Peça Teatral: Os Três Porquinhos

Compreender e analisar a importância dos contos de fadas no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Argumentação, Comunicação, Conhecimento

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Ana Nere

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Comunicação oral

Campos de Experiência

Esculta, Fala Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas; Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Tempo de duração: 1 semana ( 5 aulas)

Introdução

Esta sequência didática tem como finalidade promover novos meios de reflexão e construção de novos conhecimentos,utilizando assim, formas lúdicas, objetivas e prazerosas.Uma vez que os contos de fadas expressam sentimentos, conflitos e simbolizam fantasias universalmente conhecidas, representando uma proposta de simbolização do mundo real e o mundo imaginário nos quais as crianças aprendem a lidar com os conflitos e problemas do seu cotidiano.
Pensando assim foi elaborado uma sequência didática, cujo tema foi a história dos três Porquinhos, buscando a escuta, compreensão, dialogo e interação em grupo.
No primeiro dia de aula, foi o momento da escuta e interação, onde acontece a leitura da história dos três porquinhos realizado pela professora, conhecendo e reconhecendo os principais personagens da história. No segumdo dia de aula, exploramos conhecimentos voltados para as casas dos porquinhos, quais materiais elas foram feitas e a importância da moradia. No terceiro dia de aula, foi o momento da sensibilização de fazermos boas escolhas e como colaboram com seus familiares em casa. No quarto dia de aula, foi o momento da elaboração das máscaras dos personagems da história. No quinto dia de aula, finaliza-se o sequência didática com a culminância, onde as crianças entram em cena para realizar uma peça teatral daquilo que aprendeu durante as aulas.

Objetivos de aprendizagem

  • Preparar a criança para a construção de um conhecimento significativo;

  • Desenvolver a comunicação oral e aleitura de imagens;

  • Despertar o prazer em ouvir histórias;

  • Estimular a criatividade e a imaginação;

  • Trabalhar condutas e valores através dos contos infantis;

Estratégia / Desenvolvimento

Aula 1
Conteúdo: Conto da história dos três Porquinhos.
Campo de Experiência: Esculta, Fala Pensamento e Imaginação.
Materiais necessários: Livro da história dos três Porquinhos, imagens dos personagens, caderno, lápis preto, lápis de cor e borracha.
Ação:
1º momento: Será feito uma roda de conversa com a turma, sobre a importância dos contos infantis para uma boa aprendizagem e imaginação; fazer o levantamento prévio dos alunos referente ao conto do dia; logo perguntar a todos o que eles imaginam que irá falar no conto? Quais os personagens possíveis? Etc.
2º momento: Solicitar que juntos e com atenção, ouça a leitura do conto feito pela professora; ao terminar a leitura do conto, juntos discutir sobre o conto, o que acharam? Questionar se a sua imaginação foi como a história lida pela professora? Solicitar que falem o que acharam dos personagens? Segue-se mostrando a eles as ilustrações do conto, fazendo alguns questionamentos sobre o conto para analisar se todos entenderam o que foi lido e discutido referente ao conto do dia.
3º momento: Para finalizar solicitar que os alunos façam uma ilustração em seus cadernos referente ao conteúdo vivenciado. Logo apresentar aos coleguinhas e colocar exposto na sala de aula para consultas e fixação de aprendizagem.

Aula 2
Conteúdo: As moradias dos Três Porquinhos
Campo de Experiência: Esculta, Fala Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Materiais necessários: Quebra cabeça, imagens dos personagens, papel ofício, lápis preto, lápis de cor, borracha e cartolina.
Ação:
1º momento: Fazer levantamento prévio da aula anterior para que juntos relembre o que foi discutido e produzido em sala de aula; Em seguida vamos discutir como foram feitas as casas dos três porquinhos, qual foi a melhor escolha e por quê?
2º momento: A professora irá explicar a importância das moradias e como elas são feitas, quais materiais utilizam para sua construção; logo mostrar a eles imagens de vários modelos de moradias; solicitar que cada um, fala como são feitas suas casas e com qual das imagem apresentada a sua casa se parece? Como se sente na sua casa? Quem mora com você na sua casa?
3º momento: Em seguida entregá-los um desenho cujo será um quebra-cabeça, solicitar que pinte, logo vamos recortar e juntos com a turma vamos tentar montar a imagem cuja será de uma casa e fixar no mural da sala.

Aula 3
Conteúdo: Boas escolhas, bons resultados (Tarefas em casa).
Campo de Experiência: Esculta, Fala Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas; Corpo,
Gestos e Movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Materiais necessários: Vídeo dos três porquinhos, notebook, lápis preto, lápis de cor, borracha imagens e cartolina.
Ação:
1º momento: Vamos discutir sobre a importância de sabermos fazer as boas escolhas; explicar a eles que a historinha dos três porquinhos nos ensina a lidar com a difícil escolha entre o prazer instantâneo e a necessidade de cumprir as tarefas desagradáveis. Ensinando-nos especialmente a controlar os nossos impulsos direcionados só aquilo que gostamos e mostra que a dedicação recompensa;
2º momento: Solicitar que assistam o vídeo dos três porquinhos que a professora irá colocar, pedir que prestem atenção para assim que terminar fazermos as observações necessárias.
3º momento: Vamos conversar e analisar o que foi visto no vídeo, solicitar que cada um fala o que observou e chamou mais a atenção. Perguntar as crianças quem fez as melhores escolhas, quem mais trabalhou, se o trabalho é bom ou ruim, por quê? Sensibilizá-los a importância em ajudar aos pais em casa, orientando que o trabalho dignifica a pessoa, pois não devemos ter preguiça em fazer as melhores coisas para termos bons resultados.
4º momento: Solicitar que cada um fala como eles ajudam as mamães e papais nas tarefas de casa. Em seguida elaborar um cartaz com aquilo que eles costumam realizar em casa para ajudar aos pais e deixar exposto em sala na aula.

Aula 4
Conteúdo: Máscara: Os três porquinhos; O cenário.
Campo de Experiência: Esculta, Fala Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas; Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Materiais necessários: e.v.a, cartolina, caneta, tesoura, barbante, grampeador lápis preto, lápis de cor, borracha, caixa de papelão, brinquedos e imagens.
Ação:
1º momento: Explicar a todos o objetivo da produção das máscaras representando os personagens da historinha dos três porquinhos, cuja serão utilizadas na culminância do projeto; em seguida solicitar que juntos produzimos as máscaras para representar os porquinhos.
2º momento: Solicitar que cada um com a ajuda da professora e auxiliar façam faixas nomeando-os com os nomes: Porquinho x, y, w cuja escolha seja a de cada um;
3º momento: Vamos juntos fazer uma representação do cenário retratado na história: as casas, o lobo e a floresta. Utilizar caixa de papelão, brinquedos trazidos pelas crianças e arvores naturais. Deixando este cenário pronto para culminância do dia seguinte. Fazer um breve ensaio para apresentação da historinha.

Aula 5
Conteúdo: Apresentação teatral os três Porquinhos.
Campo de Experiência: Esculta, Fala Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas; Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Ação:
1º momento: Já com o cenário pronto, fazer os reajustes necessários para iniciar a culminância do projeto, caracterizar todas as crianças de algum personagem da história cujo item principal será a máscara dos três porquinhos;
2º momento: As crianças vão realizar a apresentação falando sobre sua casa e o que aconteceu com ela e por quê. Outra criança irá apresentar relatando sobre a importância de fazermos boas escolhas e utilizar materiais de confiança, se esforçando sempre para obter resultados positivos;
3º momento: Solicitar que todos façam suas escolhas em qual casa gostaria de ficar se acaso estivesse no meio de uma floresta. Nesta dinâmica ganhará a casa com maior número de alunos.

Recursos necessários

Cartazes com imagens, notebook,caixa de som, caixa de papelão, tinta guache, lápis de escrever,lápis de cor, giz de cera, garrafa pet, barbante, cola,tesoura, fita adesiva, papel, recortes de imagens, cartolina, folhas de sulfite ou de caderno, brinquedos emborrachados.

Autores

Nelsonita Ernesta dos Santos Costa
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Com o desenvolvimento desta atividade, percebe-se que os alunos aprenderam e imaginaram de forma prazerosa e proveitosa, pois podem apropriar da história, fazendo suas colocações e finalizando sendo os próprios personagens. Através dessa história as crianças poderam explorar conhecimento do dia a dia vivenciados com seus próprios familiares.

Avaliação

Através da observação direta e indireta do desempenho de cada aluno e de forma qualitativa.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *