1ª Gincana Cultural das escolas Alvaro Rodrigues e Bento Gonçalves

Promover com e para os estudantes um momento de lazer, interação e integração, conscientizando-os da necessidade da empatia, respeito ao outro e da cooperação, por meio de atividades culturais e esportivas.

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Público-alvo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Gestão

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Bento Gonçalves

Tempo de duração: 73 horas

Objetivos específicos

  • Criar o Regulamento da gincana para promover a integração entre os estudantes e servidores das escolas;

  • Organizar e formar das equipes da gincana desenvolvendo os valores éticos e exercitar a cooperação entre os membros das equipes que serão distribuídas por cores e deverão executar as tarefas da gincana de forma coletiva;

  • Realizar a Gincana com desfios que evidenciem as habilidades motoras, cognitivas e sociais dos participantes das equipes, estimulando o espírito participativo e de liderança na escolha dos representantes das equipes como atitude positiva.

  • Premiar/estimular a equipe que ficou em primeiro lugar a fim de desenvolver a motivação para a participação em eventos escolares e comunitários;

  • Avaliar a Gincana, para realizar os devidos ajustes

Estratégia / Desenvolvimento

  • 1ª etapa: Criar o Regulamento da gincana

    Elaborar do Regulamento da Gincana com a participação de representantes da gestão, professores e funcionários.

    Eleger, entre os professores e funcionários de membros para a comissão organizadora.

    Elaborar das tarefas da gincana pela Comissão Organizadora;

    Apresentar o Regulamento da Gincana na Reunião de pais e responsáveis pelos estudantes e solicitar o apoio e a participação destes no evento.

    Designar por meio da Comissão Organizadora, os componentes da Comissão Julgadora das tarefas realizadas na gincana.

  • 2ª etapa: Organizar e formar das equipes da gincana

    Escolher, através da Comissão Organizadora, os líderes das equipes.

    Apresentar o Regulamento para os estudantes escolhidos como líderes a fim de sanar possíveis dúvidas;

    Sortear a cor que representará cada equipe, ficando assim distribuídas: Equipe Amarela, Equipe Verde, Equipe Azul e Equipe Laranja.

    Realizar uma visita às salas de aula para divulgar a gincana e as EQUIPES com suas respectivas cores e lideranças, divulgando a livre escolha para fazer parte das equipes.

    Disponibilizar aos estudantes a lista inscrição para fazer parte das equipes escolhidas por eles.
    – Enviar o COMUNICADO e a AUTORIZAÇÃO para os pais dos estudantes assinarem autorizando a participação na gincana.

  • 3ª etapa: Realizar a Gincana

    Reunir uma comissão com os líderes de cada equipe para executar as primeiras tarefas: identificação das equipes, grito de guerra, bandeira.

    Levar as equipes até o local escolhido para a culminância da gincana;

    Orientar as equipes para que essas executem as tarefas selecionadas para a gincana:

    Tarefa 1 – Corrida de três pernas
    Para essa brincadeira é preciso formar duplas entre as equipes. Cada pessoa da dupla deve ter um pé amarrado ao do colega, fazendo com que pareça que eles têm três pernas. O objetivo é atravessar primeiro até a linha de chegada.

    Tarefa 2- Corrida do ovo
    Aqui cada um dos participantes recebe uma colher e um ovo, que deve ser cozido para evitar sujeira, e devem percorrer um percurso com eles na boca. Em primeiro lugar é preciso colocar o cabo da colher na boca e depois o ovo deve ficar em cima da colher.
    Ganha quem conseguir atravessar a linha de chegada no menor tempo e sem deixar o ovo cair. Caso derrubem o ovo no meio do caminho o participante é desclassificado da prova.

    Tarefa 3- Corrida no saco
    Corrida no saco é uma brincadeira divertida e que pode ser feita com crianças maiores sem problemas. Aqui você precisa apenas de vários sacos feitos com tecido, nylon ou outro material resistente.
    O objetivo é que cada competidor entre em um dos sacos e tente atravessar primeiro a linha de chegada. Como as pernas ficam juntas é preciso pular para conseguir avançar na corrida do saco. Quem chegar primeiro na linha de chegada é o vencedor.

