, , ,

Vivências Sensoriais que Educam!

Explorar sensações com materiais estruturados.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Em Tatiana Belinky

Campos de Experiência

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: Duas aulas

Objetivos de aprendizagem

  • - Vivenciar diferentes sensações;

  • - Compreender semelhanças e diferenças entre as características e propriedade dos objetos (textura, massa, tamanho).

Estratégia / Desenvolvimento

  • – Organizar na sala de aula diversos espaços sensoriais (Espaços ou cantinhos na sala com materiais de diferentes texturas);

  • – Materiais e texturas sugeridas: macio; áspero; frio; morno; duro; mole; granulares, etc.

  • – Nos espaços criados sugerimos elaborar ambientes como: frio, quente, mole, áspero, etc. Nesses espaços podem estar inseridos objetos que contemplem essas especificidades, facilitando a compreensão das crianças a partir da vivência.

  • – Possibilitar vivências sensoriais para que as crianças tenham autonomia corporal;

  • – Levar as crianças para que possam vivenciar novas experiências, com as mãos e com os pés.

Recursos necessários

Materiais: Areia, pedra casca de árvore, escova de roupa, bucha de cozinha, algodão, água gelada, lixa de parede, geleia, massinha e outros.

Autores

Cleide Helena Alves
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Vivenciar diferentes tipos de sensações e sentimentos;

Socialização e interação;

Conhecer materiais e texturas;

Relatos da experiência

Foi uma experiência que oportunizou às crianças vivências significativas, pois muitas crianças não tinham conhecimento destas sensações, e assim descobriram com o toque sensações diferentes. Foi possível perceber a alegria das crianças quando elas tocavam um objeto.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *