, , ,

Leitura Compartilhada da história “PAI CABIDE”.

Possibilitar momento de esculta e interção dos alunos fazendo com que eles se atentem a história que estar sendo contada e querendo fazer com o que eles gostem de leitura.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Comunicação, Conhecimento, Empatia e cooperação

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

CMEI Guiomar Alves de Lima

Direitos de Aprendizagem

Participar; Expressar

Objeto do Conhecimento

Generos textuais; Relato oral

Campos de Experiência

Esculta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.

Tempo de duração: 3 Aulas com 1 hora de duração cada dia.

Introdução

Para trabalhar com o livro, de inicio foi realizado a observação da capa do mesmo, para que as crianças pudessem falar do que para elas seria a história do livro, diante disso foi realizada a leitura e a partir dai foi feita a análise dos personagens e tema abordado no texto. Realizamos também uma reflexão sobre a relação entre os personagens, ou seja, pai e filha, se alguma criança fazia algo parecido ou igual ao da história.

A história fala sobre nos deparamos com um pai de olhos abertos e uma filha agitada que passa por ele, fazendo pequenos comentários e logo atira um objeto para que ele carregue consigo: uma toalha, uma blusa, uma fantasia, uma mochila, uma bicicleta. Em um jogo acumulativo, a cada encontro com sua filha, o pai, sempre silencioso e disponível, vai acumulando novos objetos, até que seu rosto desaparece por debaixo de todos eles. É só então que a menina se dá conta de fato de sua presença, tira-lhe os objetos todos de cima e se aconchega em seu colo para que ele lhe conte uma história. No dia seguinte o processo não se repete.

Objetivos de aprendizagem

  • Escolher e folhear livros;

  • Recontar história ouvida;

  • Produzir suas próprias histórias;

  • Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas em grupos diversos;

Estratégia / Desenvolvimento

No primeiro dia, após a acolhida das crianças, iniciou uma roda de conversa sobre a prática da leitura, e então foi escolhido o livro “Pai Cabide” para a leitura compartilhada.
Em círculo todos sentaram no chão e a professora fez a leitura do livro e cada criança acompanhou com o seu. A professora pediu que as crianças ficassem atentas,e ao fim da leitura a mesma fez indagações como: quem são os personagens? Quais as características dos personagens?

No segundo dia, após acolhida, a professora fez o reconto da história para os alunos e pediu para eles desenharem do jeito deles a história que foi contada, em seguida cada aluno falou sobre o seu desenho para a turma. Ao final, construíram um cartaz com os desenhos.

No terceiro dia, após um momento de conversa sobre o livro trabalhado nos dias anteriores, a professora levou as crianças até a biblioteca do CMEI, e falou da importância da leitura, tanto na creche como em casa com suas famílias. Em seguida pediu para que cada um escolhesse um livro que mais gostava, fizesse a leitura do seu jeito, em seguida cada criança fez a leitura do livro escolhido para a turma.

Materiais usados: Livros Paradidáticos; cartolina, papel A4, lápis comum, lápis de cor, cola.

Recursos necessários

Livros Paradidáticos; cartolina, papel A4, lápis comum, lápis de cor, cola, Biblioteca do CMEI.

Autores

Thamires Pinheiro
Professora
Ayanne Rebeca
Coordenadora Pedagógica
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

A prática da leitura pelas crianças;

Interação em grupo;

Avaliação

A avaliação foi realizada através de observação pelo professor.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *