Animais da fazenda

Estimular as crianças a desenvolverem atitudes de respeito e proporcionar o contato das mesmas com os animais para que conheçam as mais diversas espécies e suas principais características.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M. Monteiro Lobato

Tempo de duração: Um bimestre

Objetivos específicos

  • Incentivar o respeito aos animais e a natureza.

Estratégia / Desenvolvimento

O projeto foi realizado no 2º bimestre do ano letivo. Na festa junina foi montada a mini fazenda e houve a exposição na Mostra Cultural no mês de outubro.

  • Iniciamos o projeto a partir da curiosidade dos alunos sobre animais, pois alguns dos seus familiares os tem nos sítios. As professoras do maternal I, resolveram fazer o levantamento dos conhecimentos prévios, do que eles sabiam sobre os animais, em rodas de conversa, e rodas de histórias. Foi trabalhado também com cantigas de roda ( para se trabalhar o nome dos animais na musica Seu Lobato), apresentação de vídeos com animais, textos informativos, gráficos de dados, cartazes e com o manuseio dos brinquedos (animais) que temos na escola.
    Para representá-los, as professoras confeccionaram com papelão, potes de danone, papel camurça, luvas de silicone, palhas, caixotes de madeira, bexigas, color set, caneta piloto, a vaca, o porco, a galinha e os ovos.Os demais animais trabalhados foram trazidos pelas professoras para que os alunos pudessem conhece-los na sua representatividade. As professoras montaram na sala de aula o chiqueirinho, na parte externa da escola o curral onde a professora, juntamente com os alunos, realizou a ordena do leite (este realizado com luvas de silicone onde a professora encheu com leite). A galinha e os ovos foram feitos com os alunos e a professora. Todo o trabalho teve a participação ativa das crianças.
    Esta atividade trabalhou com as formas geométricas na montagem dos animais e os alunos vivenciaram a ordena da vaca.

Recursos necessários

Papelão, potes de danone, papel camurça, luvas de silicone, palhas, caixotes de madeira, bexigas, color set, caneta piloto, brinquedos de animais, vídeos, tesoura, cola branca e cola quente.

Autores

Cláudia Gomes Alves de Jesus
Diretora

Aprendizado

A importância do uso do leite na nossa vida;

O cuidado com os animais;

O cuidado com a natureza.

Relatos da experiência

Neste projeto tivemos o apoio da equipe gestora da escola, que sempre nos auxilia na realização das atividades/projetos.
Esta prática foi realizada pelos(as) professores(a) do Maternal I.
O aprendizado e envolvimento dos alunos foi enriquecedor. As crianças participaram ativamente das atividades, a curiosidade sobre os animais foi prazerosa de se ver. Percebemos que o animal que mais lhes chamou atenção foi a vaca, cremos que por ser um animal grande e ter em sua comunidade. Observamos também algumas crianças com nojo/receio de por a mão na hora do manuseio da ordena (luva cheia de leite), não quiseram participar.
O que fica como experiência é que o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções.
O principal objetivo da brincadeira é explorar. Para uma criança pequena, tudo é experimento. A brincadeira é um espaço para explorar sentimentos e valores, assim como para desenvolver suas habilidades.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *