, , ,

Explorando e fazendo arte

Público-alvo

Educação Infantil

Tipo de prática

Docente

Rede de Educação

Rede Municipal de São José do Sabugi

Competências gerais mobilizadas

Conhecimento, Empatia e cooperação, Repertório cultural

Fase de desenvolvimento

Ideia

Nome da escola(s)

E.M.E.F. Manoel Araújo dos Santos

Direitos de Aprendizagem

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se

Objeto do Conhecimento

Sensações: Cheiro, gosto e temperatura. Textura: Macio, áspero, duro e mole. Cores.

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós | Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Tempo de duração: 4 aulas/horas durante 3 dias.

Introdução

Essa prática será iniciada com uma roda de conversa buscando levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, em seguida, será colocada uma música infantil na forma de vídeo, de modo que as crianças possam ouvi-la e perceber as cores existentes nas imagens. No segundo dia, será trabalhado com os alunos a caixa sensorial na roda de conversa, em que as crianças irão explorar alguns materiais observando suas propriedades e para finalizar, será solicitado aos alunos uma produção artística, onde eles irão produzir alguma arte com o material disponibilizado na caixa sensorial.

Objetivos de aprendizagem

  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

  • (EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

Estratégia / Desenvolvimento

  • Ações:  Levantamento de conhecimento prévio através da roda de conversa
    Sobre: O que é artes? Essa atividade será organizada no cantinho de arte, a qual, a professora e as crianças irão sentar-se no tapete infantil e logo em seguida, será iniciada o diálogo com os mesmos buscando levantar os conhecimentos que eles já possuem a respeito do que é artes.

     

     

     

  • Ações: Apresentação do projeto para a turma através de exposição dialogada;
    Materiais: Imagens impressas ilustrando algumas artes desenvolvidas por outras pessoas;

     

  • Ações: Música infantil: Aquarela; Nessa atividade, irei aproveitar o momento em que estaremos sentados e reproduzirei a música: aquarela na tv, na qual, eles irão poder aproveitar o momento para observar as imagens, desenhos e as cores envolvidas nelas, assim como, ouvi a música e se quiserem, os alunos poderão dançar e acompanhar a música fazendo gestos;
    Materiais: Tv;

     

  • Ações: Nesse momento, será apresentada a caixa sensorial na roda de conversa, em que as crianças irão explorar os materiais que contém na caixa, bem como, haverá um diálogo com eles a partir da observação desses materiais;
    Materiais: Caixa sensorial explorando cheiros, gostos, sons, temperaturas, imagens e objetos;

     

  • Ações: Diante da observação dos objetos feita pelos alunos, neste momento, eles serão desafiados a fazer uma produção artística com o material ilustrado permitindo-os brincar com a imaginação;
    Materiais: Folha ofício, areia, folhas de árvores, palitos de picolé, tinta gauche, lápis de cor, caixinhas de brigadeiro, massa de modelar, tesoura, algodão, borracha, sementes de milho e pratos descartáveis;

     

Recursos necessários

Imagens, aparelho de som, caixa, folha ofício, areia, folhas de árvores, palitos de picolé, tinta gauche, lápis de cor, caixinhas de brigadeiro, massa de modelar, tesoura, algodão, borracha, sementes de milho e pratos descartáveis.

Autores

Maria Cleide de Oliveira Silva

Resultados Esperados

A criança seja capaz de observar e descrever as diferentes mudanças ocorridas de ações sobre eles, depois de realizarem a produção artística.

A criança possa se expressar livremente, seja por meio de desenhos, dobraduras, recorte e colagem, entre outros...

Avaliação

A avaliação se dará mediante a participação, envolvimento e criatividade dos alunos durante a prática realizada.

Deixe o seu comentário!

Your email address will not be published. Required fields are marked *