,

Todos podem brincar, todos podem aprender

Promover a integração das crianças aos seus respectivos grupos;

Construindo com elas rotinas de trabalho que favoreçam o brincar e o pleno desenvolvimento de todas.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Professora Cléa de Paula Camandaroba

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar.

Objeto do Conhecimento

Construção da fazenda, descobrir a função dos briquedos, suas cores e texturas.

Campos de Experiência

Traços, sons, cores e formas

Tempo de duração: (2) Duas aulas.

Introdução

or ser uma escola rural a prática foi pensada segundo a realidade de pelo menos a maioria dos alunos envolvidos, moram no campo e com frequência precisam se deslocar para demais atividades extra lar, além da escola, a ideia de protagonizá-los(as) nessa atividade traz a tona todo o contexto e demandas que circundam a escola, as condições da turma, tendo em vista, principalmente a personalidade e as especialidades de cada um, a metodologia de aplicação de tal proposta tem a ver também com as possibilidades e disposições gerais de execução da tarefa pelos(as) pequenos(as).

Perceber o ambiente escolar e seu entorno é de fundamental importância para a contínua integração do estudante naquele espaço. Por isso, explorar as formas do conhecer e entender esse universo é primordial em se tratando da Educação Infantil. São momentos que trarão a luz esse novo e contínuo caminho, que deve já nesse período ser carregado de informações, obviamente, à medida dessa fase, salvo várias possibilidades que entornam o caminho. Por isso, as texturas, as cores, os sons, os brinquedos, as brincadeiras e as formas do brincar precisam se adaptar à realidade a qual a turma está imersa; assim, desmistificando esse contexto e os percalços do dia a dia é possível entender que no tempo de cada um haverá progresso.

Objetivos de aprendizagem

  • Trazer o foco aos estudantes estimulando-os no processo de ensino aprendizagem, de modo que seja proveitoso para todos.

Estratégia / Desenvolvimento

1º momento: Apresentação e explanação da proposta pelo professor: 

Os alunos foram distribuídos em quatro grupos de cinco componentes e a partir desse momento todos tem contato com o material para então começarem a imaginar o que realizarão em seguida. Nesse sentido descobrir o que deve ser feito por todos juntos vem também da descoberta que cada um faz a cerca daquilo que se adapta individualmente. Uma vez que são também tiradas, as dúvidas pelo orientador. 

2º momento: Preparativos: 

Após a entrega de diversos materiais para cada grupo a fim de que os alunos e alunas deixem a imaginação fluir acerca do projeto da fazenda, no sentido lúdico e artístico, onde há um estímulo do orientador citando exemplos estruturais (do que compõem uma fazenda) de forma tangível às crianças visando despertar ainda mais criatividade através do faz de conta. 

 3º momento: Apresentação do resultado pelos alunos: 

Depois de montados os projetos de cada grupo, os alunos e alunas que quiserem expressam suas impressões da experiência com a atividade, e/ou falam sobre o resultado dos colegas, observando nesse ponto, sua linguagem própria, assim como sua forma de expressão. E para finalizar, brincam todos juntos de maneira a compartilhar o que a sala produziu. 

Recursos necessários

50 Cubos de madeira, pedras e gravetos, 5 quilos de areia, pequenos animais de briquedo, imaginação e criatividade. 

Autores

Lázaro Mendes Freitas
Professor
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Trazer para o dia a dia da sala de aula leveza e ludicidade, inclusão, convívio em grupo e o gosto pela rotina escolar;

Questionamentos e dúvidas;

Montagem com padrões que no mínimo façam referência a proposta (uma fazenda);

Que os alunos e alunas se divirtam ao executarem a tarefa;

Avaliação

Observar a disponibilidade dos estudantes, bem como a predisposição para o trabalho em equipe de maneira que todos contribuam a sua maneira. 

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *