, , ,

O Meio ambiente e as diversidades

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, texturas.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Comunicação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Pedra Grande

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, praticar, explorar, expressar e conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Campos de Experiência

Escuta, fala, pensamento e imaginação; Trações, sons, cores e formas; Corpo, gesto e movimento; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Eu, o outro e o nós.

Tempo de duração: 02 semanas

Introdução

Esta sequência didática tem a finalidade de vivenciar a alegria das estações com a presença multicolorida das flores e folhas e a temperatura climática, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem estar que a convivência da natureza proporciona. As atividades se caracterizam por trabalhar de forma globalizada com os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança.

 

Objetivos de aprendizagem

  • Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente assim como as formas de vida e suas sobrevivências;

  • Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigadora de cada criança;

  • Incentivar o respeito de tudo encontrado ao seu redor;

  • Trabalhar o desenvolvimento pessoal e interpessoal da criança, a construção da personalidade, as atitudes, os valores para que aprenda a conviver, a ser e a estar consigo mesma e com o outro;

  • Enfatizar a construção de valores, como o respeito à pluralidade e à diversidade étnica, de gêneros, social e cultural.

Estratégia / Desenvolvimento

1º momento: Levantamento prévio com a voz da Eliana tem a música primavera e também um pout-pourri das canções a cigarra e a formiga, as estações, e lá vem o sol. (Algumas crianças podem estar usando com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)

2º momento: A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flores, folhas, sementes, plantas e assim sucessivamente… todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

 

3º momento: Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem com os pais em casa também.

4º momento: Um passeio pelo campo mostrando alguns cuidados com as plantas (música passeio imaginário). Durante o passeio contar histórias e depois pedir que desenhem do seu jeito e fazer dobradura com elas. Trabalhar junto às cores da natureza e montar um cartaz com tudo quanto é tipo de flor e fazer colagem.

5º momento: O quebra-cabeças da primavera – Para ficar mais firme colar no papel cartão e recortar na linha marcada. Ao montar a imagem articulando as peças, a criança busca estratégias para que possa formar o desenho a partir de cores e outros elementos que a imagem apresenta.

6º momento: Recorte, dobradura e montagem de um dado com imagens envolvendo as estações do ano (borboletas, espécies de flores, beija-flor, etc.) Depois de toda a participação vem o momento dos jogos e brincadeiras com músicas.

Recursos necessários

Folhas de atividades, lápis de cor, papel branco, papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, crepom) tesouras com pontas arredondadas, cola, giz de cera, flores, sementes, folhas e outros.

Autores

André Matos Rocha Luz
Professor
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Conscientização sobre o cuidado e a prevenção do meio ambiente; Mobilização entre a forma e os cuidados com as mudanças de tempo; Construção de valores com respeito e responsabilidade ao seu redor.

Avaliação

Acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *