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Sequência didática: Nome da gente.

Estimular nas crianças habilidades essenciais para o desenvolvimento de sua identidade, autonomia,
autoconfiança e autocuidado.

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Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Cultura digital

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI Professor Carlos Antonio Amaral de Almeida

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Nome próprio, Identidade, Autonomia, Leitura Escrita

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós, Corpo gestos e movimentos, Escuta, fala, pensamento e imaginação

Tempo de duração: Uma semana (cinco dias)

Introdução

Conhecer-se é um dos direitos de aprendizagem propostos pela BNCC, neste contexto é fundamental que
as crianças sejam estimuladas a avançarem nas habilidades de autoconhecimento desde a primeira
infância. A escola é o universo ideal para estimular o conhecimento dos pequenos e pequenas a respeito
de si e do outro.
Por meio das relações estabelecidas em diferentes grupos sociais, a criança conseguirá construir sua
autoimagem, aprimorando habilidades de autoconhecimento e valorização de suas raízes.
A sequência Didática “Nome da Gente” propõe que as crianças sejam protagonistas na descoberta da
sua identidade, promovendo o desenvolvimento eficaz da sua autonomia no ambiente escolar e na vida
prática.

Objetivos de aprendizagem

  • (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência. (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

Estratégia / Desenvolvimento

Dia 1
– Apresntação do poema “Nome da gente” de Pedro  Bandeira (vídeo);
– Leitura apontada coletiva utilizando cartaz que ficará
exposto na sala de referência durante a semana;
– Roda de conversa abordando o tema “Nome da gente”, as crianças serão convidadas a falarem seus nomes e caso desejem, alguma curiosidade sobre eles.
– Observação da própria imagem em frente ao espelho;
– Construção de autoretrato com registro espontâneo de seu nome;
– Exposição das produções em mural “EU sou assim” na
Parte externa da sala de referência.

Materiais

Tv;
Cartaz com o texto a ser
trabalhado;
Espelho;
Folhas A4;
Canetinhas, lápis de cor, giz de cera;
Fita adesiva.

Dia 2
– Chamada musical;
– Retomada do poema “Nome da gente” com exploração sobre a importância do nome de cada um;
– Pareamento de fichas com os nomes e fotos das crianças (as fichas com os nomes estarão viradas e as fotos
Expostas, a criança escolhe uma ficha e ao ver o nome que nela está escrito, fará o pareamento com a foto, neste momento, explorar a letra inicial de cada nome);
– Tríplice da escrita: Utilização do alfabeto móvel, para que cada criança monte seu próprio nome, em seguida utilização da tela amarela (caixa com fubá) para escrita e por fim, registro espontâneo do nome em telas mágicas (estrutura em papelão plastificada).

Materiais

Fichas com os nomes das crianças;
Fotos das crianças impressas;
Alfabeto móvel;
Tela Amarela;
Tela mágica;
Lápis para quadro.

 

Dia 3
– Leitura Deleite “Quem sou Eu? De Ana Maria Machado;
– Conhecendo os documentos de identificação – Certidão Tv; Cartaz com o texto a ser trabalhado;
– Atividade para ser realizada com a família “A história do meu nome”.

Materias

Livro paradidatico

Ampliação da Certidão de
nascimento e RG;
Modelo de RG impresso;
Fotos das crianças;
Tesoura, cola;
Atividade impressa (para casa).

Dia 4
– Grande roda de conversa “A história do meu nome”, em posse das atividades realizadas junto as famílias, as crianças que se sentirem a vontade, irão contar sobre esta experiência ao grande grupo, em seguida, todas as histórias serão expostas em um varal no pátio do CMEI (Conheça a história do meu nome);
-Escrita espontânea do próprio nome com giz, no chão
do pátio do CMEI;
-Construção e exploração de gráfico de barras “Letra inicial do nome das crianças”.

Materiais

Produção do dia anterior (A
história do meu nome);
Varal;
Giz;
Cartolina e post-it.

Dia 5
– Música “Gente tem sobrenome” de Toquinho, exibição de vídeo e leitura apontada;
– Diálogo sobre os nomes e sobrenomes;
– Confecção de tags para identificação da mochila escolar, em um abiente previamente organizado com
computadores, a criança terá a sua disposição tags digitais, com vários temas para livre escolha, em seguida, irá digitar seu nome no tag que será impresso, plastificado e devolvido a criança para que recorte e identifique seu material.

Materiais

Computadores;
Datashow;
A4;
Impressora;
Papel Contact;
Tesouras

Recursos necessários

Computadores;
Datashow;
Cartazes;
Impressões;
Espelho.

Autores

Maria Aparecida Batista da Silva
Coordenadora Pedagógica
Andréa Karla Serafim Teixeira
Professora
Maria Selenita de Lima
Professora
Solange Gomes
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Valorização e reconhecimento do próprio nome como parte de sua identidade;

Reconhecer e escrever o próprio nome;

Aproximar a criança da cultura digital.

Avaliação

Processual e contínua, considerando o envolvimento, evolução e desenvolvimento das crianças
durante a realização das atividades propostas.

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