Cantiga popular

Proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da leitura e a escrita através de canções populares de forma lúdica.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal São Vicente de Paulo.

Componente Curricular

Língua Portuguesa; Artes; História; Matemática; Geografia e Ciências.

Prática de Linguagem

Oralidade; Leitura individual e coletiva; Produção de texto; Ánalise linguística.

Objeto do Conhecimento

•Oralidade: intercâmbio oral: EF15LP09PE. •Leitura (escrita compartilhada e autônoma): Leitura silenciosa e em voz alta: EF35LP01PE. •Compreensão da dimensão lúdica/ estilística em textos poéticos: EF13LP15PE3. •Revisão de textos: Reeleitura/ revisão textual; EF15LP06PE. Análise linguística/ Semiótica: E4F03LP02PE.

Tempo de duração: 2 MESES/ 1 bimestre

Introdução

As cantigas populares fazem parte dqa cultura popular brasileira e estão incorporadas no nosso dia a dia. O trabalho com esse gênero facilita a aquisição da leitura e da escrita por ser um texto de fácil memorização e compreensão,desenvolvendo uma série de capacidade linguística, fundamentais ao processo de alfabetização, como a relação entre a oralidade e a escrita e a ampliação do vocabulário.Propicia também, o prazer de cantar, brincar e imaginar práticas significativas e necessárias na aprendizagem, resgatando e valorizando as manifestações culturais que fazem parte da nossa tradição.

Objetivos de aprendizagem

  • Vivenciar atividades que envolvam textos simples e fáceis de memorizar; Desenvolver o gosto pela leitura; Sistematizar a escrita de palavras e textos; Participar de brincadeiras que envolvam o ritmo, a dança e a expressão corporal; Resgatar as brincadeiras antigas e canções populares; Ler e interpretar dados apresentados em tabelas; Diferenciar zona urbana e zona rural e elemento natural e construção do homem; Conscientizar as crianças sobre a contribuição de cada um na prevenção do coronavírus;

Estratégia / Desenvolvimento

 

Momentos Materiais
Pesquisa, impressão e plastificação de cantigas em cartões; Computador, impressora, plástico.
Apresentação através de roda de conversa, sondagem das cantigas que conhecem e leitura livre; Cartões com cantigas.
Escolha de algumas cantigas para cantar e gesticular;
Escolha de cantigas para serem levadas para casa para um momento de leitura com a família: atividade que se repete duas ou três vezes por semana.
Escolha de alguns alunos para fazerem a leitura das cantigas lidas para toda turma, atividade que se repete duas ou três vezes na semana.
Atividade de leitura, interpretação e reescrita de algumas cantigas. Atividades impressas.

Recursos necessários

Sites da internet, cartaz, cantigas, caderno. Atividades impressas, cantigas, folhetos.

Autores

Carmen Leda Cordeiro dos Santos
Docente
Silvana Bezerra de Lima Silva
Docente

Avaliação

Leitura individual e coletiva de textos, observando o avanço na fluência; Atividades escritas: segmentação e reescrita textual, análise e formação de palavras, interpretação de textos, autoditado, paródia e gráfico, análise de cenas, integrando situações matemáticas e geografia, observando –se uma melhoria na aquisição da escrita.

 

Resultados Esperados

1. Apresenctar evidencias do gosto pela leitura.

2. Desenvolvimento cognitivo.

3. Avanço na leitura e escrita.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *