, ,

Projeto: dando a vida às brincadeiras/cantigas de roda

Resgatar as brincadeiras infantis despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

Ver mais +

Público-alvo

Educação Infantil

Ensino Fundamental - Anos finais

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Professora Cléa de Paula Camandaroba

Direitos de Aprendizagem

Participar Explorar Expressar Conhecer Brincar

Objeto do Conhecimento

Desenvolver a oralidade e a psicomotricidade; Estabelecer correspondência entre a linguagem oral e escrita, ampliando o vocabulário; Resgatar brincadeiras e canções que fazem parte de nossa cultura.

Campos de Experiência

O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos;

Tempo de duração: Em um bimestre

Introdução

As cirandas e cantigas de roda permitem o resgate do folclore com fortes raízes na origem popular e na tradição oral, por isso, são verdadeiros tesouros para a infância e sua inserção na cultura. Elas proporcionam às crianças aprender a tradição e construir repertório cultural enquanto brincam, pesquisam ou produzem suas próprias canções e brincadeiras. Por se tratarem também de textos escritos, é possível verificar a relação das crianças com a linguagem oral e escrita, por meio de brincadeiras com a fala, resultando em rimas, aliterações e ritmos. Ao brincar de mãos dadas com outras crianças, dançando, cantando e girando, os alunos descobrem sons e ritmos, desenvolvem a escuta, o equilíbrio, as expressões corporais, expandem seu repertório e aprendem diferentes formas de se comunicar e de aprendizado.

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver a oralidade e a psicomotricidade;

  • Estabelecer correspondência entre a linguagem oral e escrita, ampliando o vocabulário;

  • Resgatar brincadeiras e canções que fazem parte de nossa cultura.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Brincadeiras e cantigas de roda dirigidas;
  • Trabalhar as origens das cantigas de rodas;
  • Apresentação da cantiga de roda de formal oral, brincando e dançando com os alunos;
  • Confecção de caixa, lata e baú de cantigas de roda;
  • Apresentação da cantiga de roda escrita em papel metro, enfatizando a leitura e a escrita;
  • Atividade oral e escrita contemplando a cantiga de roda trabalhada;
  • Dramatização;
  • Explorar os movimentos corporais durante as brincadeiras de roda;

Recursos necessários

Som: Bambolês: Aneis: Corda Pedrinhas:

Autores

Magnólia Lima Chagas
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Aprender as brincadeiras de roda seus benefícios trazendo o aprendizado lúdico e nas práticas de suas brincadeiras diárias

Avaliação

Através da observação do ambiente do aprendizado divertido e significativo para as crianças, estimulando seu desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *