, ,

Horta CMEI

Criar em nossos pequenos hábitos de alimentação saudável desde cedo, sensibilizando-os e conscientizando-os sobre a importância do cultivo e cuidados com a plantação, priorizando a alimentação saudável e natural.

Ver mais +

Público-alvo

Comunidade Educativa

Educação Infantil

Professores

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Caruaru

Competências gerais mobilizadas

Autoconhecimento e autocuidado, Responsabilidade e Cidadania, Trabalho e projeto de vida

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL WIRTON LIRA (CMEI)

Direitos de Aprendizagem

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Objeto do Conhecimento

(EI03CG04CRU) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência, desenvolvendo experiências positivas voltadas a saúde e a valorização pessoal. (EI03ET03CRU) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação, destacando a especificidade regional.

Campos de Experiência

Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: O início do processo para o plantio do feijão começou no mês de maio e até chegar na mesa teve duração de quatro meses.

Introdução

O Centro Municipal de Educação Infantil Wirton Lira, sentiu a necessidade de criar uma horta na Creche para incentivar as crianças a consumirem no almoço legumes e verdura. É de extrema importância a vivência de um projeto de horta no CMEI, vem para viabilizar o conhecimento das crianças para identificar os seres vivos, perceber a diversidade de plantas, animais e ainterdependência entre os mesmos. Irá contribuir na integração do ser humano com os demais componentes da natureza melhorando a qualidade de vida.

Objetivos de aprendizagem

  • Despertar o interesse das crianças para o cutivo de horta e conhecimento do processo de germinação.

Estratégia / Desenvolvimento

1°Passo: Em Maio começou todo o processo da preparação da prática na sequência didática aniversário da cidade de Caruaru, quando trabalhamos a música “Bianada” da Banda de Pífano de Caruaru, nela é retratada o chamado de Sebastião Biano e sua família para plantar feijão.
As crianças foram convidadas a fazer muda de feijão plantando o grão no copo descartavel com algodão.
2°Passo:Em Junho, quando as mudas ficaram prontas, convidamos as famílias para plantarem as mudas e mais grãos junto com as crianças na horta da Creche Durante o período de desenvolvimento da planta, as crianças junto as professoras e auxili-ares regaram e capinaram o local do plantio sempre que necessário.
3°Passo: Em Julho quando chegou o período de colheita as crianças colheram, debulharam e armazenaram as sementes, em seguida limparam a terra e plantaram coentro, cebolinha, couve, alface e vagem. Tendo sempre o cuidado diário de regar e capinar os ma-tos que cresciam em volta das plantas.
4°Passo: Setembro, quando os vegetais estavam bons para a colheia, as crianças a fizeram, assim como higienizaram os vegetais.
Para culminância dessa prática, foi realizado um almoço com os alimentos colhidos no qual as crianças foram incentivados a comê-los.

Recursos necessários

– Sementes Algodão, copo descartável, terra, para o plantio,agoadores confeccionados com materiais reciclados e ferramentas adequadas ao serviço.

Autores

JULIANA FEITOSA DA SILVA
Coordenadora
MARIA ELIZABETE DA SILVA AZEVEDO
Coordenadora
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Proporcionar o hábito das crianças em consumir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos e químicos resgatando assim, junto à comunidade o hábito de produção e consumo de alimentos saudáveis.

Avaliação

Análise dos resultados desenvolvidos durantes o projeto;
Melhoria no processo de ensino aprendizagem das crianças;
Avaliação será observacional, focando na paarticipação dascrianças nas atividades de seguir instruções para o plantio e no envolvimento com a tarefa de cuidar das plantas.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *