, ,

Folclore …Tradição cultural!

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de Triunfo

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

Creche Municipal Ester Viana

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Folclore e suas características; - Manifestações culturais

Campos de Experiência

Eu, o outro e o nós Corpos, gestos e movimentos Traços, sons, cores e formas

Tempo de duração: Sequencia didática | 2 aulas

Introdução

O folclore é uma festa de manifestação cultural de um povo sobre suas tradições e crenças. Por isso a importância de trabalhar em sala de aula com as crianças, apresentando-as sobre as manifestações culturais existentes em nosso território nacional.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer e valorizar os costumes e as diversas tradições culturais que constituem sua comunidade respeitando seus valores e costumes.

  • Desenvolver atividades que explorem espaços externos e internos, brincadeiras, rodas de leitura, contração de histórias e atividades culturais.

Estratégia / Desenvolvimento

Momentos Materiais
Etapa 1 – sensibilização das crianças Roda de conversa sobre o folclore  

 

 

Caixa de som, microfone, vestimentas típicas, papel crepom, atividades impressas

 

 

Etapa 2 –  solicitar que as crianças tragam ou pesquisem com suas familias musicas que considerem folcloricas;

 

Músicas e danças folclóricas.

Ouvir as músicas e dançar na área coberta da escola.

Apresentar vídeos e lendas, costumes regionais da nossa cidade com os personagens folclóricos
Etapa 3 – apresentar o mapeamento das musicas e danças regionais;

 

Apresentação das diversas manifestações culturais feita no mapeamento

 

Autores

Daniela da Conceição Albuquerque
Professora Educação infantil
Ver referências bibliográficas

Resultados Esperados

Reconhecer a cultura regional como parte do folclore

Interação e engajamento das crianças com as famílias

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *