TERMOS DE USO DA PLATAFORMA BALCÃO DE IDEIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Estes Termos regem o uso da plataforma Balcão de Ideias e Práticas Educativas e dos produtos, recursos, aplicativos, serviços, tecnologias e software que oferecemos (os Produtos do Balcão ou Produtos).
1. NOSSOS COMPROMISSOS
Fornecer uma experiência personalizada para os usuários
Para fornecer uma experiência personalizada, usamos os dados que temos sobre as conexões que você faz, seus interesses, as escolhas e configurações que seleciona e o que compartilha e faz dentro do Balcão de Ideias e Práticas Educativas.
Conectar educadores e práticas educativas
Ajudamos você a encontrar e se conectar com práticas educativas implementadas por outros professores e gestores. Laços mais fortes ajudam a criar redes colaborativas de aprendizagem e acreditamos que nossos serviços são mais úteis quando conectamos pessoas que partilham os mesmos interesses.
Combater condutas prejudiciais, proteger e oferecer suporte para nossa comunidade
Empregamos esforços para detectar o uso inadequado do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, condutas prejudiciais contra outras pessoas e situações em que talvez possamos ajudar a apoiar ou proteger nossa comunidade. Se identificarmos conteúdos ou condutas inadequadas, tomaremos as medidas cabíveis, como oferecer ajuda, remover conteúdo, bloquear o acesso a determinados recursos, desativar uma conta ou, até mesmo, contatar autoridades.
Pesquisar formas de melhorar a experiência dos usuários
Nós nos empenhamos em pesquisar e estar atentos às necessidades dos usuários para aprimorar nosso sistema. Uma forma de fazer isso é analisar os dados que temos e compreender como os membros usam o Balcão de Ideias e Práticas Educativas.
Possibilitar acesso global a nossos serviços
Para operar de forma global, precisamos armazenar e distribuir conteúdo e dados em data centers e sistemas em diversas cidades, inclusive fora do Brasil.
2. COMPROMISSOS DOS USUÁRIOS COM O BALCÃO DE IDEIAS E NOSSA COMUNIDADE
Fornecemos estes serviços para redes de educação de todo o Brasil para criar redes colaborativas de aprendizagem. Em troca, precisamos que você assuma alguns compromissos conosco e com os demais membros da plataforma.
Quando as pessoas se responsabilizam pelas próprias opiniões e ações, nossa comunidade se torna mais segura e responsável. Por isso, você deve:
Usar o mesmo nome que usa em sua vida cotidiana.
Fornecer informações precisas sobre você.
Criar somente uma conta (própria).
Abster-se de compartilhar sua senha, dar acesso à sua conta a terceiros ou transferir sua conta para outra pessoa (sem nossa permissão).
Tentamos fazer com que o Balcão de Ideias e Práticas Educativas esteja amplamente disponível para todos, mas você NÃO poderá usá-lo se:
Sua conta tenha sido cancelada anteriormente por violações de nossos termos ou políticas.
Queremos que as pessoas usem o Balcão de Ideias e Práticas Educativas para se expressar e conhecer práticas educativas, mas não às custas da segurança e do bem-estar de outras pessoas ou da integridade. Por isso, você concorda em não adotar os comportamentos descritos abaixo (nem facilitar ou apoiar que outras pessoas o façam):
Você não pode usar nossos Produtos para fazer ou compartilhar algo:
Que viole estes Termos.
Que seja ilegal, enganoso, discriminatório ou fraudulento.
Que infrinja ou viole direitos de outra pessoa.
Você não pode inserir vírus ou códigos maliciosos ou fazer algo que possa desativar, sobrecarregar ou afetar o funcionamento adequado ou a exibição de nossos Produtos.
Você não pode acessar ou coletar dados de nossos Produtos usando meios automatizados (sem nossa permissão prévia) ou tentar acessar dados que não tenha permissão para acessar.
Podemos remover conteúdo compartilhado por você que viole estas disposições e, se aplicável, podemos adotar medidas contra sua conta, pelas razões descritas abaixo. Podemos também desativar sua conta se você violar repetidamente direitos de propriedade intelectual de terceiros.
Para ajudar a apoiar nossa comunidade, encorajamos você a denunciar conteúdo ou conduta que considere violar seus direitos (inclusive direitos de propriedade intelectual) ou nossos termos e políticas. Você pode encaminhar sua denúncia para o e-mail ba************@ci***.br informando o conteúdo que está denunciando e o autor do conteúdo. Para facilitar a denúncia você pode anexar um print da tela com o conteúdo denunciado.
3. VEDAÇÕES DE CONTEÚDOS
É vedada a postagem de projetos, inciativas, experiências:
a) Que tenham como foco direto ou indireto a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
b) Relacionados a jogos de azar e especulativos.
c) Com apelo político-partidário.
d) De cunho sexual.
e) Relacionados a concursos de beleza (miss, moda) e outros de natureza similar.
f) De cunho essencialmente religioso ou de natureza sectária (vinculados a seitas).
g) Que firam o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que contenham ofensa aos direitos das minorias ou preconceitos de qualquer espécie.
h) Que evidenciem discriminação de raça, credo, orientação sexual ou preconceito de qualquer natureza.
i) Que atentem contra a ordem pública ou violem os direitos de terceiros, incluindo os de propriedade intelectual.
j) Que apresentem riscos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.
l) Que gerem danos ao patrimônio público.
m) Que tenham vínculo com a exploração infantil, trabalho degradante ou escravo ou caracterizem apologia ao uso de drogas, fumo, incitação da violência, pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes.
n) Que firam os valores e os princípios da Constituição Federal.
4. AS PERMISSÕES QUE VOCÊ NOS CONCEDE
Precisamos de algumas permissões suas para fornecer nossos serviços:
Você é o proprietário do conteúdo que cria e compartilha no Balcão de Ideias; nada nestes Termos afasta os direitos que você tem sobre seu próprio conteúdo. Você é livre para compartilhá-lo com qualquer pessoa, onde você quiser. Para fornecer nossos serviços, porém, precisamos que você nos conceda algumas permissões legais para usar esse conteúdo.
5. LIMITES NO USO DE NOSSA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Se você usar conteúdo protegido por direitos de propriedade intelectual que detemos e disponibilizamos em nossos Produtos (por exemplo, imagens, desenhos, vídeos ou sons fornecidos por nós que você adiciona ao conteúdo que cria ou compartilha no Balcão de Ideias), nós manteremos todos os direitos sobre esse conteúdo (mas não sobre o conteúdo de sua propriedade). Você só pode usar nossos direitos autorais ou marcas registradas (ou quaisquer marcas semelhantes) com nossa permissão prévia por escrito. Você deve obter nossa permissão escrita (ou permissão sob uma licença de código-fonte aberto) para modificar, criar trabalhos derivados, descompilar ou de outra forma tentar extrair o código-fonte de nós.
6. DISPOSIÇÕES ADICIONAIS
Atualização de nossos Termos
Trabalhamos constantemente para aperfeiçoar nossos serviços e desenvolver novos recursos com o objetivo de melhorar nossos Produtos para você e para nossa comunidade. Como resultado, poderemos atualizar estes Termos periodicamente para que eles reflitam de forma precisa nossos serviços e práticas. Uma vez que os Termos atualizados entrem em vigor, você estará vinculado a eles se continuar usando nossos Produtos.
Esperamos que você continue usando nossos Produtos, mas se não concordar com nossos Termos atualizados e não quiser mais fazer parte da plataforma do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, você poderá excluir sua conta a qualquer momento.
Suspensão ou encerramento da conta
Queremos que o Balcão de Ideias e Práticas Educativas seja um espaço em que as pessoas se sintam bem-vindas e seguras para se expressar e compartilhar seus pensamentos e ideias.
Se constatarmos que você violou nossos termos ou políticas, poderemos adotar medidas contra sua conta para proteger nossa comunidade e serviços, inclusive suspendendo o acesso ou desativando sua conta. Também podemos suspender ou desativar sua conta se você criar riscos ou exposição legal para nós, ou quando estivermos autorizados ou obrigados por lei a assim proceder. Se for o caso, você será notificado a respeito de sua conta na próxima vez que tentar acessá-la.
Se você excluir ou se nós desativarmos sua conta, estes Termos serão encerrados.
Limites da responsabilidade
Trabalhamos continuamente para fornecer os melhores Produtos possíveis e especificar diretrizes claras para todos que os utilizam. Nossos Produtos, no entanto, são fornecidos “no estado em que se encontram”, e não damos nenhuma garantia de que eles sempre serão seguros, ou estarão livres de erros, ou de que funcionarão sem interrupções, atrasos ou imperfeições. No limite permitido por lei, também nos EXIMIMOS DE TODAS AS GARANTIAS, EXPLÍCITAS OU IMPLÍCITAS, INCLUSIVE AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE, ADEQUAÇÃO A UMA DETERMINADA FINALIDADE, TÍTULO E NÃO VIOLAÇÃO. Não controlamos nem orientamos o que as pessoas e terceiros fazem ou dizem e não somos responsáveis pela conduta deles (seja online ou offline) ou por qualquer conteúdo que compartilham (inclusive conteúdo ofensivo, inadequado, obsceno, ilegal ou questionável).
Não podemos prever quando problemas poderão decorrer de nossos Produtos. Sendo assim, nossa responsabilidade é limitada à máxima extensão permitida pela lei aplicável e, sob nenhuma circunstância, seremos responsáveis perante você por qualquer perda de lucros, receitas, informações ou dados, ou, ainda, por danos eventuais, especiais, indiretos, exemplares, punitivos ou acidentais decorrentes de ou relativos a estes Termos ou aos Produtos do Balcão de Ideias, ainda que tenhamos sido avisados da possibilidade de tais danos.
Contestações
Tentamos fornecer regras claras de modo a limitar ou até evitar contestações. No entanto, se surgir uma contestação, é útil saber antecipadamente onde ela poderá ser resolvida e quais leis serão aplicáveis.
Se você for um consumidor, as leis do país em que você reside serão aplicáveis a qualquer pleito, causa de ação ou contestação que você tiver contra nós decorrente de ou relacionada a estes Termos ou aos Produtos do Balcão de Ideias e Práticas Educativas (“reivindicação”), e você poderá resolver sua reivindicação em qualquer tribunal competente em tal país que tenha jurisdição para tanto. Em todos os outros casos, você concorda que a reivindicação deverá ser resolvida exclusivamente no foro da Comarca do Rio de Janeiro/RJ, que você se submeterá à jurisdição pessoal de qualquer desses tribunais para o fim de resolver esses pleitos e que as leis brasileiras regerão estes Termos e qualquer pleito, independentemente de disposições sobre conflitos de leis.
Outros
Data da última revisão: 27 de março de 2020
Ainda não possui cadastro? Cadastre-se para acessar nosso material.
Educação Infantil
Docente
Rede Municipal de São Francisco do Conde
Argumentação, Comunicação, Empatia e cooperação
Prática Implementada
Escola Municipal Maria Lúcia Alves
Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
A temática Viva a Diversidade faz parte de uma sequência didática: Diversidade Cultural, que busca desenvolver e estimular a interação, comunicação, empatia e respeito ao outro.
O eu, os outros e nós; Traços, sons, cores e formas ; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades.
Tempo de duração: 4 horas/ aula
Considerando a importância de trabalharmos a concepção que a educação é para todos e todas,respeitando as diversidades existentes e sobretudo, utilizando-as como ferramenta de aprendizagens para e com os estudantes. A atividade proposta tem como objetivo refletir, promover a interação, participação e desenvolvimento de todas as crianças da turma da Educação Infantil, Grupo 5, de forma inclusiva. É importante acolhermos todas as crianças, independente de sua raça, cor da pele, gênero, classe social, religião, necessidades individuais e específicas; devemos propor atividades lúdicas, brincadeiras, diferentes estratégias para trabalharmos as competências, respeitando os direitos de aprendizagem e os campos de experiências na educação infantil.
As crianças da Educação Infantil aprendem e se desenvolvem através das brincadeiras e interações. Ao brincar, desde cedo as crianças conhecem o próprio corpo, o mundo em que vivem e seus objetos, imitam os comportamentos dos adultos à sua volta, assimilando valores e hábitos culturais, elaboram sentimentos e situações vividas. Brincar é uma das formas mais importantes de estar no mundo e pensar sobre ele.
Vivemos numa sociedade diversa e plural, cada pessoa tem suas subjetividades. O bom da vida é que temos a oportunidade de conviver com a diferença, vivemos na diversidade com os sujeitos, com a sociedade, nos diferentes objetos, coisas, com a natureza à nossa volta. Para viver em sociedade, de forma digna, é imprescindível que se respeite o direito de todos, tornando a cidade, os diferentes espaços, ambientes acessíveis para qualquer cidadão. Se realmente desejamos que a inclusão efetivamente aconteça, se faz necessário o acolhimento de todos as pessoas. Acolhimento é sinal de igualdade.
De acordo com a nossa Constituição Brasileira (1988), a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, que deverá ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A família representa a comunidade escolar e tem o dever de participar, acompanhar e apoiar diferentes possibilidades de crescimento intelectual do seu filho (a), bem como observar, estimular uma cultura de respeito às diferenças, contribuindo para um ambiente de respeito e solidariedade.
Desenvolver a interação com todos os colegas da turma;
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos;
Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive;
Desenvolver a linguagem oral;
Estimular as crianças a propor, opinar e argumentar;
Desenvolver a linguagem escrita;
Despertar o prazer pela leitura;
Fazer o reconto da história ouvida;
Explorar movimentos corporais através de jogos, brincadeiras, danças, músicas e dramatizações;
Expressar- se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensional;
1° Momento/Passo
A educadora dará início a aula através da contação de uma história para a turma. História: A Cor Bela de Mirela de (Jucele Santos e ilustrações de (Sergio Pereira), disponível em:
Materiais: Vídeo da História Infantil, aparelho celular e áudios compartilhados no grupo.
2° Momento/Passo
No segundo momento, a professora solicita que a criança converse com a família sobre a história ouvida (momento da oralidade). Nesse momento da conversação, cada aluno irá relatar as suas características, preferências, o que gostou e o que não gostou na história, o que observou durante a história. Após ouvir a história e fazer a conversação sobre a mesma, os alunos irão fazer um registro da história ouvida através de desenhos em uma folha de papel ofício.
Materiais: Papel ofício, lápis de escrever, lápis de cor, ou giz de cera, imagens de diferentes pessoas compartilhadas no grupo, fotos das atividades realizadas pelos alunos e compartilhadas no grupo pelos responsáveis.
3° Momento/Passo
No terceiro momento será compartilhado algumas imagens no grupo sobre a diversidade entre as pessoas; somos diferentes, respeito às diferenças.
Materiais: Imagens de diferentes pessoas compartilhadas no grupo.
4° Momento/Passo
A Professora mandou áudios para a turma falando sobre a importância em respeitar todas as pessoas.
Materiais: Aparelho celular e áudios.
5° Momento/Passo
Dando continuidade a proposta da aula os alunos irão ouvir e dançar a música: Normal É Ser Diferente – Grandes Pequeninos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg&ab_channel=GRANDESPEQUENINOS
Materiais: Vídeo da música: Normal é ser diferente !
6° Momento/Passo
No momento da brincadeira: a professora irá propor para a turma a Brincadeira com Música Estátua Diferente- Tio Ricardo,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QAGphdpM8a4&ab_channel=TioRicardoBrincadeiraCantada
Materiais: Vídeo da Brincadeira com Música Estátua Diferente- Tio Ricardo.
Literatura Infantil, Papel ofício, lápis de cor ou giz de cera, aparelho celular e imagens sobre a diversidade para as crianças observarem, fotos, áudios, vídeos e computador ou notebook.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
________. 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, [entre 2017 e 2019]. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
RCF. Referencial Curricular Franiscano. Secretaria de Educação de São Francisco do Conde- SEDUC. Vários autores e vários colaboradores.
YOUTUBE. História: A Cor Bela de Mirela de (Jucele Santos e ilustrações de (Sergio Pereira), disponível em:
_______. Normal É Ser Diferente – Grandes Pequeninos. Disponível rm: em:https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg&ab_channel=GRANDESPEQUENINOS
_______. Brincadeira com Música Estátua Diferente- Tio Ricardo, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=QAGphdpM8a4&ab_channel=TioRicardoBrincadeiraCantada.
REFLEXÃO SOBRE O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS;
INTERAÇÃO/ ENVOLVIMENTO ENTRE OS COLEGAS;
PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS;
Os estudantes serão avaliados durante todo o processo e a partir do seu desenvolvimento individualmente e/ou no grupo durante a realização nas atividades propostas pela professora. A educadora fará as intervenções necessárias para que todos avancem.
A aprendizagem acontecerá a partir de como o conhecimento é construído, e para que isso aconteça, depende do desenvolvimento em processo dos saberes pedagógicos e das relações afetivas e, por isso, é necessário fazer uma avaliação contínua e formativa dos avanços de cada criança e também de suas dificuldades. A avaliação se dará de forma diagnóstica, contínua e coletiva durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Através da atividade proposta a educadora deseja buscar o envolvimento de todos os alunos na atividade de modo a promover a inclusão. Será observado a participação dos alunos e realização das atividades, bem como analisar o que os alunos trazem em relação a construção da sua identidade de forma positiva.
Profissionais da educação, coletivos, movimentos, organizações sociais, fundações, associações, institutos, empresas, universidades e centros de pesquisa podem partilhar boas práticas, conteúdos e divulgar eventos que contribuam para a educação brasileira.
Os conteúdos cadastrados passarão por um processo de moderação e, se estiverem de acordo com as diretrizes da plataforma, serão publicados.
Você poderá enviar e divulgar boas práticas, eventos relacionados a educação e temas transversais (webinars, oficinas, lives, workshops e similares), artigos acadêmicos,cursos, notícias, reportagens e mídias como podcasts e vídeos.
A proposta é divulgar as diversas ações realizadas pela sociedade que podem apoiar outros profissionais da educação.
Você precisará ter o nome do evento, resumo, link para acesso, caso seja virtual, ou endereço, caso seja presencial, por fim a data e hora de realização. Além de identificar se o evento é gratuito ou não.
Listamos abaixos tudo que você precisa saber para cadastrar conteúdos:
– Título do conteúdo;
– Identificar a categoria do conteúdo que será partilhado (se é artigo, por exemplo);
– Selecionar a(s) área(s) que ele/eles pertence/em;
– Escrever as palavras-chave;
– Nome dos autores e o resumo do conteúdo;
– Caso queira, upload de um arquivo em pdf e destaque de alguma informação.
Listamos abaixos tudo que você precisa saber para cadastrar boas práticas:
– Nome da boa prática;
– Objetivo geral;
– Palavras-chave relacionadas;
– Forma de realização (on-line ou presencial);
– Identificar se a prática está atrelada a algum componente curricular ou área de conhecimento;
– Competência da BNCC mobilizada (caso exista);
– Público-alvo;
– Tempo de realização;
– Objetivos específicos;
– Passo a passo do desenvolvimento;
– Materiais necessários;
– Autores;
– Relato da experiência;
– Caso queira, uma evidência (foto/vídeo).
Sim, seu conteúdo irá passar por um processo de moderação, se estiver de acordo com nossas diretrizes será publicado. Entretanto, caso não seja aceito enviaremos um feedback indicando melhorias para que você realize a revisão e adequação do conteúdo.
Campos em branco, tema discordante do conteúdo, materiais impróprios ou que incitem: violência, assédio, notícia falsa, propaganda e anúncio. Além de materiais enviados em duplicidade.
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência de navegação.
Acesse nossas políticas de cookies
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
Cookie de Sessão | Sessão | Este cookie é nativo para aplicações PHP. O cookie é usado para armazenar e identificar o ID de sessão exclusivo de um usuário com a finalidade de gerenciar a sessão do usuário no site. O cookie é um cookie de sessão e é excluído quando todas as janelas do navegador são fechadas. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
Google Analytics - Configurações | 1 minuto | Este cookie é definido pelo Google e é usado para distinguir os usuários. Os cookies armazenam informações anonimamente. |
Google Analytics - Padrão | 2 anos | Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para calcular o visitante, a sessão, os dados da campanha e controlar o uso do site para o relatório de análise do site. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos. |
Google Analytics - Visitante | 1 dia | Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam um site e ajuda na criação de um relatório analítico de como o site está se saindo. Os dados coletados incluem o número de visitantes, a fonte de onde vieram e as páginas visitadas de forma anônima. |
Deixe o seu comentário!