,

O lixo

Conscientizar a importância de separar o lixo, no sentido de promover atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Grupo Escolar Anatalino Pina Medrado

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar

Objeto do Conhecimento

Relacionar a produção de lixo ao doméstico, aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem, descarte de materiais consumidos em casa, na escola ou no entorno.

Campos de Experiência

O Eu,o Outro e o Nós; Escuta, fala, pensamento, imaginação; Espaço, tempo, quantidade, relações, transformações; corpo, gesto e movimento; Traços, sons, cores e formas.

Tempo de duração: Uma semana

Introdução

O lixo da Nossa Cidade , coleta seletiva
Falar do lixo é algo preocupante dos dias atuais, e quando se trata do nosso, fica mais fácil ainda, pois nossa cidade é um patrimônio turístico, a fauna e a flora, a biodiversidade que aqui existe, exige cuidados e preservação, o conteúdo deve ser levado para os nossos pequenos para que conheçam e cuidem desde cedo, para que sua geração futura possa usufruir. O lixo tem sido um dos mais pertinentes assuntos tratados pelo nosso Município. Contudo, o intuito desta atividade é conscientizar quanto a importância da separação do lixo e resíduos desprezados desde a nossas casas, facilitando assim a coleta por parte do órgão responsável quanto aos horários e tipo de lixo a ser recolhido.

Objetivos de aprendizagem

  • - Conscientizar os pais e alunos sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais reciclaveis e do tempo de decomposição.

  • - Destacar a impotância e as formas corretas de descarte dos diversos materiais que utilizamos diariamente em nossas casas e escola.

Estratégia / Desenvolvimento

1° Dia/Aula
1° Momento: Roda interativa com a música:
Ligar caixinha de som para que os alunos possam ouvir a música: “Só bote o lixo na porta”.
“só bote o lixo na porta, ta, pertinho da hora
do ca, caminhão passar, sá, sá,
sua rua mais cheirosa e mais bonita,
ta, ta, fica mais fácil a prefeitura trabalhar.”
(Autor desconhecido)
2° Momento: Roda de conversa: Vocês já ouviram a moto dos anúncios e propagandas que passa nas ruas de nossa cidade?
– Elas sempre falam sobre a coleta seletiva do nosso lixo.
-Sabem o que é lixo?
-Vamos conhecer as lixeiras da nossa escola. Apresentar cada lixeira com suas respectivas cores e utilidades.
2° Dia/Aula
1° Momento: Acolhida: Roda de Conversa sobre o lixo.
-Na sala de aula, vídeo sobre as cores das lixeiras, coleta seletiva.
2° Momento:
-Fazer a coleta coletiva do lixo nos arredores da escola utilizando luvas, máscaras e sacos de lixo. Por fim álcool em gel para higienização.
3° Momento:
-Em sala de aula fazer a separação do lixo coletado pela turma, em seguida confeccionar junto com os alunos cartazes com as suas respectivas cores de acordo com cada material, colocar um saco de lixo na direção do cartaz e orientá-los na seleção do mesmo. Isso pode ser feito diariamente, sorteando um aluno ou dois para realizar essa atividade.
4° Dia/Aula:
1° Momento: Roda interativa com a música: Ligar caixinha de som para que os alunos possam ouvir a música: Só bote o lixo na porta.
2° Momento:
Questionar aos alunos se sabem pra onde é levado e descartado o lixo da nossa
cidade.
– Solicitar a direção um transporte escolar seguro para o deslocamento com os alunos e professores ao local onde o lixo é desprezado, para que os mesmos possam observar como é feito o processo de seleção do lixo desprezado.
Máscara individual
Retorno à sala de aula.
5° Dia/Aula:
1° Momento: Roda interativa.
2° Momento: Atividade impressa: colorir e ligar cada figura relacionada ao lixo, para cada lixeira correspondente a sua cor e tipo de reciclagem. ou giz de cera.

Recursos necessários

Lixeiras, TV, luvas, sacos de lixo, álcool em gel, cartazes, cola, papel duplex, lápis de cor, piloto permanente.

Autores

Maria Aparecida Machado Marques Tourinho
Professora
Maria Do Carmo Alves Oliveira
Professora
Neuza Oliveira Mendes
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Conscientização sobre a importância da coleta seletiva do lixo;

Preservação do meio ambiente;

Diminuição do volume de lixo produzidos e destinados para os aterros do nosso Município;

Avaliação

Através de registros e contínua.
Acompanhamento do desenvolvimento.
A mesma se dará em todos os momentos da aula, verificando se os objetivos foram alcançados.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *