Brinquedos e brincadeiras

Esta prática tem por objetivo apresentar às crianças, como forma de ampliação de repertório cultural, brincadeiras e brinquedos utilizados pelas pessoas brasileiras. Promove ainda uma ampliação de repertório de conhecimento de artistas que exploram as brincadeiras infantis.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caieiras

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Tempo de duração: 3 a 5 aulas

Objetivos específicos

  • Defender e respeitar diferentes pontos de vista

  • Participar de práticas diversificadas.

  • Comparar informações, dados e quantidades.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Em um primeiro momento como disparador e para acessar os conhecimentos prévios dos alunos iremos levantar a seguinte questão: Quais brinquedos e brincadeiras que mais são populares entre os alunos? Quais brinquedos e brincadeiras vocês mais gostam? Por quê? Finalizar com votação na lousa, criando uma tabela e um gráfico com as brincadeiras que mais atraem a atenção dos estudantes na sala. Faça um cartaz com esses dados sobre as brincadeiras e brinquedos expressados pelos alunos. Observação: o professor enviará para casa uma pesquisa sobre os brinquedos e brincadeiras que fizeram parte da vida dos familiares com as crianças.

  • No Segundo momento o professor irá resgatar o que foi trabalhado no primeiro momento, socializar a pesquisa feita com os pais, fazer registro com quantidade de brincadeiras e brinquedos socializado. Para finalizar o professor realizará uma leitura em voz alta sobre o repertório cultural das brincadeiras, um exemplo as “cinco marias” aqui em São Paulo é feita com saquinhos de areia ou pedrinhas, já no estado do Pará é jogado com bolinhas de gude e chama-se “bugalha”. Professor irá trazer a leitura sobre apenas 1 tipo de brincadeira e 1 brinquedo.

    O professor pode a seu critério, trazer algumas cópias das obras dos artistas Ivan Cruz e de Cândido Portinari. Esses autores trazem em suas obras muitas brincadeiras de crianças. É possível explorar esse repertório cultural dos artistas brasileiros que pode ser um recurso para os estudantes ampliarem seus conhecimentos sobre brincadeiras que fazem parte da cultura popular brasileira de outras gerações. (anexos) Seria interessante, inclusive promover um momento de apreciação estética e de representação das brincadeiras pelos diferentes artistas. Os estudantes podem explorar as cores e as formas utilizadas pelos dois autores.

  • Num terceiro momento os alunos irão ter acesso e brincar com o brinquedo e a brincadeira mais votadas na etapa anterior. Após essa experimentação os alunos irão fazer um comparativo de quais brinquedos e brincadeiras de hoje com os que os pais e familiares informaram. Na roda de fruição e apreciação, os alunos dirão o porquê, de terem gostado desse ou de outro brinquedo ou brincadeira. Aproveite para organizar momentos para que as crianças tenham a oportunidade de brincar com as brincadeiras antigas de acordo com o gosto deles e delas.

  • Complementação:

    1- Apresentar os autores Candido Portinari e Ivan Cruz com as ilustrações (imagens) das brincadeiras e também realizar nas aulas de arte a releitura das mesmas.

    2- Nos momentos de brincadeiras, convidar os pais e ou familiares para brincarem com os alunos, nesse dia, dessa atividade.

Recursos necessários

Brinquedos

Materiais de papelaria

Obras de Portinari e de Ivan Cruz – impressas ou apresentadas em data show com apresentação

Autores

Docentes de Caieiras e equipe Cieds
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Aprendizado

Mapear e registrar o desenvolvimento da percepção estética das crianças ao entrar em contato com as brincadeiras e com os brinquedos.

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