,

Pequenos cientistas

Realizar experiências com cores na educação infantil é uma oportunidade de estimular o
desenvolvimento cognitivo emocional e social das crianças, de forma lúdica.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CMEI SEVERINA MARIA DO CARMO - DONA BIU

Direitos de Aprendizagem

Participar, explorar e expressar

Objeto do Conhecimento

Cores primárias e secundárias e Misturas de materiais e suas transformações

Campos de Experiência

Traços, sons, cores e formas / Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Tempo de duração: 4 aulas de 50 minutos

Introdução

As cores estão presentes ao nosso redor e despertar a curiosidade das crianças sobre como elas se formam pode ser uma experiência divertida e educativa . Sendo assim ,foi construída um plano de aula onde irá favorecer o desenvolvimento cognitivo ,emocional e social das crianças envolvendo a variedade de cores, surgimento de novas cores e mistura de texturas.

Objetivos de aprendizagem

  • Misturar novas cores e observar a formação de novos tons.

  • Observar a elevação espontânea da água por espaços estreitos ,semelhante ao processo da capilaridade.

  • Demonstrar que óleo e água tem densidades diferentes por isso não se misturam.

  • Trabalhar com as cores primárias e secundarias.

Estratégia / Desenvolvimento

1° AULA
ÁGUA QUE ANDA:
A água colorida que vem dos copos se junta aos corantes se misturam formando novas cores . Será colocado três copos por vez , um com a água colorida outro, com corante e outro vázio. Em seguida colocaremos um papel toalha de um tubo para outro formando arcos e chamaremos
atenção para às crianças observar o processo que irá acontecer. A água será atraída pelo papel toalha subindo de um tubo, se misturando ao corante dando origem a
uma nova cor . Em seguida as crianças irão tentar reproduzir outras cores e farão relatos do que foi observado no
decorrer do processo . Material
Água , papel toalha , corante ,copo descartável.

2° AULA
CHUVA DE CORES :
O óleo e a água não se misturam , o óleo fica em cima porque é menos denso que a água . O corante é a base de água ,por isso ele passa pelo óleo sem ser misturado e espalha pela água . Será colocado um vidro transparente e cada ingrediente será colocado, dando nome e descrevendo
a caraterística de cada um , passo a passo . Por se tratar de uma substancia mas grosso o óleo não se mistura com a água, mostrar que o corante
também é um líquido que tem uma cor e não se mistura com óleo passando pelo óleo formando
uma chuva de cores. Formar grupos nas mesas , pedir que cada grupo escolha uma cor para sua chuva.

Material
Óleo, corante, água

3º AULA
Lâmpada de larvas:
Na continuação da experiência anterior será produzido uma experiência dentro da outra. A pastilha em contato com a água e o óleo faz com que o gás carbónico seja liberado. Por isso
grande quantidade de gás são levadas a superfície e leva também porções de água . Quando chega no topo o gás é liberado e o líquido volta a descer . As crianças irão perceber que as transformações não param se adicionarmos outro elemento
( pastilha ) tudo continua se transformando.

Material
Óleo, corante, água e pastilha

4ºAULA
LEITE PSICODÉLICO:
Os corantes não se misturam ao leite por causa da gordura .Mas o detergente é capaz de quebrar
essa tensão superficial que impede o corante de dissolver no leite
Se colocado leite em um´ pote de vidro e cada elemento incluído será observado o processo de
cada transformação, passo -passo , cores que andam

Material
Leite , detergente , corante.

 

Recursos necessários

Água
Óleo
Leite
Detergente
Pastilha efervescente
Corante

Autores

Lucivia Alves
Coordenadora
Lucimar Silva
Coordenadora
Francielly Lima
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Replicar as mesmas experiências expostas e expressar os processos oralmente de forma coletiva.

Avaliação

Contínua : Através de participação das crianças e na reprodução das mesmas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *