A Importância do Ato de Ler: Praticando a leitura e escrita de forma lúdica.

Trabalhar a prática de leitura e interpretação de textos em sala de aula, produzindo atividades ligadas à interpretação e produção de textos.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos finais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Manoel Rodrigues Pinto

Componente Curricular

Interdisciplinar (Envolveu todas disciplina mas era voltada para leitura e produção da escrita)

Prática de Linguagem

Leitura e escrita.

Objeto do Conhecimento

Despertar o gosto é o prazer pela leitura de forma prazerosa, despertando a curiosidade de cada um.

Tempo de duração: O Projeto de Leitura acontecerá durante o ano inteiro de acordo com as aulas de produções e rodas de leitura. E sendo duas aulas de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. E a produção acontecerá durante as aulas, e os trabalhos serão reescritos para dar continuidade até o produto final.

Introdução

Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela turma com alunos e professor, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professor poderam oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico. A utilização da escrita para registro do saber produtivo pelo homem é acompanhada por uma transformação gradativa nos mecanismos de transmissão do conhecimento. Os signos passam a ter valores silábicos convencionais: convenção de forma e de princípios. Os signos foram normalizados para que todos os desenhassem da mesma maneira; estabeleceram-se correspondências entre signos, palavras e sentidos. Houve, portanto, uma alteração significativa nas convenções do sistema representativo. A formalização da escrita exige não só o estabelecimento das regras como também a aprendizagem efetiva das formas e princípios da leitura e da escrita.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender um texto e, por ela, o que propõe, sugere ou instiga. A compreensão implica conhecer a intenção do autor, identificar mensagens explícitas e implícitas, cotejar o que está no texto fazendo com que o leitor reflita e sabe ou pensa a respeito do assunto. Em outras palavras: ler como um processo permanente, ativo e interativo de análise e síntese.

  • Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias. Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.

  • Aprender a organizar uma lista. Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões Identificar mensagens explicitas e implícitas nos textos lidos.

  • Despertar no aluno o interesse pela leitura como legado de uma prática constante da leitura de gêneros textual variados.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Ações: Apresentar o projeto por meio de uma roda de conversa expondo a leitura dos slides, pedir opinião dos estudantes em seguida ,da sua opinião com uma caixa de leitura , abrir e socializar com a turma.

    Materiais: Vídeos com slides

     

  • Ações: Visitar bibliotecas será organizada com pesquisa e uso de fichas com pequenos grupos apresentar resultado por grupos, para selecionar livros para rodas de leituras.

    Materiais: Selecionar livros para fichas de leituras

     

  • Ações: Lista de livros feita uma roda de conversa para expor quais livros eles conhecem e organizar a lista ,por livros escolhido pelo grupo que tinha interesse em ler, em seguida expor por meio de oficinas o resultado em pequenos grupos.

    Materiais: Visitas a biblioteca e sites escolhidos pelo professor em busca da leitura.

     

  • Ações: Baú de leitura. o professor organiza uma folha para produção da escrita, e dentro do baú vai temas imagens ou fantoches, palavras ,e sorteia com a turma e alguém leva para casa so pode abrir em casa a produção e surpresa na data marcada trás e apresenta para turma o resultado .

    Materiais: Rodas de leituras com material de apoio.

     

  • Ações: Pesquisa bibliográfica de autores Escolher um autor que eles acharam importante sua história de vida e fazer a escrita , com uma ficha para direcionar as perguntas sobre o mesmo.

    Materiais: Lápis cadernos e fichas.

     

  • Ações: Vídeos de autores. Apresentar vídeos de autores que fizeram parte, das leituras durante as rodas de leituras , em seguida procura uma história dele que a turma gostou e mandar fazer a reescrita do texto.

    Materiais: Reescrita de textos

     

  • Ações: Arte e pintura com exposição do material. Expor os trabalhos desenvolvidos em leituras e construir quadros de obras de arte fazendo a releitura por desenhos em telas e com uso de reciclagem, expor para comunidade escolar.

    Materiais: Desenho e pintura lápis tinta pincel, sucata.

     

Recursos necessários

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica .
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc.

Autores

Elice Maria
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Avaliação

Acontecerá por meio da escrita e reescrita de textos e a produção de um livro no decorrer das aulas para apresentar a família em uma manhã de autografo prestigiado pela família para incentivar a leitura e escrita de forma prazerosa.

Resultados Esperados

Seminários de leitura

Passaporte de leitura

Correio de leitura e escrita

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