, ,

Alfabetização e Letramento numa turma do 7º ano do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades

Ensinar a ler e escrever;

Despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita;

Desenvolver habilidades de comunicação, escrita e leitura;

Facilitar o uso da leitura e da escrita em espaços sociais;

Despertar a resiliência e empatia;

 

Ver mais +

Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Cléa de Paula Camandaroba, Vila Agricula - Mucugê/ Ba

Tempo de duração: No decorrer do ano letivo

Introdução

 

Esse projeto está sendo realizado em uma turma do 7º ano A, tendo 32 alunos, a maioria com dificuldade de aprendizagem e que demonstra desinteresse nas atividades propostas, reclamando de atividades escritas e ainda tendo que lidar com a falta de apoio familiar, são alunos indisciplinados, não tem zelo com o material didático. Observando as dificuldades dos alunos, esse projeto tem por objetivo trabalhar com práticas de leitura e produção de textos, estimulando o conhecimento cognitivo e a criatividade dos estudantes de forma a possibilitar uma compreensão de diversos generos textuais, criando estratégias para desenvolver um vocabulário rico e favorecer a melhora na ortografia, leitura, escrita e o respeito mutuo. Pensar sempre em metodologias e estratégias que irá ajudar no desenvolvimento integral dos alunos procurando ajudá-los da melhor forma.

A alfabetização e o letramento é de grande importância no desenvolvimento do ser humano, colaborando para a formação de habilidades essenciais na vida das pessoas, dando a elas a oportunidade de conviver efetivamente na sociedade

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver no aluno o gosto pela leitura e escrita de forma crítica e criativa, aumentando o repertório, curiosidade e conhecimento;

  • Localizar informações explícitas em um texto;

  • Perceber o sentido de uma palavra ou expressão;

  • Compreender uma informação escondida em um texto;

  • Identificar o tema de um texto;

  • Diferenciar um fato da opinião relacionado a esse fato;

  • Interpretar texto com auxílio de material gráfico como: fotos, cartazes, propagandas, entre outros;

  • Identificar a finalidade de um texto em diferentes gêneros;

  • Coerência e coesão na produção de um texto;

Estratégia / Desenvolvimento

1º trimestre – conhecer a realidade da turma com um diagnóstico, escuta dos estudantes com seus anseios em saber ler e escrever, traçando metas com o que os alunos já sabem e o que podem aprender até o fim do ano letivo, podendo observar os pequenos avanços que acontecem no dia a dia da sala de aula através das atividades propostas. E para atender todos os alunos, as aulas serão ministradas através de textos escritos no quadro, impressões, ditado de palavras, ditado de textos simples, interpretação de textos, livros de literatura infantil e infantojuvenil, escrita individualizada, leitura colaborativa, videoaulas, ortografia, grupos de whatsapp, atendimento individualizado em sala e também pelo whatsapp.

2º trimestre – produção coletiva, investir em formas de aprendizagem diversificadas, com: música; leitura compartilhada; discussão de leitura; escrita expressiva; escrita colaborativa; atividade de decodificação de palavras e ortografia; leitura adaptada; uso de vídeo e outros recursos tecnológicos; apoio individualizado para os alunos com mais dificuldades.

Diagnóstico para saber os avanços e quais habilidades deve ser trabalhada com mais ênfase, para dar continuidade ao projeto.

3º trimestre – Atividades para melhorar a ortografia, criar seus próprios textos com orientação do professor, leitura silenciosa usando textos que podem ser sublinhados, grifados, fazer perguntas para um melhor entendimento do texto e saber diferenciar os gêneros textuais. Textos, vídeos e trabalhos individualizados sobre bullying e Cyberbullying com explicações dos temas feito pelo professor para um melhor entendimento dos temas e diminuir esse tipo de agressão na escola.

No decorrer de cada etapa os alunos serão avaliados com atividades somativas. No final do projeto será realizado uma culminância com exposição das atividades realizadas ao longo do projeto,

Cartazes, poemas, atividades relizadas em sala, etc.

Recursos necessários

Livros de leitura simples: Pedro Vira Porco Espinho. Aurora: Janaina Tokitaka. Leia para criança. Itaú Social.

Quero Colo! Aurora: Stela Barbieri e Fernando Vilela, Itaú Social

Leitura complexa: O Pequeno Príncipe. Autor: Antoine de Saint-Expéry

Data show: leitura colaborativa. A Dona Raposa e os Peixes.

Uso da tv para assistir vídeos incentivadores, piloto; apagador; caderno; borracha; caneta; atividades xerocadas; atividades no quadro; livros de histórias; lápis; sacola viajante, entre outros.

Videoaula letra cursiva:  

https://www.youtube.com/watch?v=kVzzssEoLxM  

https://www.youtube.com/watch?v=QRl0w_zmeUg  

https://www.youtube.com/watch?v=c1I9c0NV274  

Gênero textual: poemas, fábulas, receitas, cartas, cartazes, etc, com atividades escrita no quadro e impressão.  

Ditado de palavras, com palavras dos textos já trabalhados em sala. 

Autores

Lucia Ferreira Neves de Lima
Professora
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Será avaliado no decorrer do ano letivo.

Resultados Esperados

É esperado que no decorrer desse projeto os alunos alcancem avanços significativos na leitura, escrita, interpretação de variados tipos de textos e consigam produzir seus próprios textos e que estejam mais centrados no aprendizado, sabendo de sua significância para viver em sociedade. Que sejam mais educados, resilientes e tenham empatia para com o proximo.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *