, ,

Cantigas de roda

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Rio do Fogo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Professor Zacarias Gomes

Componente Curricular

Português, Matemática e Arte

Prática de Linguagem

Oralidade e escrita

Objeto do Conhecimento

Fluência na leitura, alfabeto, números, escrita, desenhos, pesquisas e confecções.

Tempo de duração: 15 dias aulas

Introdução

As cantigas de rodas são atividades que possibilita trabalhar diversas habilidades no indivíduo nas possíveis questões sociais e físicas, são praticadas de várias manei ras como formação de círculo, em filas e duplas, onde os participantes sempre estão socializando entre si, uns fazem movimentos de locomoção suave e outros mais ligeiros, envolvendo a manipulação de objetos, praticando atividades que tem vários fins.
Alguns anos atrás em lugares havia crianças brincando com brincadeiras como: Escravos de Jó, pobre e rico, passa anel, pula corda, adedonha entre outras na qual brincavam na rua e eram bastantes divertidas. Com o avanço da tecnologia foram surgindo novos brinquedos que tomaram espaços nas brincadeiras, pois muitas de nossas crianças não têm conhecimento dessas atividades, fazendo com que desapareçam da nossa cultura, cabendo a escola o resgate ďe buscar para ser inseridas na saciedade.
No entanto este trabalho é de extrema importância porque tem muitos benefícios que as cantigas de roda podem trazer para a vida do indivíduo e também resgatará o nosso folclore que está um pouco esquecido. Temos como objetivo observar e analisar algumas cantigas de rodas identificando as habilidades e capacidades que são trabalhadas abordando a construtiva idades das crianças.

Objetivos de aprendizagem

  • Resgatar cultura, desenvolver escrita e oralidade, conhecer características de uma cantiga, estimular percepção motora é visual, desenvolver a criatividade.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Ações:

    1 AULA: CANTIGAS DE RODA
    No primeiro momento fazer o acolhimento das crianças, no segundo momento conversa de roda, será formado um círculo para fazer algumas perguntas orais: Se conhece cantigas de roda? Se já brincaram? as resposta ser ao anotadas na lousa. Em seguida farei a leitura da origem das cantigas de rodas para ampliar mais o conhecimento do aluno, comunicar que vamos trabalhar com esse gênero por 15 dias mais com cantigas diferenciadas, a primeira é a canoa virou. Pois expor cartaz com a letra da canção, fazer leitura pausadamente é cantar, pois a compreensão do texto com as seguintes perguntas: Qual o título do texto? se já ouvira? se já brincaram? Porque a canoa virou? Entre outras perguntas. No terceiro momento atividade de escrita na qual será entregue xerocopias com a letra da música e irão fazer de acordo com que for pedido pela professora como: escrever o nome de um colega no espaço em branco, circular uma letra que compõe o alfabeto caso não tenha todas no texto será explicado, pintar as vogais de verde e as consoantes de amarelo, retire do texto palavras que começam com c, s . No quarto momento intervalo. No quinto momento Atividade é para trazerem gravuras de cantigas de roda para ser trabalhada na aula do dia seguinte.

    Materiais: papel madeira ou cartolina, papel sulfite, caderno, lápis, piloto e lousa.

     

  • Ações: 2 AULA: Iniciar com acolhida, segundo momento vamos relembrar a aula anterior e se trouxeram a atividade de casa. Levarei uma caixa surpresa com papeis escrito com letras de cantigas a onde cada aluno ira tirar um papel e mostrará e ler o que estar escrito, pois todos irão cantar se conhecerem caso não saibam a professora cantará para terem conhecimento tão e assim até chegar no último aluno. No terceiro momento será feito o trabalho em grupo eles irão recortar e colar na cartolina as gravuras que trouxeram de casa pois formarei grupos de 4 crianças em seguida pedir que mostre o trabalhos para a turma. No quarto momento intervalo. No quinto momento fazer a ilustração da canoa virou através de desenhos ou outra cantiga ficará a critério do aluno.

    Materiais: caixa de papelão, papel sulfite coleção madeira, cola e tesoura

     

  • Ações: 3 AULA: Levar som para ouvirem a cantiga a canoa virou na qual deixarei a vontade para fazer a dramatização, pois será citado nomes de todos para entrarem no meio da roda. expor o cartaz e explicar estrofes.N terceiro momento com atividade xerocada pedir que circule a primeira estrofe do texto,atividade na lousa pedir que dê a quantidade de vogais e consoante do título do texto, ao juntar consoantes mais vogais quantas letras tem o título da música? a canoa leva mais pessoas do que um barco ? quantas pessoas tinha na canoa?
    4 momento intervalo. No quinto será atividade para casa pesquisar fazendo a seguinte pergunta quantos metros tem uma canoa?

    Materiais: aparelho de som, lápis., papel sulfite,piloto é lousa

     

  • Ações: 4 AULA: No primeiro momento fazer o acolhimento das crianças. Segundo momento fazer a releitura e observarem as palavras em destaques fazer a seguinte pergunta: o que essas palavras tem em comum. No terceiro momento fazer a dobradura
    do barco para representar a canoa, pedir que escreva seu primeiro nome na qual será trabalhado vogais, consoantes, inicial do nome, última letra e quantidade de letras. Em seguida será fixado no mural. No quarto momento intervalo. Quinto momento atividade para casa trazer por escrito cantigas de rodas antigas.
    Ações: papel madeira e sulfite, lápis e lousa

     

  • Ações: 5 AULA: Fazer o acolhimento das crianças. Segundo momento propor que cantem a música sozinhos, após perguntar o que acharam da aula durante a semana ?se gostaram? porque?. Relembrar alguns assuntos. No terceiro momento fazer a confecção do peixinho que ensinarei pausadamente para que consigam fazer. No quarto momento intervalo. Quinto momento será colocado um vídeo da canoa para fazerem movimento deixando as crianças brincarem a vontade e podem ouvir outras cantigas de rodas.

    Materiais: pratos descartáveis, retalhos de emborrachados, papéis crepom, tv, coleção madeira, cera e hidrocor, cola tesoura

     

  • OBS: A sequência didática é para 15 dias , nas próximas semanas será trabalhado outra cantiga diferente como a amarelinha que envolverá música e brincadeira em matemática

Recursos necessários

Papéis variados, aparelho de som, livros velhos, livro didático, coleção a pau é madeira, cola, tesoura, lousa entre outros.

Autores

Maria Gorete de Brito Araújo
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Avaliação

O aluno será avaliado através dos desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social nas realizações das suas atividades individuais e em grupo.

Resultados Esperados

Espera-se que o aluno atinja os objetivos em destaques.

As crianças sintam -se alegres nas atividades propostas.

Participem com entusiasmo e tenham um aprendizado significativo.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *