, , ,

Horta suspensa na escola

Promover a educação ambiental e o desenvolvimento dos campos de experiências para Educação Infantil levando as crianças a compreenderem, apreciarem e cuidarem do meio ambiente, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimentos e habilidades relacionados à agricultura sustentável, alimentação saudável e participam da construção de uma horta sustentável e de baixo custo utilizando materiais recicláveis.

Ver mais +

Público-alvo

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Igarassu

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e Cidadania

Fase de desenvolvimento

Prática Implementada

Nome da escola(s)

Escola Municipal Maria Djanira Lacerda Leite

Direitos de Aprendizagem

Conviver, participar, conhecer-se, explorar;

Objeto do Conhecimento

Preservação do meio ambiente; Uso consciente dos recursos naturais; Alimentação saudável; Plantio

Campos de Experiência

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos; O eu,o outrro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Tempo de duração: A prática foi realizada em 4 aulas, uma aula por semana.

Introdução

A ideia da horta suspensa na escola feitas com garrafas PET surgiu a partir de discussões sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Nesse contexto, a criação de uma horta é uma atividade educativa enriquecedora que proporciona às crianças a oportunidade de aprender sobre a natureza, sustentabilidade, alimentação saudável e responsabilidade com o planeta Terra. Pensou-se em que algo em que as crianças pudessem colocar a “mão na massa”, participar de fato. A horta não é apenas um espaço para o cultivo de horlaliças e verduras, mas também um ambiente de aprendizado prático e interdisciplinar. Ela estimula a curiosidade, a observação, a colaboração e o senso de cuidado com o ambiente.

Objetivos de aprendizagem

  • De acordo com a BNCC , identificar, selecionar e comparar fontes de informações, para responder a questões sobre o meio ambiente, a natureza, seus fenômenos, sua conservação, destacando a especificidade regional;

  • Compartilhar e explorar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela, despertando para consciência ambiental, bem como do emocional numa visão de integridade afetiva e da formação cidadã. Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, à alimentação, ao conforto e à aparência, através de ações com o próprio corpo, valorização de alimentos saudávei e interesse pela participação do cuidado nos espaços coletivos;

Estratégia / Desenvolvimento

Aula 1: Roda de conversa leitura do livro MUNDINHO, e a partir da leitura conversamos sobre a importancia das plantas e a relação saudável devemos ter com os recursos naturais da Terra. Apresentação de imagens mostrando as variações de plantas .
Atividades: Recolhemos vários formatos de folhas e fizemos carimbos utilizando giz de cera ,atividade escrita no caderno
Materiais: Imagens de plantas, variados tipos de folhas papéis para ou cadernos, lálpis grafite e lápis de cera.
Campos de experiências O eu,o outro e nós; Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Traços, sons, cores e formas.

Aula 2: Passeio à uma reserva ambiental é uma experiência educativa emocionante para crianças na educação infantil. Esse tipo de atividade permite que as crianças explorem a natureza, façam descobertas incríveis e desenvolvam um maior entendimento sobre o meio ambiente. Mas na falta de recursos pode-se recorrer a um passeio virtual.
Materiais: Ônibus para o transporte, lanche para alimentação durante a viagem, pulseiras de identificação para as crianças, além de recurso humano como pessoas da escola para acompanhar a turma. Passeio virtual: computador com acesso a Internet, projetor e aparelho de som.
Campos de experiências: Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Traços ,sons,cores e formas.

Aula 3: Construção da horta com garrafas PET. Solicitamos as garrafas com antecedência e fizemos os cortes necessários para montar a horta verticalmente com o uso de cordas e ganchos previamente colocados na parede.
Os estudantes poderão participar do plantio das sementes, primeiro colocando a terra nas garrafas e depois plantando as sementes, um de cada vez, confecção de plaquinhas para a identificação das hortaliças em cada garrafa.
Materiais: Garrafas PET de 2 litros, cordão ou arame, objeto para perfurar as garrafas, terra com substrato, pedrilho, sementes de hortaliças variadas, papel cartão ou outro de gramatura maior, canetinhas, palitos de picolé ou outro que sirvar para colocar as plasquinhas, fita adesiva transparente para isolar as placas.
Campo de experiência: O eu,o outro e o nós; Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aula 4: Fizemos uma socialização com os pais mostrando sobre o trabalho realizado, em um segundo momento fizemos o trabalho atividade de desenho e pinturasobres as características de cada tipo de hortaliças que foram plantadas.
Materiais: cartolina, papel A4, lápis grafite, canetinhas, lápis de cor. Campo de experiência: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas.

Recursos necessários

Imagens de plantas, papéis para ou cadernos, lálpis grafite e lápis de cor, ônibus para o transporte, lanche para alimentação durante a viagem, pulseiras de identificação para as crianças, além de recurso humano, garrafas PET de 2 litros, cordão ou arame, objeto para perfurar as garrafas, terra com substrato, pedrilho, sementes de hortaliças variadas, papel cartão ou outro de gramatura maior, canetinhas, palitos de picolé ou outro que sirvar para colocar as plasquinhas, fita adesiva transparente para isolar as plaquinhas, cartolina, papel A4.

Autores

Leilane de Vasconcelos Santos Lopes
Professora Infantil V-A
Lílian Mendes de Aragão Paiva
Professora Infantil IV-A
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Observação das plantas de perto, aplicando o que aprenderam nas fontes de informações.

Comparar as informações obtidas com suas próprias observações e experiências na horta.

Noções de responsabilidade e consciência ambiental, compreendendo que suas ações afetam diretamente o crescimento e a saúde das plantas.

Desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação e empatia.

Avaliação

Observação direta das ações e interações das crianças na horta, conversas informais para compreender o aprendizado e o interesse das crianças, atividades de desenho ou escrita para expressar suas experiências, observação da participação e colaboração das crianças, observação das atitudes e valores em relação ao meio ambiente.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *