, ,

Sequência didática com a história: “Menina bonita do laço de fita”.

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Creche Municipal Professor Samuel Batista de Oliveira Júnior

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Conhecer-se e Expressar-se.

Objeto do Conhecimento

Valores (respeito); Coordenação motora; Cores e formas; Linguagem oral; Músicas que lembrem a cultura afro; Brincadeiras.

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós | Corpo, gestos e movimentos | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações| Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Traços, Sons. Cores e Formas.

Tempo de duração: 05 dias com duração de duas horas cada momento.

Introdução

Através da história “Menina bonita do laço de fita”, obra de Ana Maria Machado, um dos clássicos de nossa literatura que conta a história da protagonista – uma linda menininha negra, com cabelo trançado e finalizado com fitinhas – e, de um coelhinho que nutre verdadeira paixão por ela e por sua cor pretinha, vamos ajudar nossos pequenos a conhecer e compreender a importância de respeitar e valorizar o outro.

Objetivos de aprendizagem

  • (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

  • (EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

  • (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

  • (EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

  • (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

  • (EI02CG03)Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Ações: 1º dia: Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as diferenças que existem entre as pessoas, apresentação e contação da história. (A história será contada com avental de história)

    Materiais: Livro: Menina bonita do laço de fita.
    Avental para contação de história.

     

  • Ações: 2º dia: Roda de conversa retomando o primeiro dia da sequência seguido de atividade de colagem. (Colar laços vermelho no cabelo da menina).

    Materiais: Atividade impressa, cola, tesoura, lacinhos de fita vermelho.

     

  • Ações: 3º dia: Através da leitura de imagens de pessoas com características diferentes, observa-las, trabalhando o respeito para com o outro, em seguida, orientar atividade para ser realizada em casa. (A atividade de casa será olhar fotos da família observando as diferenças que existe entre eles).

    Materiais: Caixa surpresa com imagens de pessoas;
    Roteiro impresso em papel oficio com orientações para a realização da atividade de casa.

     

     

     

     

     

     

  • Ações: 4º dia: Roda de conversa para as crianças exporem o que aprenderam na atividade de casa enfocando questões sobre o respeito e a beleza negra através da recontação da história para as crianças.

    Materiais: Livro: Menina bonita do laço de fita.

     

  • Ações: 5º dia: Realização de desfile com o tema “Belezas diferentes”, entrega de brindes e lanche.

    Materiais: Recursos audiovisuais: Data show, telão, caixa de som, notebook, microfone; brindes e faixas para os vencedores.

     

Recursos necessários

Livro: Menina bonita do laço de fita.
Recursos audiovisuais: Data show, telão, caixa de som, notebook, microfone,
Brindes;
Faixas;
Caixa surpresa com imagens de pessoas;

Autores

Lizane Geiza de Azevedo Araújo Morais
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Fazer a criança compreender que todos as pessoas são diferentes umas das outras.

Reconhecer as diferenças entre os membros de sua família.

Aprender a respeitar as diferenças que existe entre as pessoas.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma contínua através de registros escritos, sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, fotos e vídeos.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *