, ,

Recontando historinhas

Envolver as crianças em atividade que lhes auxilie no desenvolvimento da linguagem, inserindo-os na cultura escrita, bem como, ampliar o gosto pelos textos literários.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Josino Ferreira

Direitos de Aprendizagem

Participar, Expressar-se, Conviver e Explorar

Objeto do Conhecimento

Histórias e contos, Leitura, Oralidade, reconto oral com o professor como escriba, Produção de texto com desenhos, Lista, Letras do alfabeto

Campos de Experiência

Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Tempo de duração: Cinco semanas

Introdução

Partindo do entendimento de que desde a sua chegada na escola, as crianças podem e devem ser inseridas universo da leitura e da escrita de diversas maneira e, também motivado por atividade semelhante realizada anteriormente, com ótimo resultado, essa sequência de atividade foi pensada para os alunos de Educação Infantil de 4 e 5 anos com propósito de envolvê-los na leitura e na escrita a partir da exploração do acervo literário da escola, de forma que permita a essas crianças a fazer escolhas de livros, envolvendo não apenas na leitura, como também, no universo da escrita, tanto de forma espontânea com na mediação do professor. As atividades desenvolvidas levam em consideração ainda, as diferentes formas utilizadas pelas crianças no ato de recontar uma história que se ouve a partir da leitura realizada por um adulto, ou mesmo por si próprio. Assim, esse foi um momento das crianças se envolverem, na leitura, na comparação de versões diferentes de um mesmo conto, nas diversas formas de reconto e no contato direto com os livros literários.

Objetivos de aprendizagem

  • Despertar o gosto pelas narrativas, deixando tocar se pela imaginação proporcionada pelas histórias e contos;

  • Familiarizar com o acervo literário desenvolvendo o gosto pela leitura;

  • Desenvolver a capacidade de ouvir leitura realizada por outra pessoa, interagindo nas rodas de leitura;

  • Praticar a leitura, mesmo antes de saberem ler convencionalmente;

  • Refletir sobre a escrita ingressando no mundo do escrito mesmo antes de conhecê-lo convencionalmente;

  • Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de representação através de desenho, concebendo-o como um forma de linguagem e expressão;

  • Saber expressar oralmente, respeitando os turnos das falas;

  • Sequenciar fatos dentro de uma narrativa possibilitando a compreensão de quem os ouve;

  • Ampliar o repertório cultural através da vivência direta com as narrativas;

Estratégia / Desenvolvimento

Apresentação da proposta para os alunos – escrever seu livro de historinhas lidas
Apresentação dos títulos para escolha de quatro deles pelos alunos;
Registro da lista escolhida pelos alunos (tendo professor como escriba);
Combinado do cronograma e ordem de leitura dos livros/histórias escolhidas;

1ª semana – primeiro livro (OS TRÊS PORQUINHO E O LOBO MAU)
Aula 1
Levantamento do conhecimento prévio dos alunos e leitura do livro pelo professor;
Exploração do título da história com os alunos;
Listar oralmente o nome dos personagens da história tendo o professor como escriba;
Representação dos personagens em desenho e escrita espontânea dos nomes dos personagens;
Aula 2
Releitura do texto pelo professor
Momento de reconto oral por um aluno;
Representação em desenho da parte mais interessante do texto com escrita espontânea do que apresentaram em desenho;
Aula 3
Releitura do texto pelo professor;
Reconto oral por outro aluno
Reconto com ficha/imagem organizando-as na ordem dos fatos na história;
Escrita espontânea do que se passa em cada ficha com imagem do conto;

Segundo livro – OS TRÊS LOBINHOS E O PORCO MAU
Aula 4
Apresentação do livro e leitura pelo professor;
Comparação com o livro trabalhado na semana anterior;
Exploração do título da história e dos nomes dos personagens;
Representação dos personagens em desenho com escrita espontânea dos nomes do mesmo;
Aula 5
Releitura do texto pelo professor e reconto oral pelo aluno;
Representação da parte mais interessante do texto pelos alunos com escrita espontânea do que apresentaram em desenho;
Aula 6
Terceira releitura do texto pelo professor;
Reconto com imagem e escrita espontânea da história por cada aluno;

3ª semana
3º livro – OS TRÊS JACAREZINHOS
Aula 7
Apresentação e leitura do livro pelo professor;
Comparação com os contos lido nas aulas anteriores
Lista oral e com desenho dos personagens da história
Aula 8
Releitura do livro pelo professor;
Criação de uma capa para o livro lido criando uma ilustração com cenas do conto;
Aula 9
Leitura da capa do livro para compararem com sua produção, e de cenas da história;
Organização das imagens de cenas do conto colocando-as na ordem da narrativa;
Comparação entre os três contos lido na sequência;

4ª semana
4ª História – O MACACO E A VELHA (áudio/animação)
Aula 10
Apresentação do áudio do conto com animação em vídeo;
Representação da parte mais interessante da história em desenho, pelos alunos
Aula 11
Reapresentação do áudio do conto;
Identificação dos sentimentos que aparecem no conto (dor, ódio, alegria, sustos, etc.;
Aula 12
Reescrita do conto coletivamente tendo o professor como escriba

5ª Semana
Aula 13
Representação da história através de desenho seguindo a ordem da narrativa;
Aula 14
Dramatização das cenas do conto acompanhando o áudio da história;
Aula 15
Produção de um desenho relembrando as quatro história trabalhadas sequência
Apreciação do trabalho do colega através da troca de material;

MATERIAIS
Materiais de rotinas dos alunos notebook, data show, caixa de som , recursos humano;

Recursos necessários

Livros do acervos literário da escola, Notebook, Data show, Tv, Dispositivo de áudio, Material didático de rotina;

Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Observação da sequências dos acontecimentos em uma história;

Identificação de personagens em uma narrativa; dentificação de personagens em uma narrativa;

Utilização de letras na escrita espontânea e o reconhecimento das mesmas;

Avaliação

A avaliação como um processo permanente se dará pela observação do comportamento (ações e reações) em todo o processo da execução da atividade;
Acompanhamento dos registro realizado pelos alunos, através das atividades proposta;
Material escrito produzido ao longo do processo;

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *