, , ,

Sequência didática – Uma lagarta muito comilona

Estimular o desenvolvimento integral das habilidades de comunicação e expressão na educação infantil, promovendo a capacidade de expressar pensamentos e emoções por meio da linguagem oral e escrita. Além disso, busca-se aprimorar as formas de comunicação através da expressão corporal e gestual, criando um ambiente propício para a representação lúdica e criativa de histórias. O objetivo é proporcionar às crianças uma experiência enriquecedora que contribua para o desenvolvimento da linguagem e expressividade desde os primeiros anos escolares.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição

Direitos de Aprendizagem

Participar; Explorar; Expressar; Brincar.

Objeto do Conhecimento

Linguagem oral e escrita, incluindo expressão de ideias e sentimentos; Expressão corporal e gestual na narrativa da história.

Campos de Experiência

Corpo, gestos e movimentos | Traço, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Tempo de duração: 1 semana (5 dias)

Introdução

A prática educativa realizada com o planejamento acima teve como objetivo proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e interdisciplinar para as crianças. Através da história “Uma Lagarta Muito Comilona”, as crianças foram envolvidas em atividades que abordaram diversos aspectos do desenvolvimento infantil, como linguagem, expressão corporal, habilidades numéricas e expressão gráfica. Ao longo da semana, cada dia trouxe uma nova dimensão da aprendizagem, incentivando a exploração ativa e criativa das crianças. Elas tiveram a oportunidade de recontar a história de maneira lúdica, utilizar gestos para representar personagens e situações, quantificar objetos e associar números, além de realizar atividades de colagem e registro gráfico. Essa abordagem pedagógica promoveu a integração de diferentes campos de experiência, permitindo que as crianças desenvolvessem habilidades cognitivas,
emocionais e sociais de forma interconectada. Além disso, a prática incentivou a expressão individual e a criatividade, ao mesmo tempo em que fortaleceu a compreensão de conceitos fundamentais. Foi uma oportunidade valiosa para aprender de forma significativa e divertida.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver habilidades de linguagem oral e escrita, expressando ideias e sentimentos.

  • Aprimorar a expressão corporal e gestual na comunicação e representação de histórias.

Estratégia / Desenvolvimento

Dia 1 (EI03EO01): Para iniciar foi realizado a leitura do livro “Uma lagarta muito comilona” do autor Eric Carle para os alunos. E em seguida os alunos foram estimulados a recontar a história com suas próprias palavras; Além disso, realizaram uma atividade prática onde colaram cascas de ovo no ovo da lagarta e pedaços de eva na figura da lua. Livro, cola, cascas de ovos, eva, material impresso.

Dia 2 (EI03CG02): Foi solicitado que os alunos recontassem a história lida no dia anterior, incentivando a usar gestos e expressões corporais para representar personagens e situações da narrativa, como: grande, gorducha, pequena, magrela; Após este primeiro momento, foi realizado uma atividade prática onde os alunos desenharam e pintaram a lagarta comilona. Livro, giz de cera, lápis colorido, material impresso.

Dia 3 (EI03TS02): Foi realizado uma atividade prática que envolveu recortar, colar e contar as frutas que a lagarta comeu na segunda, terça, quarta, quita e sexta-feira de acordo com a história; Em seguida, os alunos realizaram a identificação e associação dos numerais correspondentes em cada dia da semana.
Tesoura, cola, lápis grafite, borracha.

Dia 4 (EI03ET01): Foi realizado uma atividade prática coletiva que consistiu em montar um cartaz lustrando o ciclo de vida da borboleta, os alunos foram estimulados a desenhar os ovos, a lagarta, o casulo e a borboleta. Em seguida, com o suporte da professora, os alunos construíram a legenda de cada desenho, sendo direcionados a partir do som das letras. Giz de cera, cartolina, lápis colorido, lápis grafite, borracha,
fita durex.

Dia 5 (EI03EF01): Os alunos recortaram e colaram todos os alimentos que a lagarta comeu no sábado de acordo com o livro; Em seguida, eles foram incentivados a identificar o fonema inicial de cada alimento que a lagarta comeu no sábado e registrar a letra ao lado de cada imagem. Tesoura, cola, lápis grafite, borracha.

Recursos necessários

Livro; cola; cascas de ovos; eva; material impresso; tesoura; giz de cera; lápis colorido; lápis grafite; borracha; cartolina; fita durex.

Autores

Milena Cosmo da Silva
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

1. As crianças puderam expressar ideias, emoções e personagens de forma criativa, utilizando gestos, expressões corporais, desenhos e letras, enriquecendo suas habilidades de comunicação.

2. Através das atividades de quantificação dos alimentos consumidos pela lagarta, os alunos aprimoraram sua compreensão das relações numéricas e conceitos matemáticos básicos.

Avaliação

Foram considerados os seguintes aspectos:
Participação e engajamento das crianças nas atividades propostas. Compreensão da história e capacidade de reconto de forma criativa.Habilidade na representação numérica e gráfica dos elementos da história. Expressão das ideias e sentimentos durante as atividades. Colaboração e interação com os colegas. Além disso, foram utilizados registros visuais, como fotografias das criações das crianças e seusregistros gráficos, para documentar o processo de aprendizagem e auxiliar na avaliação do desenvolvimento individual e coletivo. A avaliação teve como objetivo identificar os avanços edesafios de cada aluno, adaptando as atividades conforme necessário para atender às necessidades individuais e proporcionar um ambiente de aprendizado significativo.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nathacha ferreira

26/06/2024 3:53 pm

Que prática interessante e bem sistematizada. Parabéns!