, , ,

Aquilo que não se vê

Contextualizar as perspectivas dos alunos em etapas, para que façam reflexões constantes em aula e pensar sobre os sonhos individuais, a própria realidade e como se vêem no futuro.

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CEI Evangelina Delgado de Albuquerque

Componente Curricular

Trabalhar as competências de Protagonismo: Promover o protagonismo juvenil a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista em sua própria atuação.

Prática de Linguagem

Produção textual, mais especifiacamente, a produção de livros ilustrados que contarão histórias pessoais dos alunos. Essa atividade envolverá expressão escrita e artística, permitindo que os alunos compartilhem suas perspectivas, pensamentos e sentimentos de uma forma criativa.

Tempo de duração: 1 semestre.

Introdução

O cenário da nova escola em tempo integral Evangelina Delgado de Albuquerque pretende desenvolver os alunos enquanto “protagonistas”, pois são o principal alvo da formação integral. Porém, muitas dificuldades foram encontradas no ano de 2023 relacionadas à concepção dos alunos sobre o que é ser protagonista, ter autonomia, e serem donos da própria história, interferindo consequentemente em todos âmbitos escolares como estudo, zelo pela escola, entendimento sobre a importância da escola, o que dificulta o trabalho na disciplina Protagonismo. Por isso, o projeto “Aquilo Que Não se Vê”, aplicado para Protagonismo, tem o objetivo de contextualizar as perspectivas dos alunos em etapas, para que façam reflexões constantes em aula e pensar sobre os sonhos individuais, a própria realidade e como se vêem no futuro. O resultado final é a exposição da telas desenhadas e, se possível, produzir um livro para a escola a partir do trabalho já feito. O projeto é baseado no livro “Aquilo que não se vê”, de Clovis Levi.

Objetivos de aprendizagem

  • Trabalhar as competências de Protagonismo: Promover o protagonismo juvenil a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista em sua própria atuação.

Estratégia / Desenvolvimento

1. Práticas reflexivas de produção de autoretratos, qualidades, defeitos individuais, como se enxegam em suas realidades.
. Ação: Do início do bimestre, serão 6 atividades reflexivas feitas em folhas ofício, individualmente e algumas em duplas:

. Aula 1:
– Ação: Autoretrato: os alunos irão fazer um desenho de si próprio e o que mais gostam em si mesmos.
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado
– Recursos: folhas ofício.

. Aula 2:
– Ação: Expressões faciais: 6 imagens de expressões faciais serão postas na mesa e um por um, os estudantes irão escrever os nomes na expressão que mais representa eles dentro da escola.
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado
– Recursos: folha ofício com 6 expressões faciais diferentes.

. Aula 3: Os estudantes irão explicar o por que escolheram determinada expressão (o que deixa eles daquele jeito na escola)
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado
– Recursos: quadro branco.

. Aula 4: Fotos da escola em preto e branco serão colocadas na mesa e os estudantes juntos irão pintar a escola do jeito que, para eles, fosse um espaço de convivência melhor.
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado; Empatia e Cooperação.
– Recursos: fotos da escola e lapis de cor e hidrocor.

. Aula 5: Jogo dos Privilégios e Opressões:
– Ação: jogo com afirmações positivas ou negativas das quais irão se identificar (é possível encontrar as afirmações no google, a partir da busca Jogo dos Privilégios). Os alunos irão ficar um ao lado do outro a uma distância significativa de um objetivo (no caso da escola, uma árvore no pátio). E ao longo do jogo, irão se afastar ou se aproximar mais da Árvore. Ao final, irão apostar uma corrida para seus objetivos e realizar uma reflexão de quem ficou mais para trás por conta das dificuldades, ou mais para frente, por conta dos privilégios.
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado; Empatia e Cooperação.
– Recursos: Espaço aberto, onde caiba todos os alunos.

. Aula 6: Leitura Coletiva do Livro: “Aquilo que Nao se Vê”: o livro é uma junção literária de algumas das atividades aplicadas. Cada aluno irá ler uma fala.
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado
– Recursos: Folhas Ofício, Lapis de Cor

. Aula 7: Retomada das práticas agora com o objetivo de serem mais aprofundadas e baseadas no livro “Aquilo que não se vê”, para ser um livro da turma.
– Ação: Entregar uma folha dobrada ao meio: Página 1: uma capa; Página 2: 5 qualidades pessoais. Página 3: 3 defeitos e 3 soluções; Página 4: linha do tempo com momentos importantes. Os alunos irão produzir o próprio livro com essas instruções.
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado
– Recursos: folhas ofício, lápis de cor.

2 – Produção do Livro de Protagonismo “Aquilo que não se vê”

Aula 8 e 9: Retratos: quem os alunos são?
– Ação: Serão 6 personagens por turma (8º e 9º), os alunos irão escolher se querem ou não ser personagens, escolher qual será o nome de cada um, e fazer uma descrição própria, retomando qualidades e defeitos. Após a produção textual, uma tela de papel 40kg será trazida em aula, para que uma equipe desenhe os personagens, e outra em seguida pinte os desenhos.
– Campos de Experiência: Auto conhecimento e auto cuidado
– Recursos: Papel 40kg, lápis de cor, hidrocor.

Aula 9 e 10: Os Sonhos:
– Ação: os alunos – personagens irão escrever quais são os sonhos de cada um. Após a produção textual, uma tela de papel 40kg será trazida em aula, para que uma equipe desenhe os sonhos, e outra em seguida pinte os desenhos.
– Campos de Experiência: Trabalho e projeto de vida
– Recursos: Papel 40kg, lápis de cor, hidrocor.

Aula 10 e 11: A realidade:
– Ação: Produção textual de como enxergam a realidade de onde moram e quais as dificuldades enfrentadas. Após a produção textual, uma tela de papel 40kg será trazida em aula, para que uma equipe desenhe a Realidade a partir do que escreveram, e outra equipe em seguida pinte os desenhos.
– Campos de Experiência: Empatia e cooperação; Auto conhecimento e auto cuidado
– Recursos: Papel 40kg, lápis de cor, hidrocor.

Aula 11 e 12: Dez Anos Depois:
– Ação: Produção textual de como se vêem dez anos depois da escola com os sonhos tendo dificuldade de serem realizados e o que estariam fazendo, porém uma história na qual estão passando por dificuldades. Após a produção textual, uma tela de papel 40kg será trazida em aula, para que uma equipe desenhe os Dez Anos Depois a partir do que escreveram, e outra equipe em seguida pinte os desenhos.
– Campos de Experiência: Trabalho e projeto de vida
– Recursos: Papel 40kg, lápis de cor, hidrocor.

Aula 13 e 14: O Novo Retrato:
– Ação: produção textual de como iriam permanecer juntos ou não nessa realidade de muita dificuldade. Após a produção textual, uma tela de papel 40kg será trazida em aula, para que uma equipe desenhe o Novo Retrato a partir do que escreveram, e outra equipe em seguida pinte os desenhos.
– Campos de Experiência: Trabalho e projeto de vida; Empatia e cooperação
– Recursos: Papel 40kg, lápis de cor, hidrocor.

Aula 15 e 16: A Outra Vida:
– Ação: Produção textual de como estariam lutando pelos seus sonhos. Após a produção textual, uma tela de papel 40kg será trazida em aula, para que uma equipe desenhe a Outra Vida a partir do que escreveram, e outra equipe em seguida pinte os desenhos.
– Campos de Experiência: Trabalho e projeto de vida; Auto conhecimento e auto cuidado; Empatia e cooperação
– Recursos: Papel 40kg, lápis de cor, hidrocor.

Aula 17 e 18: Exposição dos trabalhos:
– Ação: montagem e ensaio da exposição dos trabalhos para a escola com cada aluno e eventual apresentação com os alunos – personagens apresentando sua história.
– Competência: Empatia e cooperação
– Recursos: espaço aberto, telas de papel 40kg.

Recursos necessários

Papel 40kg; lápis de cor, hidrocor. Papel 40kg.

Autores

Luis Matheus de Andrade
Professor de Artes e Protagonismo
Hohana Diniz
Professora de Língua Portuguesa e Protagonismo
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Participação dos alunos nos escritos e nos desenhos, além do auxílio na produção das telas e do livro.

Resultados Esperados

1. Que os alunos reflitam constantemente sobre a vida que possuem e como devem lutar para alcançar seus objetivos.

2. Exposição das telas prontas para toda a escola, com os alunos responsáveis fazendo a apresentação.

3. Produção do livro e divulgação na escola.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *