma festa para o fechamento do ano.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *