Meu Corpo é Assim: Uma Casa Divertida

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Itaparica

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Centro de Educação Infantil do Municipio de Itaparica

Direitos de Aprendizagem

Conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Partes do corpo, apresentação conceitual das partes do corpo, dos gestos em movimentos; coordenação motora e interação.

Campos de Experiência

Corpo, gestos e movimentos

Tempo de duração: 1 mês/ uma vez por semana, sendo 2 horas por dia.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer as partes do corpo; entender a função de cada membro do corpo.

  • Compreender o auto cuidado corporal; reconhecer e respeitar as diferenças corporais relativas a gênero, etnia e faixa etária.

  • Desenvolver a capacidade de imaginar e se expressar por meios de gestos e movimentos.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Primeira semana: organizar o conhecimento de forma que todas as crianças fiquem confortáveis, acolher
    as crianças, levantamento prévio sobre conhecimento com o corpo; Solicitar que as crianças nomeie as
    partes do corpo.
    Segunda semana: brincar com sua imagem no espelho, selecionar atividades significativas; trabalhar em
    grupo, organizar–se, saber ouvir, dividir com os outros e pedir ajuda; assistir e participar de apresentações
    de dança para finalizar a prática.
    Terceira semana: participar de rodinha de conversa sobre o corpo, contar e recontar sobre a aula; incentivar
    as posturas investigativas das crianças tais como: a observação, a formulação de hipóteses, exploração e a
    partilha do saber com os colegas; expressar sentimentos e pensamentos.
    Quarta semana: construir uma imagem positiva de si mesmo, elevando sua auto confiança e sua
    autoestima; desenvolver a capacidade de brincar e conviver em grupo; fazer trocas com outro; resolver
    conflitos por meio do diálogo; desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressar.

Recursos necessários

Espelhos, som, televisão, boneco plástico, papéis e tintas coloridas.

Autores

Elizangela Félix Ferreira
Professor(a)
Marilena Carvalho Galvão
Professor(a)
Lucicleyde Santana
Professor(a)
Ver referências bibliográficas

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *