, , , ,

Ritmos, Sons e Sentimentos

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Francisco Morato

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

E.M. Antônio Federzoni

Objeto do Conhecimento

Contribuir e estimular as habilidades motoras por meio da dança e criação de instrumentos musicais.

Campos de Experiência

Corpo, gestos e movimentos.

Tempo de duração: 5 dias (duas aulas)

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender linguagens musicais e ritmo.

  • Identificar comandos.

  • Vivenciar momentos lúdicos através da musicalização.

  • Desenvolver a criatividade.

Estratégia / Desenvolvimento

1ª Etapa: A partir de aulas anteriores – que apresentaram instrumentos musicais diversos -deverá ser realizada a confecção de instrumentos musicais com sucatas para que aperfeiçoem e desenvolvam a coordenação motora e criatividade;
2º Etapa: Com os materiais confeccionados pelo grupo eles deverão apresentar os instrumentos e o som que o objeto faz.
3º Etapa: As crianças serão levadas para um lugar amplo, a professora colocará músicas infantis diversas para que os alunos cantem, dancem e quando chamados pela professora, toquem seus instrumentos.
4º Etapa: Os instrumentos serão guardados e o ritmo musical deve ser mais calmo e aconchegante para que sintam o próprio corpo e deixem o mesmo falar por meio do movimento; Mais calmos, a professora deve conversar e escutar o que eles acham da atividade.
5º Etapa: Os instrumentos confeccionados serão expostos.

Recursos necessários

– Sucata
– Bexigas
– Fitas coloridas
– Palitos de churrasco e
– Materiais de papelaria.

Autores

Tamires Garcia da Silva
Professora

Resultados Esperados

Aperfeiçoamento das habilidades motoras

Criatividade

Ritmo

Relatos da experiência

Foram momentos gratificantes e agradáveis em ver os pequenos se desenvolvendo de forma lúdica com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *