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Se Eu Fosse um Peixinho: Mergulhando no Mundo da Imaginação

Promover a conscientização ambiental entre as crianças, estimulando o desenvolvimento de atitudes de cuidado e respeito pela natureza, através de atividades lúdicas que utilizam a imaginação e a reflexão sobre o impacto da poluição nos oceanos e a importância de ações sustentáveis para preservar o meio ambiente.

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Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI Flora Bezerra

Direitos de Aprendizagem

Conviver - Brincar – Participar – Explorar -Expressar – Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Sustentabilidade e preservação do meio ambiente: Compreender a importância do cuidado com a natureza e os impactos da poluição, especialmente nos oceanos e na vida marinha. Imaginação e expressão criativa: Utilizar a fantasia de ser um peixe para explorar questões ambientais, incentivando a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente. Responsabilidade socioambiental: Desenvolver atitudes e comportamentos que promovam o respeito ao meio ambiente, entendendo a necessidade de ações práticas para a redução do lixo e preservação dos recursos naturais. Trabalho colaborativo: Aprender a importância do trabalho em grupo e da cooperação para alcançar objetivos comuns, como o cuidado com o meio ambiente.

Campos de Experiência

O Eu, o Outro e o Nós

Tempo de duração: 1 semestre

Introdução

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, inclusive das crianças, que desde de cedo podem aprender a importância de preservar a natureza. Nesta atividade vamos imaginar como seria se fôssemos peixes, nadando livremente pelos mares, mas percebemos algo estranho: muito lixo no fundo do mar! Se fôssemos peixes com superpoderes, o que faríamos para deixar o mar limpinho e seguro para todos os seres que vivem ali? Será que poderíamos fazer algo para evitar que tanto lixo chegue até o mar?
Através de histórias, brincadeiras e atividades, vamos descobrir como pequenos gestos no dia a dia podem ajudar a cuidar do meio ambiente e como o exemplo dos peixinhos pode nos ensinar a importância de preservar o nosso planeta.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver a consciência ambiental nas crianças, ajudando-as a compreender o impacto do lixo nos oceanos e na vida marinha.

  • Estimular a imaginação e a criatividade, incentivando as crianças a refletirem sobre soluções para a poluição dos mares, utilizando o conceito de “se eu fosse um peixe”.

  • Fomentar atitudes de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente, ensinando formas práticas de reduzir, reutilizar e reciclar materiais no cotidiano.

  • Ampliar o vocabulário e a comunicação oral por meio de conversas e atividades sobre o tema da poluição e preservação do meio ambiente.

  • Incentivar o trabalho colaborativo e a empatia, por meio de atividades em grupo que promovam a união em torno do objetivo de “limpar o mar” e proteger a natureza.

Estratégia / Desenvolvimento

. Preparação e Introdução ao Tema

• Momento: Início da atividade.
• Estratégia: Introdução ao tema com uma breve roda de conversa sobre o oceano e a importância de mantê-lo limpo.
• Comando: “Vocês sabem o que acontece com o mar quando jogamos lixo? Vamos imaginar que somos peixinhos que precisam de um mar limpinho para nadar!”
• Materiais: Ilustrações ou fotos de animais marinhos, imagens de poluição nos oceanos.

2. Exploração e Imaginação

• Momento: Exploração inicial do fundo do mar e da ideia de limpeza.
• Estratégia: Incentive as crianças a imaginar o fundo do mar e o que gostariam de encontrar nele.
• Comando: “Se vocês fossem peixinhos, o que gostariam de ver no fundo do mar? E o que gostariam de tirar dele para que fique bonito e saudável?”
• Materiais: Tapete azul representando o mar, papel celofane, brinquedos de animais marinhos, e lixo fictício (feito de papel amassado ou outros materiais recicláveis).

3. Ação Simbólica: Limpeza do Mar

• Momento: Atividade prática.
• Estratégia: Criar um ambiente onde as crianças simulem o fundo do mar e, em seguida, recolham “lixo” espalhado, trabalhando o movimento corporal e a coordenação motora.
• Comando: “Vamos ser peixinhos que ajudam a limpar o mar! Cada um pode pegar um pedaço de lixo e colocar na lixeira.”
• Materiais: Balde ou lixeira para representar o destino do lixo; objetos que representem lixo.

4. Reflexão e Compartilhamento

• Momento: Final da atividade.
• Estratégia: Reflexão em roda sobre como podemos ajudar o meio ambiente e evitar a poluição.
• Comando: “Como foi ser um peixinho e limpar o mar? O que podemos fazer para não jogar lixo no oceano?”
• Materiais: Cartazes ou folhas para que as crianças desenhem ou representem o fundo do mar limpo e cheio de vida.

5. Registro e Retorno (Ciclo de Aprendizagem)

• Momento: Continuidade do aprendizado em outras atividades.
• Estratégia: Revisite o tema em outras atividades, como desenho, música ou brincadeiras, para reforçar o aprendiz

Recursos necessários

Habilidades de Trabalho em Grupo e Cooperação:
A prática deve incentivar a cooperação, pois ao “limpar o mar” juntas, as crianças aprendem a dividir tarefas e a trabalhar em equipe de forma colaborativa e harmoniosa.

Aprimoramento da Coordenação Motora e do Movimento Corporal:
A movimentação necessária para simular a limpeza do fundo do mar contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, além do equilíbrio e controle corporal.

Estímulo da Imaginação e da Expressão Oral:
Ao participarem das discussões e imaginarem o fundo do mar, espera-se que as crianças desenvolvam sua imaginação e melhorem suas habilidades de comunicação oral, expressando-se com clareza e criatividade.

Autores

Maria do Carmo Ferreira de Morais
Professora
Heletiany Mirelly Lopes Do Nascimento Gomes
Coordenadora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Habilidade de trabalho em grupo e cooperação;

Aprimoramento da coordenação motora e do movimento corporal;

Estímulo da imaginação e da expressão corporal

Avaliação

A observação e registro do desenvolvimento integral das crianças, promovendo um feedback construtivo e ajustando a prática pedagógica para futuras atividades relacionadas à conscientização ambiental.

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