Receita de Infância

Esta prática Pedagógica foi desenvolvida no Cmei Irmã Rosália, desenvolver em uma ação consciente e participativa de toda equipe de sala, bem como da gestão que nos deu suporte. A atividade teve um grande ganho na aprendizagem das crianças pois evidencia a vivência de seu dia a dia. De forma que eles participam ativamente deste processo de separação do material, até o preparo da receita.

Capacidade de identificar o portador textual, finalidade e função de leitura do texto: receita; Compreender e interpretar diferentes tipos de textos.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Cmei Irmã Rosália

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar.

Campos de Experiência

Corpo, gestos, movimento; Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Tempo de duração: De acordo com a organização da aula e do que estava previsto. Foi feita em 3 aulas que foram separadas por momentos. Foi trabalhado em 3 aulas de 50

Introdução

O tema de nossa prática pedagógica é uma Receita de um bolo, com o título Bolo de Infância, tendo em vista a receita de um bolo onde foi planejada para que tivéssemos o envolvimento de todas crianças da turma. A observação se deu desde a sala de referência onde foi trabalhado diversas formas a receita até chegar ao preparo.

Objetivos de aprendizagem

  • A confecção desta receita do bolo, estimulou o desenvolvimento cognitivo das crianças. Elas aprenderam sobre os ingredientes necessários para o preparo, as medidas corretas, os processos de mistura dos ingredientes, sequência e o tempo de cozimento. Contudo elas despertam o gosto pela culinária, ensina noções de medidas e pesos, estimula a autonomia e a responsabilidade para somente fazer preparos que precise ir ao fogo junto com um adulto.

Estratégia / Desenvolvimento

Na primeira parte, na qual se encontram relacionados os ingredientes, estipula-se as quantidades necessárias para
realizar a receita. Essas quantidades vem descritas em unidades de medidas, como: gramas, mililitros, litros, xícaras, colheres, pitada, entre outras. No dia foi apresentado para as crianças a receita de um bolo de trigo exposto em um cartaz ilustrativo com fotos dos
ingredientes. No segunda parte foi trabalhado a musicalização com a música:
Que delícia de bolo – Eu posso cozinhar, música Infantil Jacarelvis, retirado do Youtube, um momento de interação e divertimento. Na terceira parte seguimos com as crianças para a cozinha do CMEI, Lá mostramos todos os ingredientes necessário para fazer o bolo, mostrando o passo a passo, as medidas e materiais usados, como untar a forma e o tempo em que o bolo iria assar, foi enfatizado o momento da espera para que o bolo esfrie para ser desenformado. Assim que o bolo ficar pronto iremos fazer o recheio e degustar.

Materiais:

Sala de referência
Cartolina
Lápis de quadro
Panelas, colher de pau
Os materiais utilizados foram: Trigo, manteiga, leite, ovos, açúcar, uma pitada de sal, creme de leite e chocolate em barra para o recheio.

Recursos necessários

Caixa de som, celular, Cartaz, toucas, aventais, ingredientes.

Autores

Maria Edineilce Cordeiro da Cruz
Coordenadora Pedagógica
Joana de Angelis Leite da Silva
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Houve melhoria na interação e participação das crianças na sala multifuncional;.

Melhoria da interação da professora com a criança;

Avaliação

Através de avaliação formativa e somativa de forma contínua através da observação

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *