, ,

Alimentação Saudável

Incetivar a prática da alimentação saudável

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itapebi

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Terezinha Ribeiro Santos

Tempo de duração: 3 semanas

Objetivos específicos

  • Identificar os benefícios de uma alimentação saudável;

  • Classificar os alimentos em grupos de acordo com a piramide de alimentos;

  • Comparar cardápios saudável e não saudáveis;

  • Identificar a origem dos alimentos;

  • Identificar os alimentos produzidos no campo;

  • Conhecer o cardápio da escola;

  • Construir uma pirâmide de alimentos.

Estratégia / Desenvolvimento

O primeiro passo foi desenvolver o tema através de uma roda de conversa para identificar os conhecimentos prévios da turma a cerca do tema. Na aula seguinte foi utilizada as atividades propostas no livro didático da turma, com a explanação dos conteúdos referente ao tema, também foi abordado a necessidade do alimento para a realização das nossas atividades diárias; Em seguida foi proposta uma atividade extra classe com objetivo de identificar o cardápio do dia a dia das crianças, na aula seguinte os alunos apresentaram suas listas, e em seguida forma feitas comparações para identificar diferenças e semelhança nos hábitos alimentares ; Os alunos que moram na zona rural do município fizeram um breve reato sobre os limentos que são produzidos no campo, como por exemplo o leite e sues derivados; A turma acompanhou durante o período de desenvolvimento do tema a merenda escolar que foi servida na escola ; Foi também proposto um trabalho com rótulos, com objetivo de identificar fontes saudáveis e não saudáveis de alimentos; Para finalizar o tema foi proposto a construção coletiva de uma pirâmide de alimentos , os alunos foram divididos em grupos, cada grupo ficou responsável por apresentar um parte da pirâmide. De acordo com que iriam sendo feitas as apresentações a pirâmide foi sendo montada.

Recursos necessários

Livro didático, rotulo e embalagens de alimentos, cartolinas, isopor(para construção da pirâmide), alimentos: doces, frutas verduras, leite, ovos, carne etc.

Autores

Renildo Barbosa de Brito
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Aprendizado

As crianças aprenderam que devem evitar o consumo exagerado de doces e que uma alimentação saudável saudável pode ser feita de forma equilibrada com os alimentos que temos em casa; Os alunos aprenderam também que cada grupo de alimnetos representados na pirâmide tem sua função especifica e devem ser consumidos de acordo com as indicações.

Relato da experiência

As atividades foram desenvolvidas seguindo um planejamento pré estabelecido, os objetivos foram alcaçados após a concrteização da prática; Foi muito prazeroso ver as crianças aprendendo de foma prática e como simplicidade, a cada atividade proposta os alunos eram desafiados a interagir buscando informações, compartilhando os conhecimentos para para atingir os obejetivos traçados, a avaliação foi ralizada de forma continua observando os pontos positivos e negativos, sempre replanejando de acordo com as necessidades da turma. A colaboração da coordenação pedagógica também foi fundamental no planejamento e execução da prática. A utilização do livro didático foi fundamental para aprofundar o conteúdo trabalhado.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *