Apreciar a contação da história, perceber a sua sequência e seus personagens, fazer
a interpretação (oralmente), trabalhar a criatividade e produções artísticas e explorar o ambiente descobrindo e entrando em contato com as plantas a fim de conhecer suas características, como crescem e seus cuidados básicos.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Docente
Rede Municipal de Mucugê
Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo
Ideia
Grupo Escolar Anatalino Pina Medrado
Participar de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de história / explorar variadas possibilidades de usos combinações de materiais/ conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo/ explorar elementos da natureza ampliando seus saberes sobre meio ambiente
Leitura/ Escuta; Plantas; Números ( Contagem); Estratégia de Leitura; Compreensão
Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos; Traços sons, cores e formas.
Tempo de duração: 1 semana
É muito importante que as crianças, desde cedo, aprendam através das histórias infantis, tanto com seus pais, como com seus educadores. Está inserida no mundo da leitura é de fundamental importância, pois é um poderoso estimulo para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e criativo das crianças. Por meio das histórias, elas vivenciam o imaginário e acabam por inventar novas brincadeiras e personagens, reproduzindo e criando suas histórias preferidas, no seu imaginário.
Desta forma, trabalhar a geminação do feijão, as partes das plantas usando a história do João o pé de feijão é um modo de unir o brincar aliado à arte e neste caso, a linguagem da literatura.
Contar e recontar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos;
Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc. em contextos diversos;
Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.);
Aprimorar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas);
Dialogar com crianças, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
1º dia: Apresente o livro (João e o pé de feijão) para as crianças. Será utilizado como recurso palitoches para a encenação da história.Fale o título e questione o que eles já conhecem desta história. Permita que falem o quê lembram e conversem entre si. Vá contando e fazendo pausas para intervenções.
Após ouvirem a história sente com seus alunos e vá perguntando sobre a sequência dos fatos da história, quais os personagens, quais suas motivações, quais os animais, quais os objetos mágicos… E se foi certo João roubar os objetos do Gigante, e outras questões que possam surgir.
Nesse momento utilize os palitos com os personagens e vá colocando a frente das crianças na ordem que aparecem na história. Por exemplo, primeiro aparece a vaca, depois o gigante, depois a galinha, depois a harpa… ajude-os a perceber essa sequência através dos números que você escreve nas imagens colocadas a frente deles.
Em seguida, comente com a turma que irão colher folhas de árvores ou plantas para fazer colagem nas folhagens do feijão, saia do espaço escolar para uma área externa.
Ao retornar para sala, entregue para a turma uma folha de desenho e tinta verde para eles pintarem o pé de feijão e o castelo. Ajude-os a colar as folhas colhidas anteriormente para fazer folhagem e algodão para ser a nuvem. Após eles podem completar o cenário da história com desenhos livres.
2º dia: Relembre a história e o quê João plantou, questione se já plantaram algo e sabem o quê as plantas precisam para crescer. ( ouça as respostas). Entregue um copo com algodão no fundo para cada criança e três ou cinco feijões, oriente que coloquem os feijões no algodão (empurrando um pouco para ficarem envolto pelo algodão, mas não cubram completamente o feijão. Então questione o quê a planta precisa para crescer, e ajude-os a colocar um pouco de água e coloque em um local que pegue sol uma parte do dia, mas que não seja demasiado quente. Escreva o nome da criança em seu copo.
Falar para as crianças que devemos cuidar da sementinha que foi plantada como: Regar/molhar todos os dias.
3º dia: Vídeo de reconto da história “João e o pé de feijão para recordar.
Conversar sobre o vídeo. Tem algumas partes diferentes do livro?
Explicar que uma história tem várias versões.
Gravar vídeo das crianças recontando a história “João e o Pé de Feijão” do jeito deles e enviar para os pais.
4º dia: Trabalhe com seus alunos a imaginação de como seria subir no pé de feijão gigante: o quê sentiriam, como conseguiriam subir, como se segurariam… se já subiram em algum local alto. Aproveite o momento para salientar sobre a segurança, os cuidados ao subir em algo e também os perigos de quedas e ferimentos. Então comente que devem brincar de subir em árvores ou nas coisas só com a supervisão de um adulto e com segurança, assim amarre uma corda no alto de uma árvore ou um portão que aguente o peso das crianças. E ajude-as as ir subindo pela corda como se tivesse subindo no pé de feijão. Trabalhar equilíbrio para se movimentar, também usar giz, barbante, carvão, fita crepe ou algo semelhante para desenhar algumas linhas no chão. A criança deverá andar em cima da linha tentando se equilibrar.
5º dia: Músicas e quantidades
Música: Um dois feijão com arroz… Iniciar a aula cantando e gesticulando .
Em seguida,Brincar com trilha com números até 10 (trilha do pé de feijão) (desenhada no papel metro e colada ao Chão)
Livro, feijões, algodão, água, cola, cartaz, folhas , giz, barbante, corda, papel metro.
Compreensão do processo de germinação de outra semente;
Transposição entre o imaginário, dado pela história, e o real que é o fato da germinação;
Perceber a importância dos elementos fundamentais ao plantio;
Nomeia e reconhece alguns tipos de plantas;
Demonstra iniciativa expressando seus desejos e sentimentos;
Produz trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;
Demonstra cuidado com material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço físico da sala;
Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça necessidade;
Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra;
Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feitas pelos adultos;
Desenvolver memória e conhecimento musical através de repertório de canções;
Conhece e produz oralmente textos;
Deixe o seu comentário!