    Tarefa 4- Descobrir os objetos
    O objetivo dessa brincadeira é descobrir quais são os objetos apenas pelo toque. Assim como no descubra os sabores o jogador deve estar vendado e usar apenas as mãos para descobrir qual o objeto que está a sua frente. Ganha a equipe que conseguir acertar mais vezes.

    Tarefa 5 – Confusão de sapatos
    Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distancia de 05m. Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados 10 participantes de cada equipe, atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados. Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida. O primeiro time que ficar arrumado na linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.

    Tarefa 6 – Prova dos meses do ano
    Dizer de trás para frente os meses do ano. Vence a equipe que errar menos.

    Tarefa 7 – Cantiga dramatizada
    Cada equipe deverá escolher entre os seus membros uma dupla para dramatizar e cantar a cantiga O Cravo e a Rosa. Ganhará a equipe que fizer a melhor dramatização.

    Tarefa 8 – Por cima e por baixo
    Forma-se duas fila com 4 pessoas em cada uma, os competidores deverão encher uma bexiga, o primeiro vai passar a bola de por cima e o segundo passa a bexiga por de baixo das pernas, e assim vai por cima e por baixo até o final e volta, a equipe que conseguir fazer isso mais rápido será a vencedora da prova.

    Tarefa 9 – Encher a garrafa
    Cada equipe deverá ter igual número de participantes e formar duas colunas e em uma ponta uma garrafa vazia e em outra ponta uma garrafa cheia, o último encherá um copo com a água da garrafa cheia e irá passando para o copo do companheiro, cada um da equipe terá um copo e vencerá a prova quem conseguir a maior quantidade de água na garrafa vazia em menor tempo.

    Tarefa 10 – Quadrado
    Desenhar no chão um quadrado de 1 x 1 metro. Ganha a equipe que colocar mais pessoas dentro dele, em 1 minuto.

    Tarefa 11 – Bala no prato
    Em dois pratos comuns coloque bastante amido de milho e uma bala, dois competidores tentarão pegar a bala com a boca, sem usar as mãos.

    _______________

    Apurar por meio da Comissão Julgadora, os resultados de cada equipe na realização das provas.

    Finalizar a gincana com a classificação dos três primeiros lugares;

    Premiar as equipes com troféus e medalhas de 1º, 2º e 3º lugar

  • 4ª etapa: Premiar a equipe que ficou em primeiro lugar

    Levar os estudantes da equipe vencedora para o local de premiação escolhido pela Comissão Organizadora: Parque da Cidade/Salvador-BA.

    Realizar um piquenique de comemoração da vitória.

  • 5ª etapa: Avaliar a Gincana

    Avaliar oralmente com os estudantes por sala como foi a Gincana, elencando os aspectos positivos e negativos;

    Solicitar dos professores, uma avaliação escrita da gincana elencando os aspectos positivos e negativos;

    Consultar a comunidade escolar e pais e responsáveis sobre as impressões deixadas pela realização da gincana.

Recursos necessários

Medalhas, troféus, papéis diversos, cola, TNT cores diversas, tesouras, espaço físico das escolas e Quadra Poliesportiva do Loteamento São Jorge, tintas de várias cores, ovos cozidos, colheres, sacos de ráfia, brinquedos de plástico e pelúcia para serem identificados pelo tato, bexigas de borracha de cores variadas, giz colorido, garrafas pet de dois litros, pratos, farinha de milho e bombons.

Financeiros:
Recursos advindos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE

Recursos pessoais:
05 pessoas para compor a Comissão Organizadora (funcionários da escola e representantes da comunidade);

06 pessoas para compor a Comissão Julgadora (funcionários da escola e representantes da comunidade);

Todos os professores, gestores e funcionários para dar suporte a todo o processo de realização da Gincana.

Autores

Maria Célia Dantas de Araújo
Coordenador/a Pedagógico/a

Aprendizado

Através da atividade os estudantes puderam exercitar a empatia e o diálogo, através da convivência nas equipes formadas pelos estudantes dos vários anos de escolaridade que compunham as equipes, por escolha pessoal;

Exercitaram a liderança, responsabilidade e determinação na execução das tarefas;

Valorização do pertencimento ao grupo e à escola.

Relatos da experiência

A Gincana foi pensada pela coordenação das escolas, e elaboramos o Regimento da Gincana no AC(atividade complementar) coletivo com a participação de representantes da gestão, professores e funcionários. Fizemos posteriormente a apresentação e aprovação do regimento pela equipe escolar, numa reunião com todos e elegemos entre os pares da comissão organizadora. Realizamos então uma reunião com os pais e responsáveis pelos estudantes para apresentar o Regulamento da Gincana e solicitar o apoio e a participação destes no evento, que só alcançaria plenamente os objetivos com esta parceria.

A Comissão Organizadora ficou responsável pela elaboração das tarefas prévias que seriam divulgadas para os estudantes juntamente com a apresentação do Regimento da Gincana. A escolha dos líderes das equipes foi realizada pela comissão organizadora e os professores que também se comprometeram com as equipes, foi também determinado que os líderes seriam estudantes do quarto e do quinto ano e as equipes seriam formadas de acordo com a escolha dos estudantes de cada turma, independente do ano de escolaridade.

Foi então realizada uma reunião com os líderes e vices das equipes para discussão sobre o regimento, a fim de sanar possíveis dúvidas. Nesta reunião realizamos também o sorteio da cor que representaria cada equipe, ficando assim distribuídas: Equipe Amarela, Equipe Verde, Equipe Azul e Equipe Laranja. Marcamos e realizamos no dia seguinte uma visita às salas de aula para divulgar as equipes e suas respectivas cores e lideranças, divulgando que era de livre escolha as equipes que fariam parte. No dia seguinte fizemos as inscrições de sala em sala, com os estudantes assinando nas listas das equipes da sua escolha.

Na sexta feira, as equipes e suas lideranças, ajudadas pelos pais que puderam comparecer à escola, começaram a realização das primeiras tarefas: identificação das equipes, confecção das bandeiras, escolha do grito de guerra e criação de uma paródia para representar a equipe na Gincana. A Primeira Gincana Cultural das Escolas Álvaro Rodrigues e Bento Gonçalves foi realizada no dia 08 de agosto de 2019, das 8:00 as 13:00 horas, na quadra Poliesportiva do Loteamento São Jorge, na Jabequara, município de São Francisco do Conde, Bahia.

Como todas as atividades extraescolares e que pressupõe a retirada dos estudantes do espaço da escola a Gincana deu muito trabalho e contou com muitos percalços na sua realização. Desde a liberação do transporte para levar as equipes, de forma organizada até o local das provas, na quadra do Loteamento São Jorge, até a indisposição de alguns membros da equipe escolar, tivemos vários entraves à sua realização. Porém a vontade de realizar uma atividade lúdica e ao mesmo tempo mobilizadora de culturas e valores como a cooperação, integração e interação entre os estudantes e a comunidade, nos fez vencer as dificuldades e encontrar forças na presença constante de alguns pais e responsáveis, na participação de pessoas da comunidade que ajudaram voluntariamente, desde a arrumação do espaço onde seriam as provas, até a formação da Equipe Julgadora, que foi totalmente formada por membros da comunidade que não possuíam nenhum vinculo parental com os estudantes.

A comunidade relatou por vários dias a realização da Gincana, como um fato positivo para a aprendizagem dos estudantes, em especial no quesito da convivência sem violência e na cooperação que todos perceberam existir entre os participantes de todas as equipes e o pessoal da escola como um todo. Na reunião de avaliação do evento, todos se colocaram de forma elogiosa ao comportamento dos estudantes durante e depois da Gincana, pois não houve casos de agressão nem sequer verbal, ficando claro que foi uma atividade que deixou aprendizagens importantes para os envolvidos, como o fato de conviverem os vitoriosos, que foram premiados e aqueles que perderam, resultando numa lição importantíssima para as crianças de que nem sempre saímos vitoriosos, mas podemos aproveitar bastante a nossa participação em eventos desta natureza. Demonstrando que a experiência de realização da Gincana foi muito positiva, pois o envolvimento dos membros da gestão, dos professores e estudantes que foram contagiados pela vontade de concorrer e realizar as provas trouxe uma dinâmica revigorante ao dia-a-dia da escola.

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