, ,

Meu nome conta uma linda história

Desenvolver habilidades socioemocionais, como a capacidade de conviver harmoniosamente, participar de brincadeiras em grupo estimulando a expressão verbal e a imaginação por meio do uso dos nomes próprios.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Mucugê

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Cultura digital, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Cléa de Paula Camandaroba

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Participar, Conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Contação de história, Alfabetização; Relações Interpessoais

Campos de Experiência

Eu, o outro e nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação

Tempo de duração: 2 (Duas semanas)

Introdução

Este plano quinzenal visa criar um ambiente lúdico e educativo, focado em promover o desenvolvimento integral das crianças. As atividades girarão em torno dos Direitos de Aprendizagem, Campos de Experiência e Competências Gerais da BNCC, com ênfase em “Conviver”, “Brincar”, “Participar”, “Expressar-se” e “Conhecer-se”.

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar os campos de experiência "O Eu, o Outro e Nós" e "Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação".

  • Introduzir conceitos como grafia dos nomes, ordem alfabética e rimas simples.

Estratégia / Desenvolvimento

Semana 1 – Conhecer-se e Expressar-se:
– Atividade 1: Roda de apresentações com os nomes das crianças,
incentivando cada uma a contar uma história breve sobre seu nome.
Campo de experiência: O Eu, o outro, o nós.
Aula1-Levantamento do conhecimento prévio das crianças a respeito dos seus nomes;
Ação: Solicitar que cada criança se apresente e fale um pouco sobre a história do seu nome;
Recursos: Fotos sobre o tema proposto (nomes próprios) e conversa informal sobre os nomes das crianças;

Semana 2- Brincar e explorar

– Atividade 2: Pintura de quadros com a primeira letra do nome de cada
criança.
Campo de experiência: Escuta,fala, pensamento e imaginação.
Aula 2-Solicitar que façam a pintura da letra inicial de seus nomes ou colem bolinas de papel crepom de diversas cores;
Ação: Relembrar o trabalho que está sendo realizado com essa sequência sobre nomes, solicitar que pintemou colem bolinhas de cepom nas letrainicials seus nomes;
Recursos: Atividades impressas comas letras iniciais dos nomes das crianças, lápis de cor,bolinhas feitas compapel crepom de diversas cores.

 

Recursos necessários

– Cartolinas, lápis de cor, e cartões para as atividades.
– Recursos digitais ( notebook,TV smart,data show, vídeo infantil alandosobre
os nomes) se disponíveis, para enriquecer as experiências.
– Video de Marcelo Serralva – O meu nome eu vou falar/é tão fácil de dizer/ faz
silêncio pra escutar/ que você vai aprender – Canta-se o nome da criança

Autores

Raika Brito Luz Alencar
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Espera-se que as crianças desenvolvam uma maior compreensão de si mesmas e dos outros, melhorem suas habilidades de expressão verbal, adquiram noções básicas de alfabetização e construam relações interpessoais positivas.

Avaliação

Observar o desenvolvimento de cada aluno, anotando suas dificuldades e potencialidades afim de direcionar segundo a demanda de cada um durante o processo, seu melhor caminho para melhorar. E, segundo essa observação, entender as diversas realidades.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *