Oficina de fantoche

Estimular a criatividade e a liberdade de expressão emocional e sentimental;
Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.

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Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E. M. TARSILA DO AMARAL

Tempo de duração: Aproximadamente quatro aulas ou quatro horas.

Objetivos específicos

  • Desenvolver habilidades de observação e criação;

  • Despertar o gosto pela leitura;

  • Promover a vivência da magia e o encantamento de dar vida a um personagem (fantoche);

  • Contribuir na enriquecimento da expressão oral e de expressar com clareza;

  • Exercitar a atenção no ouvir o outro;

  • Perceber os diferentes sons, ritmos e entonação das histórias narradas.

Estratégia / Desenvolvimento

Obs. materiais de corte como o estilete e a pistola de cola quente, deverão ser usado restritamente pelo professor. A ideia é permitir que a criança esteja presente no processo de criação, manipulando todo o material utilizado, para que perceba sua transformação e veja uma outra função no produto final. Já os olhos, boca e nariz estando previamente riscados podem ser recortados pelas crianças, da mesma forma que cortar as tiras de TNT para fazer os cabelos.

  • Organizar os materiais necessários para a confecção do fantoche;

  • Organizar as crianças em pequenos grupos para melhor atendê-las;

  • Dispor na mesa o material necessário para cada grupo confeccionar o seu fantoche;

  • Achar o meio da caixa e cortar com estilete os dois lados e a parte de trás;

  • A parte da caixa que não foi cortada deverá ser dobrada, e com a mão dentro da caixa fazer o movimento de abrir e fechar a caixa como se fosse uma boca;

  • Revestir a caixa com TNT respeitando a abertura da caixa;

  • Riscar no E.V.A. a boca, os olhos e o nariz do palhaço e recortar;

  • Cortar tiras de TNT com cores diversas para fazer o cabelo do palhaço;

  • Colar todas as partes na caixa dando forma ao palhaço com cola quente.

Recursos necessários

Caixa de leite ou suco limpo e higienizado;
molde dos olhos, boca e nariz de palhaço;
retalhos de E.V.A.;
retalhos de TNT em diversas cores;
pistola de cola quente e refil;
lápis preto e caneta permanente preta;
tesoura sem ponta

Autores

Elionice Leal dos Santos da Silva
Professor/a
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Aprendizado

Desenvolveu a construção da autonomia no grupo social;

Possibilitou na criança o viver de forma criativo;

Externou os sentimentos e a sensibilidade emocional da criança

Relatos da experiência

Já há algum tempo estava querendo ilustrar melhor as minhas leituras para as crianças, foi quando então pensei em fazer um fantoche com caixa de leite. Para que eles pudessem entender como fiz o fantoche, resolvi levar os materiais para a sala de aula. E numa roda de conversa mostrei a eles a caixa questionando-os se teria alguma utilidade depois de vazia. A maioria não viu outra utilidade a não ser a lata de lixo.

Foi então quando eu disse que aquela caixa iria se transformar em um fantoche de palhaço, riram, duvidaram outros disseram “faz um pra mim?”, antes de vê-lo pronto. Inciei a transformação, ficaram encantados com cada etapa, pediram para ajudar a recortar o TNT, a separar as cores…

Finalmente nasceu o palhacinho chamando cada um pelo nome e contando piada, seus olhinhos brilharam e todos quiseram manipulá-lo, ao final da aula não queriam me devolver, até que um aluno reforçou o pedido: “prô faz um pra mim?”, sequencialmente os outros pediram também.

Diante de tamanho interesse fizemos um combinado de que o primeiro passo era providenciar as caixas de leite limpas e paciência para esperar que eu providenciasse os demais materiais. No dia seguinte trouxeram várias caixinhas, lembraram até de outros coleguinhas que havia dito que não teria o material.

Essa iniciativa das crianças me fez refletir o quanto eles gostam de estar presentes nas criações e confecções de novos materiais, como jogos e brinquedos e o quanto é significativo. Durante o ano fizemos outros objetos que nos auxiliaram nas aulas. Esse fantoche se tornou um mascote durante as aulas, que conversava com as crianças, contava história pra elas, e as vezes também faltava na escola.

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