, ,

Protetores do meio ambiente

Desenvolver a consciência ambiental nas crianças, promovendo a compreensão da importância de cuidarmos e protegermos o meio ambiente, para a nossa melhor condição de vida e de todos os seres vivos.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Empatia e cooperação, Pensamento científico, crítico e criativo, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Vereador José Francisco Ferreira

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, e Expressar.

Objeto do Conhecimento

Meio ambiente, Vegetação, Seres vivos

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós | Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Tempo de duração: 1 semana

Introdução

Essa prática teve como vivência extraclasse, na visitação á uma escola municipal de Igarassu, na qual tem um núcleo ambiental e tem como projeto educacional receber outras escolas para vivenciar essa riquíssima experiência. Já tinha sido abordado esse tema (meio ambiente) em sala, onde as crianças aprenderam que deve sempre ter em mente que devemos proteger o meio ambiente, e essa prática pedagógica reforçou o conteúdo já aplicado, onde os alunos puderam vivenciar a experiência de um ambiente arborizado e com o único intuito de proteger a natureza. Essa prática iniciou com a visitação da escola municipal, que tem um projeto ambiental, onde as crianças puderam participar e conhecer e durante a semana, foi solicitado atividades que reforçassem a vivência que tiveram em contato com o meio ambiente. Teve desenhos e apresentação do que mais gostaram, teve a recontação da historia contata no dia da visitação, teve a implementação da prática das ações dos protetores do meio ambiente (ao terminar a hora do lanche, faziam uma campanha recolhendo os lixos da sala).

Objetivos de aprendizagem

  • Expressar ideias e sentimentos sobre meios sustentavéis que pode ser realizado por eles para proteger o meio ambiente.

  • Observar como funciona o processo do crescimento da planta.

  • Identificar tipos de vegetação diferentes e a sua utilidade para os seres vivos.

Estratégia / Desenvolvimento

Aula I:
Ação: Visitação ao projeto ambiental (aula extra classe)
campos de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
recurso: crachás de identificação, ônibus de viagem.
Prática da aula:
Foi solicitado na escola que iria receber os alunos a visitação, a coordenação marcou o dia e o transporte, foi solicitado a autorização dos pais.
A viagem foi um grande sucesso, foi a primeira viagem que os alunos tiveram, juntamente com os alunos, foram duas professoras, uma monitora e a coordenadora. Chegando lá a equipe do projeto já estava aguardando os alunos com uma excelente recepção, era um ambiente coberto, mas sem paredes no meio do pátio, cheio de tatames, onde as crianças se sentaram, e a professora responsável pelo projeto da escola visitada deu início a programação juntamente com um engenheiro ambiental.
As crianças chegaram por volta das 8:30h. o primeiro momento, foi a acolhida com os alunos, perguntando nomes e se apresentando, depois teve uma contação de história, depois teve o momento de interação da história, onde cantaram e dançaram, após teve joguinhos com símbolos que remetem a educação ambiental. Após esse primeiro momento, o engenheiro ambiental fez uma pequena palestra contando sobre o cuidado com o meio ambiente e sobre as sementes, as crianças foram convidadas a ver diversos tipos de sementes e conhecer as diferentes texturas e tipos, depois foram para um circuito ecológico, onde as crianças conheceram diversos tipos de plantas.
Após esse segundo momento, os alunos voltaram ao primeiro ponto de encontro e receberam lanches, os lanches oferecidos foram diversas frutas, em formato de piquenique, todos comeram e conversaram entre si.
Por volta das 11h voltamos, as crianças vinheram muito felizes no ônibus contando as experiências vividas. Foi um momento muito enriquecedor. quando chegaram na escola aguardaram os pais buscarem.

 

Aula II:
Ação: recontação da história contada no dia da visitação
campos de experiencia: Escuta, fala, pensamento e imaginação
recurso: livro, folhas para desenhos, fotos e ilustrações da historia.
Prática da aula:
Após o acolhimento e a roda de conversa inicial que fazemos durante a aula, os alunos foram convidados a sentarem um circulon de cultura, e teve a recontação da história, onde os alunos recontaram entre si, e com suas ideias e explicação, depois foi sugerido uma atividade onde desnharam a historis e criaram o livro com desenhos.

Aula III:
Ação: Reconhecimento dos melhores momentos e apresentação (divisão de equipe)
campos de experiência: Traços, sons, cores e formas
recurso: cartolina, lápis de cor e canetinhas.
Prática da aula:
Após o acolhimento, os alunos foram divido em equipe (sorteio, grupo de cinco) e receberam materiais onde eles deveriam desnehar em sequencia como foi a visitação e o que mais gostaram, depois tiveram que apresentar seus desenhos e relatar os acontecimentos.

Aula IV:
Ação: criação de combinados e finalização da prática dos protetores do ambiente
campos de experiência: O eu, o outro e o nós.
recurso: cartolina, cartazes criados pelos alunos, sacolas para recolher lixos.
Prática da aula:
Após o acolhimento, foi realizada uma reflexão sobre o que aprendemos e realizamos cartazes para colocar na escola e na sala, e foi trabalhado um combinado, onde todos os dia deveriamos limpar a sala após a hora do lanche.

Recursos necessários

Para a visitação: Solicitação do ônibus da prefeitura, autorização dos responsavéis, crachas de identificação.
Em sala de aula: material de papelaria disponível para realização do trabalho deles, fotografias de momentos importantes do dia da visitação para estimular a oralidade.

Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Conscientizar sobre o cuidado ao meio ambiente;

Desenvolver o tabalho em equipe e empatia ao próximo;

Explorar novos ambientes educacionais;

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e interação da prática pedagógica, no discurso da oralidade expressando suas ideias e sentimentos ao tema abordado.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *