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Mãos à Horta

Desenvolver nas crianças da educação infantil uma consciência ambiental e a valorização da alimentação saudável, por meio do cultivo de uma horta escolar, que proporcionará experiências práticas e colaborativas.

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Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

CMEI Vereador José Ailton do Nascimento

Direitos de Aprendizagem

Conviver: Promover interações entre as crianças e o ambiente, incentivando a cooperação e a solidariedade. Brincar: Propiciar momentos de brincadeira e exploração, como regar plantas, mexer na terra e observar insetos. Participar: Engajar as crianças em todas as etapas da construção e manutenção da horta. Explorar: Estimular a curiosidade e a investigação por meio do contato com a terra, plantas e sementes. Expressar-se: Incentivar que as crianças compartilhem suas descobertas e impressões sobre as plantas e os alimentos. Conhecer-se: Desenvolver o autocuidado e o cuidado com o ambiente em que vivem.

Objeto do Conhecimento

Ciclo de vida das plantas; Alimentação saudável e a importância dos vegetais. Noções de responsabilidade ambiental e cuidado com o meio ambiente.

Campos de Experiência

O Eu, o Outro e o Nós: Promover o senso de comunidade e cooperação, ensinando a importância do cuidado coletivo. Corpo, Gestos e Movimentos: Trabalhar habilidades motoras, como cavar e plantar, além de incentivar o contato com a natureza. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Promover conversas sobre o processo de crescimento das plantas e a importância dos vegetais para a saúde. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: Explorar conceitos como tempo (ciclo de crescimento), quantidade (medida de sementes) e transformação (crescimento das plantas).

Introdução

A criação de uma horta na educação infantil é uma atividade prática que estimula a conscientização ambiental, a alimentação saudável e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas nas crianças. Esse projeto oferece uma oportunidade para que elas explorem e aprendam sobre o ciclo da natureza, o cuidado com as plantas e a importância do consumo de alimentos frescos. A horta também proporciona experiências sensoriais e promove o trabalho em grupo, colaborando para o desenvolvimento social e emocional dos pequenos.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o ciclo de vida das plantas, desde a germinação até a colheita.

  • Aprender sobre a importância dos alimentos saudáveis para o corpo.

  • Desenvolver habilidades motoras finas e grossas ao manusear as ferramentas da horta.

  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação.

  • Identificar e nomear diferentes tipos de vegetais e plantas.

  • Valorizar o cuidado com o meio ambiente e os seres vivos.

Estratégia / Desenvolvimento

Passo a Passo: Fases de Preparação e Realização da Atividade:
1. Planejamento e Organização
Materiais necessários: caixotes ou canteiros, terra adubada, sementes de fácil cultivo (como alface, cenoura, cebolinha), regadores, pás e enxadinhas.
Passo: Escolher o local onde a horta será construída, observando a disponibilidade de luz solar e ventilação.

2. Preparação do Solo
Materiais necessários: pá, enxada, terra adubada, composto orgânico (se possível).
Passo: Limpar o terreno ou os caixotes e preparar o solo para receber as sementes, misturando a terra com o composto orgânico.

3. Plantio das Sementes
Materiais necessários: sementes selecionadas, regadores.
Passo: Distribuir as sementes nos locais indicados e explicar para as crianças como cobrir levemente as sementes com a terra.

4. Regar e Manter
Materiais necessários: regadores ou borrifadores de água.
Passo: Ensinar às crianças a regar as plantas com cuidado, reforçando a importância de manter o solo úmido sem encharcá-lo.

5. Acompanhamento do Crescimento
Materiais necessários: fichas de acompanhamento ou caderninho para observação.
Passo: Monitorar o crescimento das plantas, incentivando as crianças a observarem as mudanças e registrarem suas descobertas.

6. Colheita e Degustação
Materiais necessários: tesouras ou colheres (para colher as plantas), pratos para degustação.
Passo: Quando estiverem prontas, as crianças ajudarão na colheita das hortaliças. Esse momento pode incluir a degustação dos vegetais, incentivando-as a experimentarem os alimentos que cultivaram.

7. Encerramento e Avaliação
Passo: Avaliar a atividade com as crianças, refletindo sobre o aprendizado e o trabalho coletivo.

Autores

PollyanaTeresa Florêncio Menezes
Coordenadora peagógica
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Consciência ambiental: As crianças desenvolvem uma maior consciência ambiental, aprendendo sobre a importância do cuidado com a natureza e o impacto das suas ações no meio ambiente

Valorização da alimentação saudável: Espera-se que as crianças compreendam a importância de consumir alimentos naturais e saudáveis, incentivando a prática de uma alimentação equilibrada.

Trabalho em equipe: Promover o senso de cooperação e o trabalho em equipe, estimulando a socialização e o respeito mútuo.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, focando no envolvimento e progresso de cada criança nas atividades. Os principais critérios de avaliação são:
Participação e interesse: Observar o engajamento das crianças nas diferentes etapas do projeto.
Habilidades práticas: Avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras e o uso adequado dos materiais. Socialização e cooperação: Verificar a interação das crianças, identificando atitudes de colaboração e ajuda mútua.
Compreensão dos conceitos: Avaliar o entendimento sobre o ciclo de vida das plantas, o cuidado com o meio ambiente e a importância da alimentação saudável, através de conversas, registros e desenhos.

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