Música e sons : Para aprender e se divertir

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CEIMI (Centro de Educação Infantil do Município de Itaparica)

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Música; Objetos sonoros; Criatividade; Ritmo; Fala e linguagem; Capacidade auditiva.

Campos de Experiência

Traços, sons, cores e formas

Tempo de duração: 8 horas

Objetivos de aprendizagem

  • Favorecer o desenvolvimento da fala e escuta.

  • Respeitar o próximo, memória, concentração, socialização e afetividade.

  • Expressar-se corporalmente através dos gestos.

  • Desenvolver a cognição, afetividade e a psicomotricidade.

  • Promover o desenvolvimento da comunicação não verbal

Estratégia / Desenvolvimento

  • Etapa 1 : Essa prática pode ser realizada dentro do espaço da sala de aula ou no pátio da escola.

  • Etapa 2: Os objetos podem ser divididos em estações, cada espaço pode conter um instrumento diferente,
    exemplo: dentro da caixinha um chocalho, na mesa uma colher de pau, pedurando em um varal um
    pandeiro, latinhas, ou tampas de panelas.

  • Etapa 3: Convidar as crianças para entrar e explorar todos o cantos, lembrando de que a criança é a
    protagonista desta prática, é necessário poucas interversões.
    Cantar músicas de diferentes ritmos para que as crianças se sintam incentivadas a produzirem sons com
    os objetos.

Recursos necessários

  • Sucatas e materiais
    recicláveis(caixas de leite, caixa de papelão)
  • EVA, tesoura, cola, fita adesiva
  • Caixa de som
  • Instrumentos musicais
  • Latinhas, tocos de madeira, colheres, pratos e canecas de metal, tampas de panelas, colher de pau.
  • Garrafas pet transparentes e de tamanhos diferentes, com grãos dentro (milho, feijão, arroz, lentilha
    etc.) tendo o cuidado de lacrar bem as tampas
  • Apitos, sinos, língua de sogra, esponjas de lavar prato, sacos plásticos ,pedrinhas
  • Brinquedos sonoros

Autores

Maria Clara Cardoso
Auxiliar de sala
Rita de Cássia Pereira da Silva
Professor(a)
Rita de Cássia Nunes dos Santos
Professor (a)
Ver referências bibliográficas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *