Ciranda de Leitura

Contribuir para o desenvolvimento das habilidades e o gosto relacionados à leitura, interpretação e a escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação de valores para a construção da cidadania e favorecendo a autonomia para fazer escolhas.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escolinha Calundu

Tempo de duração: Duas semanas

Objetivos específicos

  • Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;

  • Desenvolver a oralidade e a grafia;

  • Perceber que é possível ter olhares diferentes sobre o mesmo livro;

  • Desenvolver a expressão artística através das ilustrações, assim como a importância do mesmo;

  • Fomentar o gosto pela leitura por meio da indicação dos livros preferidos.

Estratégia / Desenvolvimento

Para o desenvolvimento do projeto, foram cumpridas as seguintes etapas:

  • Criamos uma sala ambiente na qual foram disponibilizados inúmeros livros de diversos gêneros literários.

  • Esses livros foram distribuídos em varais como em literatura de cordel, dispostos em mesas para leitura orientada ou livre.

  • No chão da sala distribuímos tapetes numéricos e alfabéticos para leitura nos mesmos, rodinhas de leitura com os professores e/ou colegas ou até mesmo para quando acontecerem outras contações de histórias e/ou apresentações literárias.

  • Para as apresentações e contações de histórias, disponibilizamos também fantoches, dedoches e aventais.

  • Realizamos produções textuais através de desenhos, cartazes, dobraduras ou recursos que fossem mais adequados à história.

  • Nesse tempo, nossa escola realizou apresentações com dramatizações das histórias: Os três porquinhos, A pequena sereia e o Leão e o ratinho. (Com a participação dos alunos)

Recursos necessários

Acervos
Acervos literários infantis (emprestado pela Secretaria de Educação)
Tapetes (alfabéticos e numéricos)
Mesas
Fantoches
Dedoches
Data show
Caixa amplificada
Microfone

Autores

Sonaiara Teodoro dos Santos Gasparini
Professora
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

Aprenderam que não precisa saber ler palavras para realizar a leitura de um livro;

Aprenderam que existe um vasto mundo de leitura que precisa ser explorado;

Aprenderam que são capazes de se expressar e criar por meio de histórias, deixando de serem apenas ouvintes;

Compatibilidade com o leitor de tela ativada.

Relato da experiência

Podemos compreender que o lugar de leitura acontece apenas em uma sala aula. Apesar de termos construído uma sala ambiente, por meio de outras práticas de leitura, nossos pequenos aprenderam que existem diversos lugares nos quais eles podem explorar esse universo da leitura. Dessa maneira é possível que eles não dependam de um comando de professores ou algum adulto para que possam explorar um mundo de leitura e imaginação.
Após montar a sala ambiente com todo o material descrito anteriormente, os alunos foram levados para explorarem tudo o que estava disponível a eles. Foram realizadas as apresentações, onde algumas turmas apresentaram e outras apenas as professoras. Realizamos leitura deleite, explorando as imagens, cores e até mesmo sons de alguns livros. O material disponibilizado pela Secretaria de Educação foi muito rico e chamou a atenção das crianças. Pretendemos continuar com essa prática, explorando não somente esse ambiente, mas outros que possibilitem ampliar conhecimento, imaginação e diversão aos nossos pequenos. Estamos satisfeitos com o trabalho que foi realizado com toda a equipe, até porque toda a equipe da escola colaborou pra que tudo ficasse pronto para nossos alunos.

Galeria de fotos

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *