, , , ,

RECEITA DE PÉ DE MOLEQUE – EXPLORANDO DA NOSSA CULTURA

Conhecer e valorizar os costumes e tradições da comunidade, com respeito às comidas típicas da nossa região.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI Helena Martins Gomes

Direitos de Aprendizagem

Brincar, participar, explorar e expressar-se.

Objeto do Conhecimento

Gênero textual - Receita como parte da nossa cultura.

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Tempo de duração: Sequência Didática - Uma semana, 5 aulas duração de 1 hora por dia.

Introdução

As comidas gigantes fazem parte da manifestação cultural da nossa cidade. Sendo assim, vemos a importância de valorizar isso na sala de referência com as crianças explorando o gênero textual receita e conhecendo de perto uma personagem de nossa cultura.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver atividades que envolvam a leitura e escrita, a narrativa das crianças, explorando a nossa cultura por conhecer Maria do Bolo que faz em nossa comunidade o Pé de Moleque Gigante, e por meio de brincadeiras, músicas, entrevistas, conhecendo de perto a origem dessa tradição cultural.

Estratégia / Desenvolvimento

Etapa 1 – Roda de conversa para sondar se as crianças conhecem o Pé de Moleque gigante, e quem faz esse bolo aqui no bairro na época junina. Apresentar fotos de Maria do Bolo e passar entre as crianças, momento de escuta e observação. Construir um cartaz para presentear Maria do Bolo com desenhos das crianças e palavras de agradecimento por seu trabalho prestado à nossa comunidade e cidade.
Materiais- Imagens com registros de Maria do Bolo;
Cartolina, cola e tesoura.

Etapa 2 – Escrita da receita do pé de moleque em cartolina para realizar uma leitura apontada dos ingredientes e modo de preparo. Mão na massa vamos fazer o bolo com as crianças de massa de mandioca seguindo o passo a passo da receita. Assim que tiver assado vamos fazer a degustação, vamos estimular a opinião das crianças sobre o bolo.
Materiais- Cartolina,ingredientes para a receita.

Etapa 3-Musicalização/ Pé com pé (Palavra cantada) explorando os movimentos com os pés,roda de conversa sobre o que podemos fazer com os nossos pés, quantos dedos tem em cada pé,cada criança vai pintar seu pé com tinta e carimbar numa folha de papel e escrever a palavra pé e seu nome.
Materiais- Caixa de som, música, tinta e pincel, folha de papel.

Etapa 4- Roda de conversa sobre os vários tipos de bolos e as preferências das crianças, vamos fazer uma lista com a escrita espontânea das crianças e pesquisar imagens de bolos para montar um mural das preferências. Formular perguntas para Maria do Bolo junto com as crianças e escolher quem vai fazer a entrevista.
Materiais- Cartolina, lápis,revistas, cola e tesoura.

Etapa 5- Aula passeio conhecer Maria do bolo , vamos a sua casa para que as crianças possam com as perguntas formuladas conhecer um pouco da história de vida dela, os registros das homenagens feitas a ela , e onde ela fabrica seus bolos para vender aqui na comunidade.
Materiais – ônibus.

Recursos necessários

Cartolina e canetas coloridas;
Tinta guache;
Música e caixa de som;
Fotos e vídeos;
Ingredientes para preparo da receita de Bolo de mandioca;
Ônibus para visitação a casa de Maria do Bolo e sua fábrica.

Autores

Emanuela Guedes Rodrigues
Coordenação Pedagógica
Marcia Alves de Lima Xavier
Professora Regente
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Conhecer de perto a cultura culinária;

Valorizar as pessoas da nossa comunidade e sua história;

Leitura e escrita espontânea;

Avaliação

Por meio de registros fotográficos e escritos com observação.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *