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Livro: Sabedoria e Imaginação

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São Francisco do Conde

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Escola Municipal Bem-me-quer

Direitos de Aprendizagem

Participar, conviver, explorar, expressar e conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

Hábito da leitura, oralidade, desenhar, pintar, colar, dobradura e escultura, escolher e folhear livros, comparar suas características com as de outras pessoas/personagens, registrar observações, manipular, usar múltiplas linguagens.

Campos de Experiência

O eu, o outo e nós | Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: Tempo estimado: 08 semanas - 02 meses (setembro - outubro)

Introdução

Diante às medidas de prevenção contra coronavírus (Covid-19), em 17
de março 2020, as atividades presenciais foram suspensas e tornou-se inviável
elaborar tarefas diferenciadas com acompanhamento da professora para cada
aluno/a de acordo com sua autonomia, interesse, desenvolvimento cognitivo,
habilidade e conhecimentos prévios adquiridos como acontece nas rotinas
semanais em sala, então a partir de aulas remotas via celular houve uma
“equidade” parcial nas práticas elaboradas para desenvolverem em casa com o
apoio da família.
Com isso, os exercícios foram respaldadoS pela Base Nacional Comum

Curricular – BNCC e Referencial Curricular Franciscano – RCF, por isso,
neste momento de pandemia é relevante que as brincadeiras de faz de conta,
jogos de regras, brincadeiras direcionadas e contação de histórias e leituras
diárias com a família tornam-se um caminho promissor para aprender de
maneira significativa, e assim obter resultados positivos.

Para tanto, compreender que a escola é uma instituição de aprender a
fazer, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a ser, são os
pilares da educação em movimento cíclico, porém para uma melhor progressão
da educação faz–se necessário um olhar sensível na expectativa de um
equlíbrio na qualidade educacional na Escola Bem – Me – Quer, bem assim em
todo o país.
“As mudanças tem uma base histórica muito forte” santos (2001), formas
de ações seguem articulando-se e tornam-se eficazes, agrupam-se e juntos
iniciam os ensaios para uma mudança histórica, por isso o desenvolvimento
consciente é um processo que deve começar na escola.

Além disso, criança como todo ser humano é um sujeito social e
histórico e faz parte de uma organização, com uma determinada
cultura, em um determinado momento histórico familiar que está
inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um
determinado momento histórico. é profundamente marcada pelo meio
social em que se desenvolve, mas também o marca. (BRASIL,
1998,3 V,P. 2122).

A educação é construída entre pessoas que convivem em uma
sociedade, compreendendo que se faz prioritário o desenvolvimento das
capacidades humanas, competências, habilidades e atitudes, ou melhor, é um
processo contínuo humano, que nasce, a partir de uma dialética, de ideias,
conceito, valores e princípios.

Objetivos de aprendizagem

  • Manipular livros em seus diversos tipos e gêneros; Estimular a criatividade, emoção, pensamento e imaginação das crianças

Estratégia / Desenvolvimento

Confeccionar uma sacola de material de arte numerar (01 a 08);
– Cada sacola terá cinco livros com diferentes temas e gêneros para
educação infantil, ou seja, um para cada dia da semana;
– Livros: histórias infantis, parlendas, adivinhas, contos, poemas, rimas,
poesias, trava-línguas, cantigas, receitas e quadrinhas;

– O responsável irá retirar a sacola numa semana e entrega na outro, assim
ficar cinco dias e o final de semana;
– Orientar para que o adulto disponha-se a ler para criança e ajudar a
manusear e/ou folhear de forma correta o material, bem assim, cuidar e
preservar;
– O responsável/pessoa da escola anota a saída e a entrega de cada
material registrar em formulário interno para controlar o período;
– Necessitará de quarentena da sacola para retirada seguinte devido ao
contágio do coronavírus;
– Na semana posterior haverá as trocas de sacolas, com isso é possível fazer
o rodízio e todos os estudantes terão possibilidades de contato com
diferentes histórias/textos.

Recursos necessários

Sacola divertida, livros diversos gêneros infantis, atividades impressas, lápis de
cor madeira, giz de cera, massinha de modelar, celular.

Autores

Adelina Santos Rocha Machado
Professora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Criar hábito de leitura;

Folhear e manusear livros;

Perceber que as histórias tem começo – meio - fim

Avaliação

Observar e registrar as postagens diárias da escritas, fotos, filmagens e produções e
criações dos estudantes.

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