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Alimento do campo: Fonte de energia

Promover bons hábitos nos escolares do 4º ao 9 º anos do Grupo Escolar Juarez Cardoso de Souza e valorizar a alimentação oriunda da área rural associando-a a uma alimentação saudável.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Grupo Escolar Juarez Cardoso de Souza

Tempo de duração: Aproximadamente 12 aulas

Objetivos específicos

  • Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação , evitando desperdício;

  • Conhecer o processo da produção de alimentos;

  • Adquirir bons hábitos alimentares para uma boa alimentação;

  • Identificar alimentos na época da safra;

  • Ilustrar semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos escolares;

  • Pesquisar e registrar sobre alimentos cultivados na região;

  • Saber adequar os alimentos às suas necessidades.

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1º momento: Foram distribuídas cópias de um poema sobre desperdício, em seguida uma socialização das questões exploradas a partir do texto.

  • 2º momento: Leitura e análise de infográfico, em seguida um debate sobre o processo de produção dos alimentos, desde o campo até a nossa mesa.

  • 3º momento: Produção textual (paródia). Foram apresentadas algumas paródias por meio de recursos visuais.

  • 4º momento: Interpretação e construção de tabelas de alimentos preferidos da turma. Relacionar número, quantidade, identificando semelhanças e diferenças sobre hábitos alimentares da turma.

  • 5º momento: Coletar dados do gráfico ou tabela, ler e interpretar as informações para resolver situações problemas.

  • 6º momento: Apresentar uma receita onde as quantidades dos ingredientes se apresentarão em diferentes medidas (gramas, litros).

  • 7º momento: Conversação acerca da importância de ter uma boa alimentação para termos boa saúde.

  • 8º momento: Dialogar com as escolares sobre os grupos alimentares (cereais, hortaliças, frutas, leguminosas, etc.).

  • 9º momento: Propor que organizem um cardápio equilibrado com base nos alimentos cultivados nas suas localidades.

  • 10º momento: Após apresentação de cardápios, realizar exercícios escritos com questões reflexivas para sistematizarem os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.

  • 11º momento: Culminância do projeto, por meio de exposição de alimentos oriundos das fazendas onde residem, trazidos pelos alunos e alguns familiares. Os escolares expuseram seus aprendizados no desenvolvimento do referido projeto, por meio de cartazes, murais, sob a supervisão dos professores envolvidos. Em seguida ocorreu a comercialização dos alimentos expostos.

Recursos necessários

Materiais escolares, livros didáticos e recursos audiovisuais.

Autores

Jidecir Freitas da Solidade
Professor
Janine Ferreira Stolze Cardoso
Professora
Marcos Nascimento Silva
Professor
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

O projeto possibilitou, sobretudo, a discussão com os discentes referente a importância de bons hábitos alimentares, higiene e importância do controle de desperdício.

Relato da experiência

Foi muito evidente durante toda a implementação da prática como as atividades propostas foram significativas para os escolares, afinal, o assunto tratava de algo relacionado a vivência dos mesmos, bem como a promoção do debate acerca da importância de uma alimentação balanceada, rica, saudável e acessível. Nossa principal intenção é que nossos escolares observassem e refletissem sobre seus hábitos alimentares e analisassem se são ou não promotores de saúde, fazendo-os reconhecer esses aspectos e refletir se devem mudá-los. Tivemos parceria importante com a comunidade, sobretudo no momento da culminância onde alguns vieram comercializar alguns produtos e muitos apreciaram o trabalhado realizado.

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