Cantinho da Pretinhosidade

Promover o conhecimento da cultura negra e africana, bem como a valorização da auto-estima das crianças negras em seu processo de escolarização, nas turmas de educação infantil e fundamental I.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Luziene Amália Santos Rocha

Tempo de duração: 1 hora durante uma vez por semana

Objetivos específicos

  • Trabalhar as relações étnico-raciais com materiais práticos disponibilizados aos alunos no espaço;

  • Despertar autonomia e Contribuir com a auto-estima das crianças negras e não negras;

  • Explorar atividades relacionadas ao fomento da valorização da diversidade cultural e étnica, mediadas pelos professores da unidade;

  • Identificar as diferenças e a importância de cada individuo;

  • Reconhecer-se a partir da representatividade positiva de sua identidade.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1° Momento – Reunião com a equipe pedagógica para levantamento e divisão dos materiais selecionados pelos professores para a organização do Cantinho, bem como a escolha do local dentro da escola;

  • 2° Momento – Organização do cantinho, com cores e combinação de símbolos geométricos, por exemplo, que representem elementos da Cultura Africana;

  • 3° Momento– Montagem do cantinho através de: espelhos, bonecas pretas ( levadas pelos alunos), bonecas abayomis ( construída pelos alunos), livros de literaturas negro- africana, imagens de crianças negras e de artistas negros das telenovelas), ilustrações de filmes infantis, etc);

  • 4° Momento– Agendamento semanal de cada turma para explorar o cantinho sob orientação do professor.

Recursos necessários

Espelhos, livros infantis, cestos, bonecas pretas, tecidos, came, bolas, papel metro, caixas de sapatos, tapetes, EVA coloridos, etc.

Autores

Veronice Francisca dos Santos
Coordenadora Pedagógica

Aprendizado

Auto- conhecimento ( fortalecimento da identidade);

Respeito as diferenças ( convivência social).

Relato da experiência

O cantinho da pretinhosidade surgiu da necessidade percebida pela fragilidade da autoestima dos alunos e de sua identidade. Foi oportuno o espaço de discussão coletiva interna no planejamento pedagógico entre o coordenador e os professores da Unidade Escolar, a partir dos relatos dos professores ao final do ano de 2017 através do trabalho de construção da identidade das crianças da comunidade sobre Cabelo. Partindo da resistência inicial dos alunos com o trabalho sobre a estética negra, negando suas referências, pensamos em proporcionar e ampliar em 2018 as atividades do projeto identidade, projeto este que foi pensado e elaborado pela coordenadora pedagógica, mas com atividades sugeridas e executadas também pelos professores. Dentre essas atividades o Cantinho da pretinhosidade surgiu como um espaço de referência na Unidade Escolar, em que os educandos pudessem se ver e reconhecer-se a partir da representatividade positiva de sua identidade, através de imagens de crianças negras, materiais concretos como espelhos, bonecas pretas, abayomis, espalhadas sobre um tapete, criando um ambiente agradável e confortável para as crianças, em um canto específico da escola, onde ao mesmo tempo é um espaço para assistir filmes temáticos, além de toda discussão em torno das relações étnicos/raciais já trabalhada antes em sala de aula pelos professores.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *