, ,

Um circuito divertido!

Desenvolver a coordenação motora, noção de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

EM Antônio Federzoni

Campos de Experiência

Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Tempo de duração: 1 hora de aula

Objetivos de aprendizagem

  • - Vivenciar atividades motoras e lúdicas;

  • - Identificar obstáculos;

  • - Sincronizar atenção, ritmo e equilíbrio.

Estratégia / Desenvolvimento

– Em um espaço amplo, elaborar um circuito com cones, bolas coloridas e cordas.
– A professora apresenta o circuito às crianças realizando uma demonstração de como será realizado, e logo em seguida apoiará as crianças a vivenciar o circuito.
– Após todos realizarem a atividade, devem fazer uma roda educativa no mesmo espaço e a professora fará uma interlocução transversal com outros temas.
– Fará perguntas norteadoras: Quantas bolinhas nós temos no circuito? Quantos Cones? Vamos contar? Quais as cores dos cones? E as cores das bolas?

Sugestão de circuito:
– Faça um cone de papel (como uma tocha), colocando uma bola em cima para que as crianças equilibrem;
– Pegue cones maiores de plástico e enfileire dando espaço entre eles. As crianças devem andar em Zig e Zag, sem deixar a bolinha cair. Coloque também um pedaço de corda no chão para que as crianças tenham que pular o obstáculo.

Recursos necessários

Cones coloridos, papel, cola, corda, bolinhas coloridas, computador e ônibus para as visitas.

Autores

Tamires Garcia da Silva
Professor/a
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Equilíbrio; Socialização; Identificação de Cores; Números e Formas;

Relatos da experiência

Foi gratificante vivenciar as experiências com as crianças durante a realização da atividade. Todos os objetivos foram alcançados e elas se divertiram muito durante a atividade.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *